Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/camara30.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/12/16 14:25:19
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CÂMARA
Legislatura 30

1/1/2013 a 31/12/2016 

Composição da Câmara Municipal de Santos na 30ª legislatura republicana:

Ademir Pestana  (PSDB)
Adilson dos Santos Júnior (PT)
Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB)
Benedito Furtado de Andrade (PSB) - 1º vice-presidente em 2013/14
Carlos Teixeira Filho - Cacá (PSDB)
Douglas Gonçalves da Luz (DEM)
Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo (PT)
Hugo Duppre (PSDB) - 1º secretário 2015/16
Igor Martins de Melo (PSB) - 2º vice-presidente 2015/16
Jorge Vieira da Silva Filho - Carabina (PR)
José Lascane (PSDB)
José Teixeira Filho - Zequinha (PRP)
Professor Kenny Mendes (DEM) - 1º secretário 2013/14, 1º vice-pres. 2015/16
Manoel Constantino dos Santos (PMDB) - presidente 2015/16
Marcelo Del Bosco Amaral (PPS) - 2º secretário 2015/16
Marcus Vinicius Gomes de Rosis (PMDB) - presidente 2015, faleceu no cargo
Murilo Amado Barletta (PR) - 2º vice-presidente em 2013/14
Roberto Oliveira Teixeira (PMDB) - 2º secretário em 2013/14
Sadao Nakai (PSDB) - presidente em 2013/14
Sandoval do Nascimento Soares (PSDB)
Sergio Caldas Santana (PTB)

 

No período 2013/2014, a mesa dos trabalhos tem como presidente Sadao Nakai (PSDB); 1º vice-presidente, Benedito Furtado de Andrade (PSB); 2º vice-presidente, Murilo Amado Barletta (PR); 1º secretário, Professor Kenny Mendes (DEM); e 2º secretário, Roberto Oliveira Teixeira (PMDB).

 

De 1/1/2015 até 8/8/2015, a mesa diretora foi presidida pelo vereador Marcus de Rosis (PMDB), seguindo-se a presidência interina do 1º vice-presidente Kenny Mendes (PSDB) de 8 a 13/8/2015 e a posse do presidente Manoel Constantino dos Santos (PMDB), para o restante do período até 31/12/2016. Como 2º vice-presidente atuou o professor Igor Martins de Melo (PSB); como 1º secretário, Hugo Duppre (PSD) e como 2º secretário Marcelo Del Bosco (PPS).

Os presidentes:

Sadao Nakai (2013/2014)

Marcus Vinicius Gomes de Rosis (2015)

Professor Kenny Mendes

Manoel Constantino dos Santos (2015/2016)

Os vereadores:

Ademir Pestana - PSDB

Profissão: empresário

Ademir Pestana ingressou na vida pública em 2000 pelo PPS, tendo sido reeleito em 2004 pelo PT. Em 2012, retornou ao legislativo com 3.469 votos pelo PSDB. Experiente, preza pela coerência tanto no debate político como nas suas ações. Na Câmara, ele preside as comissões de Fiscalização e as que tratam de Prevenção às Drogas e Internação Compulsória e que a discute as políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica.

Nascido em 8 de abril de 1952, é óptico por formação, seguindo uma tradição familiar de mais de 60 anos. Bacharel em Ciências Contábeis é presidente do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos. Foi diretor do Santos Futebol Clube e fundador da primeira TV pública municipal do país, a TV Comunitária.

No Legislativo, Ademir Pestana atua nas mais diversas frentes, como saúde, educação, transporte, meio ambiente, cultura e cidadania. É dele o Projeto de Lei sobre prevenção às Hepatites Virais e o vírus HPV, criando a Semana de Exames Gratuitos pela rede de pública de saúde.

Outra lei de sua autoria é a que instituiu o Casamento Comunitário oficializando centenas de relacionamentos na cidade. É dele ainda, a lei municipal que reduz o tempo na fila das agências e a que obriga os estabelecimentos bancários do município a implantar guarda-volumes junto às portas com detectores de metal.

Adilson dos Santos Júnior - Adilson Júnior - PTB

Profissão: radialista

Radialista, morador da Zona Noroeste de Santos, Adilson Junior (PTB) é o mais jovem vereador da atual legislatura santista. O parlamentar é ainda, líder da bancada do partido na Câmara.

Nascido em São Vicente/SP em 7 de janeiro de 1981, é casado com Mariana Araújo e pai de Enzo. Adilson Júnior trilha seu segundo mandato com o mesmo dinamismo e versatilidade que marcaram o começo de sua carreira política.

Presidente da comissão de Defesa dos Direitos do Idoso, o vereador tem buscado dar mais voz a essa parcela da população santista.

Adilson também participa de outras duas comissões: "Do Verde, do Meio Ambiente e da Proteção à Vida Animal" e "Finanças e Orçamento", em ambas como vice-presidente.

O contato direto com o eleitor tem sido outra marca de seu mandato. Tanto nas ruas, como nas audiências, sessões e no gabinete está sempre de portas abertas, à população. Prova disso é o contato que possui com os movimentos de moradia de Santos, com os quais sempre promove reuniões para estar inteirado quanto as principais demandas do grupo.

Preocupado com o meio ambiente e, principalmente, com a gestão de resíduos na cidade, apresenta constantemente projetos que possam ajudar no desenvolvimento desta área.

Antonio Carlos Banha Joaquim - Banha - PMDB

Nascido em Santos em 26 de maio de 1965, começou a vida profissional aos 14 anos como patrulheiro no Círculo de amigos do Menor Patrulheiro de Santos (Camps) e a atividade política em 1984, no PMDB, como cabo eleitoral do então candidato a prefeito de Santos, Oswaldo Justo.

Sempre atuou em empresas ligadas às atividades portuárias da Cidade e com trabalho e esforço se formou em Direito e Administração de Empresas.

Como candidato a vereador, participou de uma eleição pela primeira vez em 1992, obtendo 1.051 votos, e ficou como suplente. Em 1996, foi eleito vereador pela população de Santos com 2.547 votos; e depois reeleito em 1999 com o aval de 4.054 eleitores; em 2008 com 5.002 votos e em 2012, obtendo 5.778 votos, o segundo mais votado da cidade.

Cumprindo o quinto mandato como vereador, tem orgulho da confiança outorgada pelos eleitores, que são testemunhas das lutas empreendidas por melhorias nas áreas da Saúde, Segurança Pública, Educação e Habitação. A população também acompanha e participa das ações empreendidas pelo aumento de creches e proteção às crianças, gestantes e idosos.

O fim das enchentes e melhorias do transporte público, com tarifas mais baixas, isenção para idosos a partir de 60 anos, e a integração das linhas de ônibus com uma passagem única, são outras iniciativas de seu trabalho como parlamentar para se tornarem realidade.

Implantou o Programa Salva Surf em Santos e defende a bandeira da Defesa do Consumidor, criando diversas leis. Mais no site: www.banha.com.br

Foi presidente das Comissões de Segurança e integrou as Comissões de Fiscalização, Justiça e Redação, Defesa dos Direitos do Consumidor e de Ciência e Tecnologia. Participo de Comissões Especiais para investigar o funcionamento dos pátios públicos da CET, os cemitérios e é presidente da Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos e Transportes.
Benedito Furtado de Andrade - Benedito Furtado - PSB

Portuário, jornalista e empresário, Benedito Furtado de Andrade foi eleito vereador, pela primeira vez, em 1989, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), com aproximadamente 2.800 votos. É um dos mais antigos membros do PSB depois de ter sido vice-presidente da juventude do extinto MDB na época do bipartidarismo, quando o MDB reunia os cidadãos que combatiam a ditadura militar. Foi reeleito em 1992, exercendo a vereança até 1996. Após sete anos longe do Legislativo, retornou à Câmara Municipal de Santos em 2003, na vaga deixada pelo ex-vereador Fausto Figueira. Nas eleições de 2004, obteve 3.580 votos. Em 2008, foi o quarto edil mais votado, com 5.033 sufrágios. Atualmente, em seu quinto mandato, elegeu-se como o quarto vereador mais votado de Santos, com 4.959 votos.

