Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/rossini/jugolini.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/14/02 10:58:03
Clique na imagem para voltar à página inicial de 'Rota de Ouro e Prata'

ROTA DE OURO E PRATA - ARMADORAS
Jugoslavenska Linijska Plovidba (Jugolinija)

 

Representante de uma nação formada pela mescla de etnias e crenças diversas, o Partizanka foi um dos muitos sobreviventes do segundo grande conflito mundial que, no imediato pós-guerra, contribuiu com a imigração em massa, num momento de carência de tonelagem no setor de transporte de passageiros, e que foi também um navio de cruzeiros no Mar Adriático.

A partir de 1º de janeiro de 1947, o território da Iugoslávia sofreu uma nova demarcação na fronteira com a Itália, na faixa litorânea denominada Capo d'Istria. Além de outras cidades que ficaram para dentro do território iugoslavo, estava a velha Fiume, que passava a chamar-se Rijeka. Aí, foi formada a empresa de navegação denominada Jugoslavenska Linijska Plovidba, mais conhecida internacionalmente como Jugolinija.

O transporte de cargas era sua meta prioritária, se bem que, em segunda instância, o transporte de passageiros também fosse considerado importante, pois os iugoslavos estavam imigrando em todas as direções.

A nova empresa conseguiu subsídios governamentais e, através de passagens com tarifas acessíveis, atraía o imigrante do país que queria viver no exterior, ao mesmo tempo em que propiciava, a esse mesmo imigrante, retorno a passeio.

O serviço de passageiros da Jugolinija teve início com a linha dos Estados Unidos, seguido pela linha da Austrália e, por fim, o Brasil. Em expansão, a Jugolinija adquiriu o City of Lisbon e levou-o a Split no final de 1947. Devidamente revitalizado, saiu de Split em 12 de dezembro de 1947 em viagem inaugural rumo a Sydney, na Austrália, lá chegando em 25 de janeiro de 1948.

De volta a Split, em 10 de março de 1948, saiu novamente para mais uma viagem à Austrália, em cujo retorno foi programada e levada a cabo uma viagem ao Brasil, porém com saída de Marselha, ao Sul da França, de onde saiu em 9 de julho de 1948. Após uma segunda viagem à América do Sul, a Jugolinija, que tinha o serviço de passageiros como fator secundário, transferiu-o para a linha dos Estados Unidos e Canadá, para onde a afluência de emigrantes iugoslavos era considerável. Mas ele se incendiou ainda em Split, sendo dado como perda total.

*