Nelson Antonio Carrera (*)
O segundo e último transatlântico polonês da Gdynia-Amerika Linje construído para a Rota de Ouro e Prata chamou-se Chrobry, que significa
heróico e homenageia o lendário rei da Polônia, Boleslaw I, que reinou entre os anos de 990 e 1025.
Bastante parecido externamente com o seu antecessor e irmão Sobieski, o Chrobry era ligeiramente diferente, pois foi construído bem mais próximo de Gdynia, seu porto de
armamento.
A Dinamarca é um país formado por ilhas, um arquipélago, portanto, que separa o Mar Báltico do Mar do Norte. Na ilha Lailândia fica a cidade de Nakskov, onde está situado o
estaleiro do mesmo nome, ou seja Nakskov Skibsvaerft A/S. Aí, o casco nº 89 teve a sua quilha batida em 10 de agosto de 1938, em atendimento à ordem recebida de Gdynia.
Em apenas 26 semanas seria lançado ao mar e, de fato, isso ocorreu a 24 de fevereiro de 1939, com o casco inteiramente acabado e o piso da segunda coberta da superestrutura já assentado. Mais cinco meses e estava
pronto, sendo entregue aos seus armadores em 23 de julho de 1939, com a Polônia prestes a ser invadida.
O Chrobry foi construído em estaleiro da Dinamarca
Imagem: reprodução, publicada com a matéria
Notícia - Após preparativos de rotina e provisionamento, em 29 de julho de 1939, saiu de Gdynia em viagem inaugural ao Brasil, Uruguai e
Argentina. No sexto dia de viagem, navegando ao longo do litoral da França, recebeu-se a notícia que nenhum dos viajantes queria receber: forças germânicas haviam
cruzado a fronteira da Polônia, na área conhecida como corredor, porém nada havia que se pudesse fazer, e a viagem transcorreu sem incidentes, apesar do intenso clima de angústia a bordo.
Na chegada a Santos, em 16 de agosto, uma recepção programada não pôde se realizar, pois o navio chegou à meia-noite na barra, atracando à 1 hora da madrugada do dia 17. Os poucos que foram a bordo invariavelmente
perguntavam a respeito da situação na Polônia, ao que a guarnição do navio, desconcertada e com inibição, respondia nada saber, pois havia sido surpreendida pela trágica notícia com o navio já em viagem.
De Santos, o Chrobry prosseguiu viagem rumo a Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). No retorno da Argentina, nenhum fato excepcional se registrou até o dia da chegada ao porto de Santos, em 28 de
agosto de 1939.
Atracado às primeiras horas da manhã, o navio permaneceu no cais durante todo o dia. Às 16h30, o comandante Edward Pacewicz reuniu-se a um pequeno e simpático grupo de visitantes para tirar uma foto no convés, à
popa. A reunião durou cerca de uma hora, pois às 17h30 começaram os preparativos para o reinício da viagem ao Rio de Janeiro e Europa. Às 18 horas, o Chrobry deixou o porto de Santos pela segunda e última vez.
O transatlântico media 154,19 metros de comprimento e seu nome, que significa heróico,
honra o rei Boleslaw I, que reinou entre 990 e 1025
Imagem: reprodução, publicada com a matéria
Final - No dia seguinte, na chegada ao Rio de Janeiro, nova surpresa. A viagem inaugural estava interrompida! Por ordens de Gdynia, foram desembarcados todos os passageiros e o navio tomou rumo ignorado.
Mais tarde, apurou-se que o Chrobry chegara à Inglaterra, onde se encontrou com o seu irmão Sobieski e foi convertido em navio-transporte de tropas inglês.
Porém, também nessa modalidade a vida do Chrobry teve desfecho prematuro. Em 14 de maio de 1940, ao largo do porto norueguês de Bödö (a Noruega já estava ocupada pelos
alemães), foi atacado por um avião alemão. Ao bombardeamento seguiu-se incêndio e o Chrobry ficou sem ação, envolto em chamas. Afundou no dia seguinte, 15 de maio, no mesmo local, na posição 67º40' de latitude Norte e 13º50' de longitude
Oeste. Um número até hoje desconhecido de soldados perdeu a vida, além de 12 tripulantes poloneses.
CRONOLOGIA:
10/08/1938 - batimento da quilha
24/02/1939 - lançamento ao mar
27/03/1939 - entregue à Gdynia-Amerika Linje
29/07/1939 - largada de Gdynia em viagem inaugural a Kiel, Boulogne, Dacar, Rio de Janeiro, Santos e Buenos Aires
29/08/1939 - durante a estadia no porto do Rio de Janeiro, na viagem de regresso à Polônia, recebeu ordens de abandonar a viagem de linha e seguir ao continente europeu. Na Inglaterra, convertido
em navio inglês de transporte de tropas
14/05/1940 - bombardeado por um navio alemão da Luftwaffe ao largo do porto de Bödö, na Noruega. Afundou na seqüência de incêndio, na posição 67º40' de latitude Norte e 13º50' de longitude Oeste
(*) Nelson Antonio Carrera, de Santos, é pesquisador de assuntos marítimos. |