Socialista convicto, Benedito Furtado tem sua trajetória na vida pública marcada pela coerência política, destacando-se por atuar na defesa da ética, no combate à corrupção, dando grande espaço em seu trabalho legislativo à criação de leis e pronunciamentos na defesa da causa animal, priorizando questões relativas ao Porto, Saúde e Educação, mantendo uma luta contínua pela representação efetiva das comunidades mais carentes no processo de desenvolvimento do Município, como a Área Continental, Vila Alemoa, Piratininga, São Manoel.

Cearense nascido em Sobral (em 18 de fevereiro de 1950), Benedito Furtado chegou a Santos aos 12 anos, em 1962. Aqui, o estudo e o trabalho passaram a ser sua meta. Na década de 70, nos movimentos estudantis, integrou o Comitê Brasileiro pela Anistia e foi fundador do Movimento de Cultura Popular (MCP). Chegou à Universidade formando-se em Jornalismo pela UniSantos, em 1979. Trabalhou como servente e ascensorista na Santa Casa de Santos, costurador de sacos de café, estivador e auxiliar de escritório. Em 1973, foi admitido na Companhia Docas de Santos, no Departamento de Operações, mas em pouco tempo foi indicado para prestar concurso para encarregado de navio.

Sua formação como sindicalista e político foi construída ao lado de trabalhadores portuários. Na medida em que acreditou que poderia mudar para melhor a realidade dos trabalhadores do Porto, concorreu em 1978 à eleição para o Sindicato da Administração Portuária (Sindaport) sendo eleito 2º secretário.

Presidente do Sindicato da Administração Portuária (Sindaport) durante quatro gestões consecutivas (1981-1984 / 1984-1987 / 1987-1990 / 1990-1993), a atuação de Furtado na luta sindical é notória. Foi fundador e primeiro presidente da Unidade Sindical da Baixada Santista, vice-presidente para assuntos portuários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Marítimos, Fluviais e Aéreos, além de diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e do DIEESE. Reconhecido como forte liderança, em plena ditadura, comandou greves que paralisaram totalmente o porto e entraram para a história de lutas dos trabalhadores. Exemplo dessa combatividade foi a greve de 1980, a primeira após o golpe de 1964.

Em 1989, incentivado pelos companheiros do Porto, candidatou-se a vereador,

Causas sociais - Benedito Furtado é presidente do Diretório Municipal do PSB-Santos, estando no quarto mandato. Na Câmara Municipal, preside duas Comissões Especiais de Vereadores: CEV com a finalidade de acompanhar e fiscalizar eventuais projetos de construção do túnel submerso entre as áreas insular e continental, assim como acompanhar a atuação dos órgãos públicos na Área Continental; e CEV com a finalidade de acompanhar reivindicações da população dos bairros São Manoel, Piratininga e Vila dos Criadores, além de tratar do processo de urbanização da Vila Santa Casa.

Na última década, Furtado vem concentrando grande parte de sua vida ativa à causa animal e aos escritos literários, embora se considere um homem inculto. É autor de inúmeras leis que colocaram Santos na vanguarda de proteção dos animais, proporcionando melhor qualidade de vida, entre elas a que proíbe a exibição de animais em circos, rodeios entre outros (Lei Complementar nº 510, de 23 de dezembro de 2004), a que impede o Município de Santos entregar animais para experiências em laboratório e aulas práticas de universidade (vivissecção) – Lei nº Complementar nº 498, de 28 de maio de 2004, a que criou o registro e outros direitos aos animais da cidade (Lei Complementar nº 533, de 10 de maio de 2005 e nº 738, de 18 de novembro de 2011), a que proíbe concessão e renovação de alvará de licença e funcionamento aos canis que exploram cães em serviços de guarda, segurança e vigilância(Lei Complementar nº 661, de 16 de outubro de 2009) e a que dispõe sobre o transporte de animais domésticos no serviço municipal de transporte coletivo de passageiros (Lei Complementar nº 786, de 17 de dezembro de 2012).

Além destas legislações, Furtado ajudou a criar a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Codevida), batalhando pela construção de uma sede própria para a instituição, inaugurada no segundo semestre de 2014. O parlamentar também atuou para que fosse criado o Conselho Municipal para Proteção à Vida Animal no governo Papa (Lei nº 2.413, de 13 de Julho de 2006 e o Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Fubem), Lei nº 2.757, de 09 de maio de 2011).
Carlos Teixeira Filho - Cacá - PSDB

Advogado formado pela Faculdade Católica de Santos, atual UniSantos (Universidade Católica de Santos), Cacá Teixeira exerce, pela primeira vez, o cargo de vereador em Santos. Ex vice-prefeito na última Administração Municipal, foi Secretário da Assistência Social de 2005 a 2012.

A experiência acumulada no Executivo servirá como base para a criação de diversos projetos, especialmente nas áreas social e de educação. Uma das principais características de Cacá é a proatividade, portanto, o munícipe santista tem um vereador atuante, que está sempre em contato direto com a população. Seu lema é não lamentar ou apontar problemas e, sim, buscar soluções.

Já em seu primeiro mandato foi nomeado, para os próximos dois anos, presidente da Comissão Permanente de Justiça, Redação e Legislação Participativa, a mais importante da Casa. E também integra outras duas comissões: da Defesa da Mulher e da Defesa da Criança e do Adolescente.

Eleito pelo PSDB, partido no qual é filiado há mais de 20 anos, iniciou sua carreira política já no Ensino Médio e, na universidade, foi uma forte liderança nos movimentos estudantis. Nascido e criado no bairro do Macuco, em Santos, Cacá tem forte ligação com o Grêmio Recreativo da Escola de Samba X-9, onde atuou como presidente nos anos 90, 92, 94 e 98.

Único advogado atuante no Legislativo Santista, foi presidente da Associação dos Advogados de Santos nos biênios 1997/1998 e 1999/2000 e exerceu, na mesma entidade, a presidência do Conselho Deliberativo em 2001/2002.

Fundou o Rotary Club de Santos – Porto, que presidiu nos anos 1998/1999. Também comandou a Associação Casa da Criança de Santos por dois mandatos: entre 2000 e 2006. Saiu do cargo em 2005 para iniciar seu trabalho na Prefeitura Municipal de Santos. Faz parte do Conselho Deliberativo da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Cacá nasceu em Santos em 7 de setembro de 1955, é casado e tem duas filhas.
Douglas Gonçalves da Luz - Douglas Gonçalves - DEM

Profissão: jornalista e redator.

Filho de um portuário e de uma professora, Douglas Gonçalves nasceu em Santos em 21 de novembro de 1963. Incentivado por seus pais, batalhou desde muito cedo para alcançar seus objetivos. Sua aptidão para a Comunicação sempre foi evidente e na hora de escolher uma carreira profissional, optou por aquilo que mais sabia e adorava fazer. Formou-se em Publicidade, Rádio e Jornalismo e sempre se dedicou às artes. Em 1986 iniciou sua trajetória na Rádio Guarujá FM e desde então nunca mais deixou de trabalhar com Comunicação.

