Representante de uma nação formada pela mescla de etnias e crenças diversas, o Partizanka foi um dos muitos sobreviventes do segundo grande conflito mundial que, no
imediato pós-guerra, contribuiu com a imigração em massa, num momento de carência de tonelagem no setor de transporte de passageiros, e que foi também um navio de cruzeiros no Mar Adriático. A partir
de 1º de janeiro de 1947, o território da Iugoslávia sofreu uma nova demarcação na fronteira com a Itália, na faixa litorânea denominada Capo d'Istria. Além de outras cidades que ficaram para dentro do território iugoslavo, estava a velha Fiume,
que passava a chamar-se Rijeka. Aí, foi formada a empresa de navegação denominada Jugoslavenska Linijska Plovidba, mais conhecida internacionalmente como Jugolinija.
O transporte de cargas era sua meta prioritária, se bem que, em segunda instância, o transporte de passageiros também fosse considerado importante, pois os iugoslavos estavam imigrando em todas as direções.
A nova empresa conseguiu subsídios governamentais e, através de passagens com tarifas acessíveis, atraía o imigrante do país que queria viver no exterior, ao mesmo tempo em que propiciava, a esse mesmo imigrante,
retorno a passeio.
O serviço de passageiros da Jugolinija teve início com a linha dos Estados Unidos, seguido pela linha da Austrália e, por fim, o Brasil. Em expansão, a Jugolinija adquiriu o City of Lisbon
e levou-o a Split no final de 1947. Devidamente revitalizado, saiu de Split em 12 de dezembro de 1947 em viagem inaugural rumo a Sydney, na Austrália, lá chegando em 25 de janeiro de 1948.
De volta a Split, em 10 de março de 1948, saiu novamente para mais uma viagem à Austrália, em cujo retorno foi programada e levada a cabo uma viagem ao Brasil, porém com saída de Marselha, ao Sul da França, de onde
saiu em 9 de julho de 1948. Após uma segunda viagem à América do Sul, a Jugolinija, que tinha o serviço de passageiros como fator secundário, transferiu-o para a linha dos Estados Unidos e Canadá, para onde a afluência de emigrantes iugoslavos era
considerável. Mas ele se incendiou ainda em Split, sendo dado como perda total. |