"Santa Maria - Este belo navio da Companhia Colonial de Navegação fez história no Brasil e no Porto de Santos ao lado do famoso Vera Cruz. Ele foi protagonista de um dos
episódios mais significativos da relação entre Brasil e Portugal, quando no dia 22 de janeiro de 1961, a poucos dias da posse do presidente Jânio Quadros, foi sequestrado em pleno Oceano Atlântico pelo
ex-capitão do exército português Henrique Galvão e seus seguidores de um movimento contra o presidente português Antonio de Oliveira Salazar (1933-1968), considerado ditador. Galvão tomou o comando do navio, que levava 871 pessoas, entre
passageiros e tripulantes, e só no dia 2 de fevereiro aportou em Recife, onde se entregou às autoridades brasileiras. O navio, de 20.906 toneladas e 171 metros, tinha capacidade para 228 passageiros em cabinas especiais e 800 turistas. Fez a linha
Lisboa-Brasil entre 1953 e 1973. Por um período de três anos, entre 1954 e 1957 fez a rota entre Portugal e Caribe. No dia 19 de julho de 1973 foi levado para desmanche em estaleiro de Kaoshiung, em Formosa".
Imagem: Acervo José Carlos Silvares/fotoblogue Navios do Silvares
(acesso: 13/3/2006)
O transatlântico, chegando ao porto de Santos, em 1953. A viagem final em 1973, para o estaleiro onde seria demolido, foi feita pelo comandante Amadeu Albuquerque (que também
comandou o navio de passageiros português Funchal):
Foto de José Dias Herrera, no acervo do cartofilista Laire José Giraud,
postada na rede social Facebook em 1/3/2014
O transatlântico português Santa Maria fez viagem inaugural em 1953. Na sua primeira escala nos portos do Rio de Janeiro e de Santos, a colônia portuguesa o recebeu com muitas
festividades. Pertencia à Companhia Colonial de Navegação e era gêmeo do Vera Cruz. Eram navios marcantes e maravilhosos. Foto da coleção do comandante José Ferreira dos Santos
Foto: acervo do cartofilista Laire José Giraud,
publicada na rede social Facebook em 22/9/2014
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