Trabalhou nas principais emissoras de rádio da região, fez trabalhos de dublagem para os canais Discovery Channel, Animal Planet e People & Arts e foi Chefe de Cerimonial da Prefeitura Municipal de São Vicente. Iniciou na TV em outubro de 1993 com o Telejornal Opinião, na extinta TV Mar, que permaneceu no ar até 2008, ano em que estreou na Record Litoral com o Programa Balanço Geral, veiculado em mais de 45 cidades do Estado de São Paulo.

Casado há mais de 20 anos, pai de dois filhos e torcedor fervoroso do Santos Futebol Clube, Douglas Gonçalves é um apaixonado por esportes e pelos animais. Eleito em 2012 com 2.689 votos pelo Democratas, quer ser a voz efetiva da população na Câmara Municipal de Santos e trabalhará prioritariamente em defesa dos direitos do Idoso, da Cidadania, do Meio Ambiente e da Educação.
Evaldo Stanislau Affonso de Araújo - Dr. Evaldo Stanislau - REDE

Profissão: médico

Escolheu a batalha em vez da calmaria. Optou pelo avanço em vez da estagnação. Preferiu o desafio ao conformismo. Fortaleceu a sua ideologia quando muitos negam a existência de diferenças e divergências. Fez da Saúde Pública a sua razão de ser, viver e resistir. E chegou ao Legislativo santista com o respaldo de 2.361 pessoas.

É que a vida é feita de boa dose de confiança e um pouquinho de propostas palpáveis. Propostas reais constroem uma filosofia de vida. Este é o Dr. Evaldo Stanislau, vereador eleito em 2012 pelo PT, mudando em 2015 para a REDE Sustentabilidade.

Referência em infectologia, consciência aguda em política, formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Tornou-se Mestre e Doutor (PhD) pela Faculdade de Medicina de São Paulo, a FMUSP. Especializou-se em compreender a dor do povo.

Entendeu a violência das hepatites virais, especialmente a Hepatite C. E foi à luta, essa luta que continua todo santo dia. É assistente Doutor do Hospital das Clínicas da USP e assistiu o desespero dos desvalidos em busca de um pouco que seja de saúde, aquela que se perde nos corredores da inércia e da burocracia. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da FMUSP.

Seja aonde for, orienta sua atuação com o olhar de quem sabe que as coisas podem, sim, mudar. E para muito melhor. Decididamente, parasitas de todos os tipos não têm vez com ele.

Pesquisador reconhecido da Hepatite C no Brasil, busca ser reconhecido como militante político de profundidade. Escreveu junto com o Professor Doutor Antônio Alci Baroni o livro “Hepatite C”, 528 páginas em 36 capítulos. Sonha em escrever um novo capítulo que demonstre por A mais C que uma outra Saúde Pública é possível.

Disseminou conhecimento em publicações e colaborações internacionais. Idealizou, fundou, juntamente com pacientes, e é Diretor Técnico do Grupo Esperança, ONG de apoio aos portadores de Hepatite C, entidade modelo, respeitada mundialmente, até. Mantém seu consultório e chefia o Serviço de Infectologia e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Ana Costa.

Criou o pioneiro Ambulatório da Liga das Moléstias Infecciosas da Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Está criando uma ligação indissolúvel entre o Poder Político e o poder da sabedoria popular.

Foi consultor da Secretaria de Atenção à Saúde no Ministério da Saúde e auxiliou na consolidação da “Lei das Hepatites”, um avanço nas ações de combate à doença que a tantos aflige e faz sofrer. Consultou a consciência e revolveu que já era hora agora de agir politicamente.

Nasceu em Santos em 7 de abril de 1968. É casado com Gláucia Oliveira Lima Stanislau Affonso de Araújo. É pai dos gêmeos Evaldo e Vinícius, hoje (janeiro de 2013) com 14 anos. Muito para viver e realizar ainda estão nos planos de todos eles. E nos sonhos de todos que acreditam mesmo em política de alto nível.

Em setembro de 2015, o parlamentar se desfiliou do PT e foi para o partido REDE Sustentabilidade.
Hugo José Duppre - Hugo Duppre - PSD

"Formar e educar cidadãos em qualquer sociedade". A frase é um dos principais argumentos do vereador Hugo Duppre para fomentar a atividade esportiva no município. Ele enxerga no esporte um benefício incalculável à população, como a inclusão social, qualidade de vida e inúmeros benefícios à saúde.

"Toda a minha formação educacional veio por meio do esporte. Conheci diversos países, conquistei títulos nacionais e internacionais, bati vários recordes, mas, acima de tudo, adquiri disciplina, bem estar, qualidade de vida", revela Hugo, ex-nadador e um dos principais atletas que a cidade revelou.

PRINCIPAIS PROJETOS - Hugo é autor do projeto que cria as academias ao ar livre, proposta que a Prefeitura já começa a implantar na Cidade. Ele discute também o uso das academias particulares de Santos por hipertensos e diabéticos em tratamento na rede municipal de saúde.

Também é de iniciativa do parlamentar a preservação das árvores, tendo em vista a pouca arborização na Cidade. Hugo também inovou na Câmara ao apresentar proposta de abaixo-assinado eletrônico de projetos populares via web, que hoje tradicionalmente é realizada por meio de papel. "Assim, os seguidores das redes sociais poderiam apresentar projetos na Câmara".

Hugo Duppre nasceu em Santos em 14 de abril de 1975. Solteiro, possui curso Superior completo. Em 2012, sua candidatura à vereança foi pelo PSDB, em coligação com o PTC.

Igor Martins de Melo - PSB

Igor Martins de Melo é natural de Santos e nasceu do dia 8 de novembro de 1963. É filho de Celso de Melo, ex-combatente da Marinha de Guerra e estivador do Porto de Santos, e de Maria Rosa Martins de Melo, dona de casa e dedicada mãe. Tem dois filhos e é casado com Luciana Prestes Pereira de Lima, psicóloga e professora universitária da Unibr. Foi criado no bairro do Campo Grande e atualmente mora no Gonzaga. Cursou o ensino médio na Escola Estadual Primo Ferreira, na Vila Belmiro. É bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp, bacharel em Economia pela UniSantos (curso iniciado na Unicamp). Também fez especialização na PUC/SP em Historia, Sociedade e Cultura.

Informação e Educação lado a lado - A preocupação em promover a informação e a educação aos jovens faz parte da vida do professor Igor Martins de Melo. Lecionando História e Sociologia há mais de 24 anos, começou a dar aulas em uma escola estadual na cidade de Campinas e atualmente leciona para alunos do Ensino Médio e Pré-Vestibular do Colégio Objetivo da Baixada Santista. Só que a sala de aula tornou-se pequena para esse professor. Sua vontade de ir além, de beneficiar um número maior de pessoas e de não conformar-se com as situações impostas fez com que almejasse voos maiores. "Apesar das injustiças e mazelas do nosso país, ainda acredito na capacidade dos homens em transformar a sociedade e a vida", comenta o prof. Igor Martins.

