Bonde 12, na Pedra de Guaratiba, em 1963
Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
A
companhia de bondes Carris Urbanos, que começou com cerca de 2.000 mulas, construiu uma linha de bondes desde a estação ferroviária de Campo Grande
até Monteiro em julho de 1894, numa distância de 6 km, para cargas.
Com o adensamento populacional às margens da linha, em 1908 foi iniciado um serviço de
passageiros, segundo conta o pesquisador estadunidense Allen Morrison, de New York. Os veículos viajavam a 10 km/hora, o que fazia uma viagem de 20
km até a Ilha demorar duas horas.
A Companhia de Bondes Eléctricos de Campo Grande a Guaratiba passou a operar em
17/5/1917 a primeira linha de bondes elétricos, de 17 km, da estação ferroviária até Pedra de Guaratiba. Outra linha, para a Ilha, foi inaugurada
em 23/3/1918 e dois anos depois outra linha foi aberta na direção Leste para o Rio da Prata.
Em 1937, a operação foi municipalizada e, com a formação do Estado da Guanabara,
passou para o Serviço de Transporte Rural em 1960. Em 1/1/1964, a Companhia de Transportes Coletivos adquiriu as linhas de Campo Grande, fechando a
rota para a Ilha em outubro, a linha Pedra em 1965 e a do Rio da Prata através da cidade para Monteiro, em 31/10/1967.
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