Eram os momentos finais da década de 1920, pouco antes da quebra da Bolsa de New York de 1929, e do
desmoronamento de parte do Monte Serrat (do qual já é visto o funicular, inaugurado em 1927). A Companhia Docas de Santos (CDS) queria o aval do governo federal para
continuar as obras de expansão do porto, e sofria forte oposição de outros interesses. Para mostrar o porto que já havia construído, encomendou um filme, em duas partes, mostrando
operações, equipamentos (como a cábrea Titan) e instalações do porto, especialmente as condições de integração com a ferrovia São Paulo Railway (SPR), que já representava um gargalo operacional no escoamento da safra
agrícola. Ao final, uma sequência de carregamento frigorífico no navio Andes, que permaneceu na linha Europa/América do Sul, com esse nome, até fins de 1929.
Embora as demais imagens sejam do final da década de 1920, há uma sequência - no monumento a Guilherme Benjamim Weinschenck - que mostra ter a montagem de todo o filme
sido feita por volta de 1948, vinte anos depois.
Este filme, com 29'12", faz parte do projeto Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro 2007/2008, realizado pela Cinemateca Brasileira com apoio da Sociedade Amigos da cinemateca e patrocínio
da Caixa Econômica Federal, e foi divulgado no site Youtube (em 20/3/2014) pelo internauta Bruno Bortoloto do Carmo:
Vídeo Institucional companhia Docas de Santos, postado por Bruno Bortoloto do Carmo na rede Youtube em 20/3/2014
As imagens a seguir são alguns dos quadros extraídos deste filme:
Imagens: capturas de tela do vídeo da CDS
Novo Milênio agradece ao produtor multimídia Eduardo Fernandes a indicação deste vídeo
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