Transformando caminhos - E foi na vida política, trabalhando para a população, que ele percebeu que essas transformações poderiam acontecer. E nesses quase três anos que está como vereador do município de Santos, todos os trabalhos apresentados no plenário da Câmara, sejam eles requerimentos, indicações de serviços, projetos de leis, audiências públicas, emendas parlamentares são feitos através das sugestões e reclamações enviadas pelos moradores da nossa cidade. E é assim que o professor Igor Martins de Melo legisla para os cidadãos de Santos.
Jorge Vieira da Silva Filho - Carabina - PSDB

Nascido em Nova Iguaçu (RJ), em 3 de agosto de 1949, Carabina é filho de Jorge Vieira da Siva e Odette Cabral de Silva. Veio para Santos em abril de 1958. Estudou no Colégio Lourdes Ortiz, e nas horas de lazer jogava futebol nos antigos campos da várzea santista, alguns onde hoje se localiza o Shopping Praiamar, e também no Brasil Futebol Clube.

Carabina sempre teve essa grande paixão pelo futebol, origem de seu apelido pela semelhança que tinha com o ex-jogador do Palmeiras, Waldemar Carabina. Em 1982, com a benção dos pais de Pelé, seo Dondinho e dona Celeste, fundou sua escolinha de futebol, o XI Celeste, em homenagem a mãe do Rei. O projeto, que sem dúvida nenhuma é o grande xodó, funciona no campo do Brasil F.C., sem fins lucrativos, hoje conta com 1.711 cadastrados e tem como principal objetivo, manter as crianças longe das ruas e das drogas, proporcionando assim atividade física, disciplina, desenvolvimento do convívio social e da autoestima.

Vale destacar que ao longo do tempo, muitos garotos com passagem pelo XI Celeste alcançaram o sonho do futebol profissional como Marcelo Fernandes, ex-jogador e ex-treinador do Santos F.C., Marinho, ex-jogador da Portuguesa Santista, Corinthians, Ponte Preta e Grêmio e atuando em gramados europeus o zagueiro Felipe Saad, com passagens por Vitória BA, Paysandu, Botafogo RJ, Guinamp e Evián da França e que atualmente defende a camisa do Caen, também na França.

Dentre os vários trabalhos a que se dedica, é conhecido por levar conforto e assistência aos enfermos, fazendo visitas constantes aos diversos hospitais de Santos, e também por auxiliar as famílias humildes no momento mais difícil que é o da perda de um ente querido, demonstrando mais uma vez toda a sua humanidade, solidariedade e respeito com o próximo.

Com toda sua vocação e vontade de ajudar o próximo, Carabina se candidatou pela primeira vez no ano de 2000, quando teve a expressiva votação de 1.532 votos, mas não obteve número suficiente para ingressar no Legislativo santista. Na sua segunda candidatura, foi eleito com 1.148 votos, alcançando o sonho de se tornar pela primeira vez vereador. Candidatou-se a reeleição após 4 anos e obteve mais do que o dobro de votos da eleição anterior, atingindo 3.102, porém não alcançou o objetivo, ficando como primeiro suplente.

No entanto, durante esses últimos quatro anos, Carabina não parou de trabalhar e cuidar do povo santista, e na eleição de 2012 retornou a Câmara Municipal de Santos, sendo o candidato mais votado do PR, e o sexto vereador mais votado entre os 21 eleitos, com 3.666 votos.

Carabina faz questão de salientar que sua atuação parlamentar é espelhada na história de alguns políticos de Santos, como Athiê Jorge Coury, Esmeraldo Tarquínio, e os ex-vereadores José Gonçalves, Fernando Oliva e Noé de Carvalho.

“As palavras humildade, sinceridade e respeito fazem parte do meu dia a dia. Quem me conhece sabe do que estou falando. Por todo o meu caminho só deixei amigos e por onde chego construo uma nova amizade”, resume Carabina.

José Lascane - PSDB

Profissão: professor universitário

Nasceu em Santos, em 21 de julho de 1946, filho de Afdoquia e Felipe Lascane (o Dr. das Canetas da Praça Rui Barbosa), é casado com a psicóloga Sonia Maria Lascane e pai de três filhos.

Professor Universitário há 45 anos, leciona Matemática Financeira, Cálculo Infinitesimal e Integral, Bioestatística e Administração Financeira Internacional. É autor de livros didáticos na área de Cálculo e Matemática Financeira (obra em 4 volumes).

Presidente da Comissão de Finanças da Câmara de Santos há 25 anos.

Honorary Chair of INTERTECH – 2002/2003 (Presidente de Honra do Congresso Científico Mundial nas Áreas de Educação e Tecnologia), que congrega os cientistas mais respeitados dos 5 continentes.

José Teixeira Filho - Zequinha - PSD

José Teixeira Filho, o Zequinha Teixeira, é empresário. Formado em administração de empresas e comércio exterior, atua desde 1967 no setor portuário, onde trabalhou em empresas como Agência Marítima Conway & Ashby ltda, Agência de Vapores Grieg e Grupo Rodrimar.

Envolvido com a área cultural e de esporte amador, é um dos fundadores do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Paulo e do Grêmio Recreativo Jaú. Presidente do Grêmio 119 e idealizador do Clube do Mastro.

Nascido em Santos em 15 de abril de 1954 e criado nos bairros do Macuco/Estuário, reside desde 1980 no Conjunto Habitacional Martins Fontes, conhecido como Jaú, na Aparecida.

Em primeiro mandato, foi eleito com 1.419 votos pelo PRP em sua primeira candidatura a cargo público. Preside a Comissão de Assuntos Portuários e Marítimos e, também, as comissões especiais que tratam assuntos relacionados às Bandas de Carnaval e a que trata sobre desapropriações por conta do túnel submerso.

Kenny Pires Mendes - Professor Kenny - PSDB

Profissão: Professor

Nascido em Cubatão/SP em 14 de julho de 1971, divorciado e com curso Superior completo, Kenny Pires Mendes (Professor Kenny) é formado em engenharia e professor há 20 anos dos cursos de idiomas da Unisanta e de termos técnicos para alunos de Engenharia, Biologia e Farmácia da Instituição.

Suas ideias inovadoras começaram ainda durante a campanha eleitoral de 2012 (pelo partido DEM) ao substituir os tradicionais cavaletes eleitorais em vias públicas por lixeiras, em uma campanha ética e ecologicamente justa.

Em seu primeiro mandato, permanece o tom inovador. O vereador usa e abusa das redes sociais para divulgar e prestar contas de seu trabalho. E, para sentir na pele os problemas dos santistas:

Já passou a noite nos três prontos-socorros.

Acompanhou por um dia o trabalho da força-tarefa da Guarda Municipal e da secretaria de Assistência Social no resgate de pessoas em situação de rua.
Foi "agente da CET" por um dia.

Kenny desenvolveu uma forma diferente de trabalho, depois de aprovar seus projetos e indicar sugestões ao governo, o vereador promove reuniões com as três esferas de poder para tirar suas ideias do papel e, inclusive, viabilizá-los financeiramente.

Por isso, em tão pouco tempo de carreira política, apresentou e viu realizados projetos que trouxeram grande impacto para a qualidade de vida dos santistas:

Autor da Lei Cidade Sem Lixo, que multa pessoas que sujam a Cidade.

Lutou pela implantação do BikeSantos, seu verdadeiro xodó, e viu ser atendidas suas sugestões para a melhoria do projeto:

Aumento do tempo de uso de 30 para 45 minutos.

Liberação da bicicleta com o cartão de transporte.

Instalação de estação próxima ao Hospital Santa Casa.

Ampliação do serviço até às 23 horas.

Policiais civis passaram a apoiar o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) para triarem as imagens registradas pelo SIM em busca de elementos que possam ser usados em investigações.

Criação do programa "Ouvidoria Digital", com o aplicativo Colab, que possibilita o cidadão comum fiscalizar, propor e avaliar diversos pontos da Cidade a partir de um Smartphone.

