Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0057b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/25/04 16:45:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PADRE VOADOR
Padre ensina Europa a voar em balão (2)

Bartolomeu de Gusmão foi o primeiro no mundo a demonstrar o aeróstato
Leva para a página anterior
A história do padre voador foi tema na televisão japonesa, como registrou o Diário Oficial de Santos, na edição de 17 de outubro de 2002:
 


Placa indica o local na Rua do Comércio em que existiu a casa natal de Bartolomeu de Gusmão
Foto: Carlos Pimentel Mendes, 2002

MEMÓRIA
TV japonesa grava documentário sobre Bartolomeu de Gusmão

Uma equipe da TV japonesa Man Union, Inc., de Tóquio, estará em Santos, no próximo dia 24, para gravar imagens para o documentário O Homem que Planejou Voar. O documentário contará parte da história do santista Bartolomeu de Gusmão, conhecido como o Padre Voador, inventor do balão e um dos precursores da aviação.

O programa, com duas horas de duração, realizado pela TV Man Union, será exibido pela emissora TV Ashai, canal 10, de Tóquio, no dia 9 de dezembro, apenas para o Japão. A equipe visitará alguns pontos históricos da Cidade para contar a vida do padre. Entre eles, o local onde ele nasceu, na Rua do Comércio, que embora não abrigue mais a casa, mantém uma placa indicando a importância do local. A Praça Rui Barbosa também estará no documentário, porque ali está a estátua do Padre, inaugurada em 7 de setembro de 1922, quando se comemorava o centenário da Independência.

História - O padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão nasceu em Santos, em dezembro de 1685. No dia 3 de outubro de 1709, após três tentativas, perante D. João V, rei de Portugal, a rainha Dona Maria Ana e toda a corte portuguesa, mostrou seu invento, o qual chamou de Passarola, fazendo-o voar, deixando todos impressionados. Assim estava inventado o balão. Conhecido como Padre Voador, Bartolomeu é hoje reverenciado pela Aeronáutica.


A Praça Rui Barbosa, onde se encontra a estátua do padre, também está no documentário
Foto: Antonio Vargas, publicada no Diário Oficial de Santos em 24/10/2002

Lembrando que um trecho da avenida da praia santista, entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Museu de Pesca, leva o nome de Bartolomeu de Gusmão (daí ser também escolhido para as filmagens), o Diário Oficial de Santos registrou, em 25/10/2002:


DOCUMENTÁRIO - A TV japonesa Man Union Inc. gravou ontem, em diversos pontos da Cidade, cenas para documentar a vida de Bartolomeu de Gusmão
Foto: José Herrera, publicada com a matéria

MEMÓRIA
TV japonesa grava pontos ligados ao Padre Voador

Uma equipe da TV japonesa Man Union Inc. esteve ontem em vários pontos da Cidade, gravando cenas para o documentário O homem que planejou voar, que será exibido no dia 9 de dezembro, em horário nobre, na TV Ashai, canal 10, de Tóquio. O programa contará a história da aviação e mostrará fatos e lugares da Cidade relacionados à vida do padre santista Bartolomeu de Gusmão, o Padre Voador, inventor do balão.

A equipe fez imagens do monumento em homenagem ao padre, na Praça Rui Barbosa, esteve na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no lugar onde ele nasceu (Rua do Comércio, onde há uma placa indicando a importância do local) e na Pinacoteca Benedicto Calixto, equipamento instalado na avenida que tem o nome do grande inventor.

De acordo com a coordenadora da TV Man Union Inc., Alice Nagatami, o programa terá duas horas de duração. "Queremos mostrar no documentário a história da aviação, enfatizando a vida de uma personalidade que entrou para a história como o precursor da aviação", explica.

Placa indica o local na Rua do Comércio em que existiu a casa natal de Bartolomeu de Gusmão
O monumento a Bartolomeu de Gusmão, na Praça Rui Barbosa, foi um dos pontos filmados
Foto: José Herrera, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série