Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0058p.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/19/08 11:53:26
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PIONEIROS DO AR
Movimento intenso de aviões... em 1952

Na metade do século XX, era constante o tráfego aéreo em Santos, e reclamava-se a instalação de um aeroporto civil - que mesmo assim não surgiu nos 50 anos seguintes...

Leva para a página anterior

Mesmo depois do desaparecimento dos hidroaviões, substituídos pelos modelos para pouso em terra, e de o aeroporto da capital paulista (Congonhas) começar a concentrar o tráfego aéreo, Santos continuou sendo importante ponto de origem, destino ou trânsito para as linhas aéreas, e o movimento crescente de passageiros e cargas entusiasmava à abertura de novas linhas, como a de ligação Santos-Curitiba (com escalas), que era anunciada então (o transporte aéreo de passageiros só seria suspenso em março de 1963).

Assim, na edição de 18 de maio de 1952, o jornal santista A Tribuna informava, em sua coluna regular Aeronáutica, escrita por Maurício Abud (ortografia atualizada nesta transcrição):

Imagem: reprodução parcial da matéria original

[...]

Movimento aéreo em Santos durante o mês de abril - Continua em ritmo crescente o movimento de aviões no aeroporto da Base Aérea de Santos.

Apesar de nossa cidade não possuir um aeroporto à altura de seu desenvolvimento, ainda assim é grande o número de passageiros que chegam ou embarcam por via aérea, procedentes ou para diversas partes do país. O relatório mensal, correspondente ao mês de abril, pelo aeroporto da Base Aérea, acusa o seguinte movimento:

Aviões, 94; tripulantes, 376; passageiros entrados, 864; passageiros saídos, 825; em trânsito, 195, assim distribuídos:

Real - 55 aviões; 220 tripulantes; passageiros entrados, 649; passageiros saídos, 661.

Transportes Aéreos Catarinenses (TAC) - 29 aviões; 116 tripulantes; passageiros entrados, 215; passageiros saídos, 143; em trânsito, 195.

Aero Geral - 9 aviões; 36 tripulantes.

Cruzeiro do Sul - 1 avião; 4 tripulantes; passageiros entrados, nenhum; passageiros saídos, 21.

Não há dúvida nenhuma de que Santos teria um movimento maior se dispusesse de um aeroporto municipal. É de se esperar, pois, que esta velha aspiração do viajante aéreo santista seja tomada em conta pelos poderes aeronáuticos e se concretize.

[...]

Nova linha aérea Santos-Curitiba, com escalas -  Opera em Santos nova agência de passagens pertencente à Viação Aérea Sul Rio Grandense (Varig). Com seus escritórios à Rua Itororó, 132, a Varig tem como agente em nossa cidade o sr. João Morais Carvalho.

Empresa aérea de longa tradição, a Varig vem encontrando em nossa cidade franca aceitação aos seus serviços de transporte aéreo ao Sul do país. Começando a operar neste mês, a Varig mantém de nossa cidade até o Sul a seguinte rota: Santos, São Paulo, Cornélio Procópio, Londrina, Apucarana, Curitiba e Paranaguá.

Com saída às 8,30 da manhã, o DC-3 opera às terças, quartas, quintas e domingos. A Coluna "Aeronáutica" de A Tribuna congratula-se com esse fato, que vem aumentar o movimento aéreo de Santos.

Imagem: reprodução parcial da matéria original

Leva para a página seguinte da série