Já para o contato direto com o cidadão, Kenny desenvolveu o "NA RUA", em que visita com sua equipe os bairros de Santos, um a cada quarta-feira, para ouvir os moradores e constatar sem filtros os problemas da vizinhança.

Por último, Kenny conquistou, através de emendas federais, 700 mil reais para Santos. Quinhentos mil para a construção da pista de skate da Lagoa da Saudade e para reforma e construção de complexo esportivo da Praça Augusto Cerqueira.

Outros 200 mil foram usados para aquisição de equipamentos para Unidades de Atenção Básica de Saúde e para o projeto BiblioPraia, biblioteca móvel que leva livros para a areia da praia.

Manoel Constantino dos Santos - PSDB

MANOEL CONSTANTINO nasceu em Mata Grande (Alagoas) em 24 de dezembro de 1940.

Quando chegou a Santos em 1957 foi morar no São Bento. Lá conheceu sua esposa Maria e no morro teve sua primogênita Eva. Em 67 mudou para o bairro Rádio Clube, onde mora até hoje na mesma casa.

De lá pra cá a família aumentou e na Zona Noroeste nasceram seus outros dois filhos e seus netos: Carlos Eduardo e André Constantino.

Portuário aposentado trabalhou por mais de 25 anos como operador de guindastes na Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP).

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, diplomado em 2005 pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Foi o primeiro morador da Zona Noroeste eleito vereador, em 1982. É presidente da Sociedade Pró-Melhoramentos do bairro Jardim Rádio Clube desde 1980.

Em 2005 recebeu o Título de Cidadão Santista das mãos da saudosa vereadora Sandra Arantes, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da cidade e de sua população. Em 2008 recebeu o Título de Cidadão Emérito de sua cidade natal.

Foi presidente do legislativo no biênio 2011/2012 e responsável pela transferência de toda a estrutura do Legislativo que ocupava um prédio alugado na Rua XV de Novembro para o novo prédio próprio, carinhosamente, conhecido como “Castelinho”.

Suas marcas registradas são a persistência, a determinação e o cumprimento da palavra empenhada não medindo esforços para fazer o que está ao seu alcance, visando melhorar a vida dos santistas e de ajudar a desenvolver Santos, cidade que escolheu para constituir sua família.

Marcelo Costa Del Bosco Amaral - Marcelo Del Bosco - PPS

Santista, casado, pai, o administrador de empresas Marcelo Costa Del Bosco Amaral, nasceu em 25 de março de 1972, está em seu terceiro mandato como vereador, eleito em 2012 pelo PPS.

Marcelo Del Bosco Amaral foca sua atuação parlamentar na melhoria da qualidade de vida dos munícipes por meio de geração de emprego e renda, crescimento econômico e desenvolvimento social. Luta, de forma incessante, pela regularização de áreas em Santos, buscando reduzir o déficit habitacional, por investimentos na Segurança e ações de Cidadania.

Político com ficha limpa, Marcelo aprendeu a importância da atuação política com o pai, Joaquim Carlos Del Bosco Amaral, que foi vereador, deputado estadual, federal e constituinte.

O parlamentar já fez parte da Mesa Diretora da Câmara, ocupando os cargos de 1º secretário e vice-presidente. Marcelo Del Bosco Amaral presidiu a Comissão de Justiça e Redação da Câmara. Foi membro de diversos conselhos municipais e integrou a coordenação do Pacto Metropolitano pela Infância.

Marcelo Del Bosco Amaral aposta no desenvolvimento econômico da Baixada Santista, lutando pela implantação de um aeroporto metropolitano.

Na Câmara, defendeu com muita propriedade para que mulheres também pudessem ser inseridas no Programa da Prefeitura, Guardião Cidadão, para que fossem destinados 30% das bolsas de qualificação profissional a elas. Iniciativa esta, já concretizada, por meio do Projeto de Lei 192/2007.

Preocupado com os jovens no tão concorrido mercado de trabalho, Marcelo Del Bosco acredita que o empreendedorismo poderá possibilitar um futuro brilhante. É dele o Projeto de Lei criando os Cursos Complementares de Empreendedorismo na rede municipal de ensino.

Propôs na Câmara projeto objetivando determinar que os estabelecimentos comerciais forneçam a seus clientes, palitos individuais e devidamente embalados, a exemplo dos canudos embalados, lei já de sua autoria, já sancionada e bem aceita pelos estabelecimentos comerciais da Cidade.

Atento a uma melhor conscientização sobre o meio ambiente, é de sua iniciativa, Projeto de Lei visando estimular para que as pessoas substituam as atuais sacolas plásticas pelas ecológicas e mais resistentes.

Marcus Vinicius Gomes de Rosis - Marcus de Rosis - PMDB

Nascido em Santos em 23 de julho de 1961, depois de ter ocupado postos importantes e mesmo a presidência da Câmara em várias oportunidades, reelegeu-se vereador em 2012 pela coligação PMDB/PSD/PT do B. Divorciado, com curso superior completo. Em 1º de janeiro de 2015 assumiu a presidência da Câmara Municipal, cargo que ocupou até falecer, em 8 de agosto de 2015, vítima de mal súbito durante cerimônia pública na Zona Noroeste de Santos.

Murilo Amado Barletta - PR

Profissão: engenheiro

Filho de Florival Barletta (ex-vereador da cidade, empresário do ramo do café e ex-presidente do Santos Futebol Clube) e Marília Amado Barletta (professora e diretora escolar da Prefeitura de Santos, presidente do Liceu Feminino Santista e do MAF), Murilo Amado Barletta nasceu em Santos, em 9 de agosto de 1959. É irmão de Lucilia Amado Barletta e Florival Amado Barletta.

Casado com a professora Cristina Abreu da Rocha Barletta há 26 anos, tem dois filhos: Giuliana Rocha Barletta (publicitária) e Raphael Rocha Barletta (estudante de Administração).

Aos 22 anos, Murilo formou-se em Engenharia Civil pela Unisanta. Foi neste período que começou a exercer sua natural liderança no diretório acadêmico, sendo um dos fundadores da AAA Nicolau Teixeira.

Esporte - Sempre ligado ao esporte, praticou futebol de salão, vôlei, tênis e futebol de campo. Inclusive no Santos F.C., sua grande paixão, atuando pelo time de Juniores na época dos “Meninos da Vila”, no fim da década de 70.

Na Vila, foi diretor de futebol amador no biênio 83/84, quando o time conquistou seu único título da Taça São Paulo de Juniores. Aliás, foi Murilo quem introduziu o futebol feminino no Santos. No clube, ele também exerceu a função de diretor de Esportes Olímpicos, quando foi formado o time de vôlei, que conquistou o título de campeão dos Jogos Abertos do Interior.

Por conta disso, Murilo foi convidado pelo atual presidente do Santos para assumir a Diretoria de Futebol Feminino. Com o time das Sereias da Vila conquistou vários títulos, entre eles o bicampeonato Paulista, o bicampeonato da Libertadores, e os Jogos Abertos do Interior.

Conselheiro efetivo do time da Vila, do centenário Clube XV, e conselheiro e ex-diretor do SAC (Clube do Ingleses) realizou o maior torneio de tênis feminino que Santos até então já conhecera, colocando o nome da cidade no circuito internacional, e colaborando para que nossas atletas conquistassem pontos no ranking profissional. Murilo também deu apoio e incentivou o desenvolvimento do badminton, do beach tênis e do tiro ao alvo com arco e flecha em Santos.

