Navio construído em 1922 por estaleiros ingleses (Barcley Curle & Company - Glasgow) e lançado ao mar em 2 de junho daquele ano, para a armadora holandesa
Koninklijke Hollandsche Lloyd (KHL - Lóide Real Holandês), junto com o gêmeo Orantia. Escalava em Amsterdam, Boulogne, La Coruña, Vigo, Lisboa, Rio de Janeiro, Santos, Montevidéu e Buenos
Aires. Com turbinas a vapor e duas chaminés, foi vendido em 1936 à Compagnie Générale Transatlantique (CGT), que o rebatizou como Bretagne, passando a ser usado na linha para as Índias Ocidentais. Foi
torpedeado e afundado pelo submarino alemão U-45 em 14 de outubro de 1939, 300 milhas náuticas a Oeste de Lands End, no Canal da Mancha, quando partia em comboio para a Jamaica, com sete vítimas.
O Flandria em cartão postal europeu da década de 1920
Foto divulgada pelo cartofilista Laire José Giraud na rede social
Facebook (acesso: 18/3/2014)
O Flandria na década de 1920
Foto: coleção de Rick Cox, publicada no site Coasters & Other Ships Revived (acesso: 18/3/2014)
Já com a denominação Bretagne na década de 1930
Foto: coleção de David Asprey, publicada no site Cldyesite.co.uk (acesso: 18/3/2014)
O Bretagne , pouco antes de ser afundado pelos alemães em 1939
Foto: site French Lines (acesso: 18/3/2014)
|
Outros nomes: Bretagne
Bandeira: holandesa
Tonelagem: 8.119 toneladas brutas, 6.950 t deadweight
Comprimento: 137,18 m
Boca (largura): 17,91 m
Calado: 41 pés
Velocidade cruzeiro: 16 nós
Passageiros: * |