Profissional - Durante 22 anos trabalhou como corretor de café na Praça de Santos, no tradicional escritório da família Barletta. Na empresa, intermediava negócios entre os maiores produtores, cooperativas, exportadores, torrefadores e indústria de café solúvel no Brasil.

Murilo também trabalhou no Departamento Municipal de Trânsito, na Caixa Econômica Estadual e em várias construtoras e empreiteiras. Na CET Santos, exerceu o cargo de assessor da presidência, na área de transportes públicos, atuando de forma decisiva na melhoria e modernização do transporte de passageiros.

Na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos atuou como diretor e presidente do conselho. Agora é conselheiro vitalício da entidade. Ocupou também o cargo de conselheiro fiscal da Federação dos Engenheiros e Arquitetos do Estado de São Paulo. Murilo é pós-graduado em Política e Estratégia pela Adesg/USP.

Na Câmara - Em seu primeiro mandato, o vereador Murilo Barletta ocupa o cargo de 2º vice-presidente da Mesa Diretora e é membro das seguintes comissões: Obras, Habitação Social, Serviços Públicos e Transportes, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esporte, Turismo e Lazer.

Na Câmara, quer lutar pela inclusão dos mais necessitados, principalmente através do esporte e do lazer, pela capacitação de jovens para o mercado de trabalho e pela melhoria da segurança.

O vereador também quer que a saúde seja prioridade no município, além do cuidado e do tratamento dispensado a terceira idade.

Na área do meio ambiente, Murilo vai perseguir o conceito de desenvolvimento sustentável e rediscutir temas como a construção civil e o transporte.
Fiscalizar a aplicação dos recursos que são destinados a cada uma dessas áreas, sugerir a criação ou alteração de leis que possibilitem ao Executivo planejar e governar da melhor maneira a nossa cidade, e tratar os eleitores com o respeito que merecem, honrando seu voto com um trabalho sério, honesto e transparente, também são metas de Murilo Barletta.

Roberto Oliveira Teixeira - PSDB

Profissão: classificada como ministério pastoral

Nascido no Rio de Janeiro em 7 de março de 1957, eleito vereador pela primeira vez em 2000, Roberto Oliveira Teixeira, conhecido por todos como Pastor Roberto de Jesus, sendo o 4° vereador mais votado sempre teve como projeto de vida pessoal e política, lutar pelo bem estar e pela justiça aos mais necessitados. Eleito em 2008 com 3.983 votos, mantém na mente e no coração os mesmos ideais.

Pastor Evangélico, casado e pai de três filhos, tem se dedicado as comunidades mais carentes, levando sempre o auxílio, seja material ou espiritual àqueles que mais necessitam. Como vereador sempre pautou seu mandato pela valorização da ética e dos bons costumes, além de ter proposto diversas medidas seguindo sempre o senso de amor ao próximo e compromisso com o bem estar da população.

Roberto de Jesus está sempre em busca do conhecimento das atividades do parlamento e pelas ações em defesa da construção de um projeto social, participativo e humanizador, voltado especialmente para os valores éticos e fortalecimento da cidadania.

Com uma visão de que o governo é um agente transformador da melhoria da qualidade de vida das pessoas, o vereador pastor Roberto de Jesus, sempre atento ao progresso da nossa região, luta pelo incentivo à qualificação profissional, como forma de evitar a necessidade de importação de mão de obra, trabalhando pela criação de frentes de trabalho e emprego.

Sadao Nakai - PSDB

Eleito com 6.253 sufrágios, Sadao Nakai (PSDB) foi o vereador mais votado para representar a população de Santos, na legislatura 2013-2016, entre os 443 candidatos nas eleições 2012.

Em seu segundo mandato consecutivo, o parlamentar foi eleito, por unanimidade, presidente da Câmara de Santos para o biênio 2013-2014, sendo o primeiro nikkey a assumir este posto na cidade. Em 2009, iniciou sua trajetória na Câmara, sendo eleito com 4.777 votos, maior votação entre os filiados do PSDB e o sexto mais votado entre os 301 candidatos nas eleições 2008.

No primeiro mandato, Sadao foi líder da bancada do PSDB na Câmara. O parlamentar apresentou 832 requerimentos, 72 indicações, 17 projetos de lei complementar, 15 projetos de lei, 11 projetos de decreto legislativo e 1 emenda à lei orgânica do município. Presidiu a Comissão Permanente de Esportes, criou a Comissão Especial de Vereadores (CEV) com a finalidade de acompanhar a desapropriação dos moradores próximos à Unifesp e a CEV do Plano Diretor.

Conduziu junto com a Comissão Permanente de Políticas Urbanas, todas as 8 audiências públicas promovidas pela Câmara com o intuito de discutir e revisar as alterações feitas no Plano Diretor.

Também participou das duas Comissões Especiais de Inquérito (CEI) instaladas no Legislativo para apurar sérias denuncias contra a Guarda Municipal e a CET, que evidenciaram a necessidade de mais fiscalização dos atos do Executivo.

Entre as principais ações, apresentou o projeto Ficha Limpa para cargos em comissão do Executivo e Legislativo, proposta seguida pela Prefeitura desde janeiro de 2013.

Meio Ambiente - Desde que assumiu o mandato, em 2008, Sadao vem batalhando pela diminuição da poluição ambiental provocada pela movimentação de grãos no Porto de Santos. Diversos estudos foram encaminhados ao Ministério Público, Codesp, Ibama e Cetesb evidenciando os impactos causados pelo embarque e desembarque dos grãos, visitas e reuniões com as autoridades, além de realização de audiências públicas sobre o tema.

Saúde - Outra luta travada pelo parlamentar, em razão dos problemas apresentados na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ponta da Praia, é a reforma do equipamento, que atende um dos bairros mais populosos de Santos. Sadao coletou mais de três mil assinaturas pedindo reconstrução da UBS e ainda busca recursos para que a obra seja agilizada.

Mobilidade - A mobilidade urbana também foi um dos grandes temas debatidos pelo vereador. Sadao apresentou trabalhos na Câmara cobrando da Prefeitura melhorias no serviço de transporte coletivo, entre elas a ampliação da frota de ônibus nos finais de semana, a criação de mais corredores de ônibus, e a instalação de painéis eletrônicos e coberturas em todos os pontos de embarque e desembarque de passageiros. Além disso, o parlamentar cobrou explicações sobre o treinamento dos motoristas e quantidade de afastamentos destes profissionais que enfrentam rotina estressante.

Também defendeu a criação de linha de ônibus específica para atender os frequentadores das casas noturnas do Centro para evitar acidentes e cobrou informações sobre a falta de troco nos coletivos.

Comércio - Sadao atuou com dedicação aos pleitos dos feirantes. Integrou a Comissão Especial de Vereadores que trata das feiras livres, participando de audiências públicas, estabelecendo um diálogo com o Sindicato dos Feirantes, sugerindo projeto de lei para padronizar as feiras livres, a inclusão das feiras no material informativo dos pontos turísticos de Santos e unidade móvel do Poupatempo nestes comércios.

Esporte - Na área esportiva, Sadao propôs a identificação dos torcedores nos estádios de futebol, a mesma lei aplicada em Curitiba, e indicou ao Executivo a instalação de academias ao ar livre em praças, parques e outros locais públicos, bem como para a prática do slackline.

Durante dois anos, Sadao presidiu a Comissão Permanente de Esportes, apresentando requerimentos que cobravam da Prefeitura informações sobre os gastos com atletas de outras cidades para os Jogos Abertos, realizando audiência pública sobre o tema, e indicando a formação dos jovens pelo esporte nas escolas e clubes.

Educação - Na área educacional e cultural, Sadao propôs um roteiro cultural aos descendentes de imigrantes japoneses que visitam a cidade, indicando o Armazém XIV, local de chegada do navio Kasato Maru, o monumento do imigrante e o casarão da Associação Japonesa, na Rua Paraná.

A mudança da estátua, hoje instalada na praia do José Menino e que simboliza a saga de um povo em busca de vida próspera no Brasil, foi inaugurada na praia do Boqueirão em 21 de junho de 1998. Com o esforço do parlamentar, em outubro de 2009, o monumento foi transferido para o Parque Roberto Mario Santini, e colocado próximo à obra da artista plástica Tomie Ohtake.

A retomada do intercâmbio educacional, cultural e tecnológico entre as cidades de Santos e Nagasaki foi outra vitória conquistada durante o mandato anterior, Sadao vem batalhando para a aproximar as duas cidades desde o início do mandato, em 2008, proposta mantida como promessa de campanha, e que culminou com a vinda do prefeito de Nagasaki, em agosto de 2012.

Presidência da Câmara - Presidente da Câmara pelo biênio 2013-2014, Sadao Nakai (PSDB) aposta na transparência e na comunicação para aproximar a população das decisões que ditam o rumo de Santos. Um de seus primeiros atos como presidente foi exigir ficha limpa dos funcionários que ocupam cargos de livre provimento.

Sadao acredita na evolução do município tendo uma Câmara independente e fiscalizadora em relação ao Executivo, mas convivendo com harmonia. “Nós estamos participando de um processo de governo em instituições independentes e que nós temos um objetivo em comum, que é o bem da cidade. Nós podemos ter independência, mas podemos ser harmônicos, dentro das nossas obrigações. E qual é nossa obrigação? Ajudar o governo, a cidade, a governar bem. Governar bem exige fazer todos os atos corretos. Inclusive fiscalizar corretamente”.

História - Nascido em Santos em 18 de maio de 1961 e criado na Ponta da Praia, onde reside até hoje, Sadao Nakai é o filho mais velho de Jun e Tuyako Nakai, neto de Shiguejiro e Shime Nakai, e Kazuma e Mari Sakaguti. Casado há 33 anos, tem dois filhos. A vontade de lutar pela cidade, Sadao herdou dos pais e avós. Sua família foi obrigada a sair de Santos, em 1943, em função da guerra declarada pelo Brasil contra a Alemanha, a Itália e o Japão (Países do Eixo), considerados inimigos da pátria. Ficaram três anos longe, até que pudessem retornar a Santos.




Filho de pescador, aos nove anos começou a trabalhar no setor. Foi neste período também que passou a treinar judô e conseguiu ser campeão santista na categoria infantil. Com 17 anos, obteve a faixa preta na modalidade.

Na adolescência, Sadao trabalhou como feirante, atuou na pesca e foi escriturário bancário até chegar na faculdade de Propaganda e Marketing. Porém, no último ano do curso, com o nascimento do primeiro filho, teve que abandonar os estudos para poder sustentar a família.

No futebol amador, Sadao foi campeão juvenil pelo Brasil Futebol Clube, em 1977 e campeão santista de Futebol Varzeano, jogando pelo time Pescados Moura, em 1980. Iniciou a prática do jiu-jitsu em 1995, sendo campeão Paulista Master e Sênior. Assim como no judô, tornou-se faixa preta em jiu-jitsu, em 2001, tornando-se professor.

Em 1997, Sadao assumiu a gerência do Clube Estrela de Ouro, e, em 2001, a presidência, permanecendo à frente do Clube até março de 2013.

Durante anos, batalhou pela devolução (sob posse da União) do casarão pertencente à Associação Japonesa de Santos, instituição em que exerce a vice-presidência.

Sandoval do Nascimento Soares - Sandoval Soares -  PSDB

Profissão: Despachante Aduaneiro

Nascido em Guarujá/SP em 29 de setembro de 1953, Sandoval Soares é casado e formado em administração de empresas. Aos dez anos teve seu primeiro contato com o setor portuário, como auxiliar de escritório. No setor privado, antiga Cosipa, trabalhou por 16 anos. Desligou-se da empresa para abrir seu escritório de comércio exterior. Empresa familiar onde ainda trabalha.

O parlamentar participa das Pastorais da Igreja Católica há mais de 30 anos. Defende a dignidade humana e a vida. Sandoval e Fernanda foram o casal Coordenador do Encontro de Casais com Cristo (ECC), da Pastoral Familiar, do Movimento em Defesa da Vida. Sua vocação para o serviço público surgiu no convívio cristão, onde se sentia a necessidade de maior representação política local.

Em sua primeira candidatura 10.660 votos. O pleito foi em 2002, para deputado estadual. Para a Câmara Municipal de Santos foi candidato três vezes. Em 2008 tornou-se primeiro suplente pelo PSDB, quando foi convidado a assumir a Diretoria de Habitação da COHAB-ST e iniciou seu trabalho com moradia popular. E em 2012 foi eleito vereador do PSDB de Santos, com 2.375 votos.

Seu principal desafio é lutar para diminuir a desigualdade social em nosso município. Na sua trajetória política recebeu o apoio de segmentos da igreja católica, movimentos de moradia popular e grupos da terceira idade, além do apoio voluntário de muitos amigos. Legado do qual se orgulha.

Sandoval pauta suas ações no desenvolvimento social com prioridade no atendimento aos que mais precisam. O Comércio Exterior e o Porto de Santos também são foco natural da sua atuação. Na ocasião da MP 595, ele foi até Brasília como presidente da Comissão de Assuntos Portuários e Marítimos em defesa dos interesses da cidade.

Defesa das pessoas com deficiência e da garantia plena dos direitos dos cidadãos marcam o mandato do parlamentar. Contudo, ele acredita que projetos e ações em prol do esporte, cultura e educação são as maiores ferramentas de transformação da sociedade.

Leis Aprovadas:
- Projeto Cadeira de Rodas em Bancos
- Decreto Legislativo Câmara Jovem
- Projeto Aluno Sempre Alerta
- Projeto que regula venda de moradias populares
- Reativação do Conselho de Segurança Alimentar de Santos

Calendário oficial do município:
- Semana da Cultura Caiçara
- Passeio Aquático Resto do Final de Ano

 Sergio Caldas Santana - PR

Filho de Jerson Santana e Mary Lourdes Santana, Sérgio Santana nasceu em Santos, na Ponta da Praia, em 7 de julho de 1964. Aos 15 anos começou a trabalhar no antigo Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Santos (Camps) como patrulheiro e, aos 18, serviu o exército.

Em 1986 ingressou na Polícia Militar, sendo agraciado com a medalha do centenário do 6º BPM-I, entre outras conquistas por mérito, em 2001. Dois anos depois, Sérgio Santana passou a integrar a diretoria da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Nascido em Santos em 7 de julho de 1964, policial militar com Ensino Médio completo, casado, candidatou-se em 2012 à vereança pela coligação PTB/DEM.

Suplentes que assumiram as funções:

Braz Antunes Mattos Neto - Braz - PSD

Em 15 de março de 2016 assumiu a vaga do vereador Marcelo Del Bosco, licenciado por 15 dias.

Nascido em Santos em 29 de dezembro de 1956, odontólgo, com curso Superior completo, casado, candidatou-se à vereança em 2012 pelo PPS na coligação com o PHS. Nas eleições de 2/10/2016, voltou a se candidatar, agora pelo PSD na coligação com o PTB, ficando novamente como suplente.

Fernanda Vannucci Brugger Capodicasa - PPS

Em 4 de fevereiro de 2013, assumiu a vaga de Marcelo Del Bosco até 4 de abril de 2014.

Nasceu em 10 de março de 1974 em Campos do Jordão/SP. Casada. Empresária, possui curso Superior incompleto. Candidatou-se a vereadora nas eleições de 2016 pela coligação PSDB/PMDB/PPL, ficando novamente como suplente.

Geonisio Pereira Aguiar - PSDB

Primeiro suplente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com 3.134 votos nas eleições de 2012, Geonisio Pereira Aguiar (atual PSDB), mais conhecido como Boquinha, assumiu o cargo de vereador em setembro de 2015 no lugar do ex-vereador Marcus De Rosis, falecido em agosto de 2015.

Nascido em Santos, no dia 24 de julho de 1962, é casado e pai de 4 filhos. É formado em Educação Física pela (Fefis) e comerciante.

Boquinha iniciou sua trajetória política ainda muito jovem, presidiu o Diretório Acadêmico do colégio Andradas, e foi diretor do Centro Comunitário Castelo Branco (BNH).Mais tarde, chefiou o departamento esportivo da Secretária Municipal de Esporte de 1998 a 2000.

Foi eleito vereador pela primeira vez em 2000, apresentando vários projetos, dentre eles o RG animal, que disciplina a criação, propriedade e guarda de cães e gatos.De 2004 a 2008, teve participação fundamental como Administrador Regional da Zona Noroeste, cargo que ocupou com muita determinação, e que resultou em grandes melhorias para região. Eleito pela segunda vez vereador em 2008, teve votação expressiva de 3.729 votos pelo (PMDB).

Durante o atual mandato (2013/2016), Boquinha já havia assumido o cargo por três vezes, sendo duas delas substituindo Marcus De Rosis e uma vez Roberto Teixeira, que tiveram que se afastar do cargo temporariamente.

Antes de ser empossado, ocupava o cargo de chefe do Departamento de Equipamentos Turísticos e Revitalização, na Secretaria Municipal de Turismo de Santos

Reinaldo Lopes Martins - Reinaldo Martins - PT

Em 13 de fevereiro substituiu o vereador Evaldo Stanislau. Em 24 de março de 2014, substituiu o vereador Evaldo Stanislau, licenciado até 27 de março de 2014. Em 7 de abril de 2014, substituiu o vereador Evaldo Stanislau licenciado até 10 de abril de 2014. Em 19 de fevereiro de 2015, substituiu o vereador Evaldo Stanislau.

Nascido em São Paulo/SP em 13 de junho de 1953, casado e possuidor do curso Superior completo, candidatou-se à vereança pelo PT na coligação "Mais Para Santos" (PT/PSDC).

Jaerson Nicolau dos Santos - PSB

Em 27 de maio de 2013 assumiu a vaga do vereador Benedito Furtado, licenciado por 15 dias; - em 2 de setembro de 2013 assumiu a vaga do vereador Igor Martins de Melo, licenciado por 8 dias. Em 22 de abril de 2014 assumiu a vaga do vereador Benedito Furtado, licenciado até o dia 28 de abril. Em 15 de maio de 2014 assumiu a vaga do vereador Igor Martins de Melo, de licença médica por cinco dias.

Jaerson nasceu em Santos em 29 de julho de 1965. É casado e possui curso superior incompleto. Em 2016 candidatou-se à vereança pela coligação PP/PSC/PEN, ficando novamente como suplente.

Arlindo Gomes Barros - Arlindo Barros - PSDB

Em 12 de setembro de 2013 assumiu a vaga do vereador Hugo Duppre, licenciado por 2 dias. Entre 2 e 6 de dezembro de 2013 assumiu a vaga do vereador Ademir Pestana. Em 6 de março de 2014, assumiu a vaga do vereador Sadao Nakai, licenciado entre os dias 6 e 11 de março. Em 2 de outubro de 2014 assumiu a vaga do vereador Sadao Nakai licenciado entre os dias 2 e 28 de outubro de 2014. Em 12 de fevereiro de 2015, assumiu a vaga do vereador Hugo Duppre, de licença médica por uma sessão.

Nascido em Santos em 25 de dezembro de 1942, servidor público estadual, casado e com Ensino Médio completo, candidatou-se à vereança pelo PSDB na coligação com o PTC.

Roberto Freitas Umbuzeiro - Beto Bayard - PR

Em 7 de outubro de 2013 assumiu a vaga do vereador Jorge Vieira da Silva Filho (Carabina), licenciado por 30 dias. Em 16 de outubro assumiu a vaga do vereador Murilo Marletta licenciado entre os dias 16 e 31 de outubro de 2014.

Nascido em Santos em 15 de abril de 1977, é empresário, divorciado e possui o curso superior incompleto. Nas eleições de 2016, candidatou-se pela coligação PRB/PTC/SD, mas não se elegeu.

Orlando Galante Rollo - Orlando Rollo - PSDB

Em 6 de dezembro de 2013 substituiu o vereador Hugo Duppre, licenciado por um dia. Em 10 de março de 2014 substituiu o vereador Hugo Duppre, licenciado por um dia.

Nascido em Santos em 18 de fevereiro de 1978, servidor público estadual, solteiro, possui curso superior completo. Nas eleições 2012 candidatou-se pelo PSDB na coligação PSDB-PTC.

Francisco José Nogueira da Silva - Chico - PT - em 9 de dezembro de 2013 substituiu o vereador Adilson Junior, licenciado por um dia.

Nascido em Santos em 17 de julho de 1972, é casado e possui o curso superior completo. Em 2016 candidatou-se pelo PT dentro da coligação Um Novo Futuro Para Santos (PT/PC do B), sendo eleito.

Fábio Duarte - PSD

Em 13 de março de 2014 assumiu a vaga do vereador Marcus de Rosis, licenciado por 10 dias.

Nascido em Santos em 13 de maio de 1971, é casado, policial militar e possui Ensino Médio completo. Em 2016, candidatou-se pelo PTN à vereança, porém não se elegeu.

Fabrício Cardoso de Oliveira - Fabrício DVD - PSDB

Em 2 de outubro de 2014 assumiu a vaga do vereador Hugo Duppre, licenciado por 8 dias. Em 23 de outubro de 2014 assumiu a vaga do vereador Hugo Duppre, licenciado por 5 dias.

Nascido em Santos em 30 de janeiro de 1977, comerciante, solteiro, possui curso superior completo. Em 2016, candidatou-se à vereança pelo PSB, sendo eleito.

Bruno Galoti Orlandi - Bruno Orlandi - PSDB - em 8 de dezembro de 2014 assumiu a vaga do vereador Sandoval Soares, licenciado por 5 dias.

Nascido em Santos em 5 de agosto de 1983, advogado, casado, candidatou-se à vereança em 2016 pelo PSDB, na coligação PSDB/PMDB/PPL, sendo eleito.

Fábio Ventura Ayres - Fábio Ayres - PSB - em 10 de setembro de 2015 assumiu a vaga do vereador Benedito Furtado, licenciado por 15 dias.

Nascido em Santos em 23 de fevereiro de 1961, solteiro e com curso superior completo, Fábio Ayres se candidatou à vereança em 2012 pelo PSB, ficando como suplente.

Informações e fotos da página Web da Câmara Municipal de Santos, complementadas por dados do TSE-SP 2016 e TSE-SP-2012 (acessos em 12/10/2016)