Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed156j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/02/06 09:05:31
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 156 - NOV/2006
CIDADANIA

'Santos Nossa Luz' beneficia entidades

Duas das mais tradicionais instituições de Santos, a Casa do Sol e o Educandário Anália Franco também participam da "Santos Nossa Luz". A campanha é desenvolvida pela Prefeitura de Santos e o Fundo Social de Solidariedade, e consiste na venda de cartões de Natal, cada no valor de R$ 1,00. Há 12 modelos diferentes, com gravuras de artistas da região.

Desde a sua fundação, em 2 de junho de 1904, a Casa do Sol se dedica à assistência e a reabilitação de pessoas da Terceira Idade. Já o Educandário Anália Franco, que atende crianças em regime de internato e semi-internato, foi fundado em 28 de junho de 1922.

As instituições necessitam da colaboração da comunidade. Para conhecer a Casa do Sol ligue (13) 3258.5100. Para obter mais informações sobre o Anália Franco, (13) 3229.8500.


Museu de Arte Jovem expõe em Cubatão

Com o tema "Lendas, mitos e contos populares", alunos do Museu de Arte Jovem expõem a partir de 12 de dezembro de 2006, no Bloco Cultural do Paço de Cubatão. Em sua temporada 2006, o Museu de Arte Jovem apóia adolescentes em 5 Estados brasileiros, abrangendo 20 cidades e 120 escolas.

O projeto tem o patrocínio da Dixie Toga, Rhodia, Cosipa e Corn Products, por meio da Lei Rouanet. Em Cubatão, o projeto atende 100 adolescentes de três escolas: EMEF Rui Barbosa, com 50 alunos; EMEF Dr. Ulisses Silveira Guimarães, com 25 crianças, e EMEF Martin Afonso de Souza, com 25 alunos.

Voltado prioritariamente a jovens de 12 a 17 anos, os alunos são escolhidos e convidados a se integrar ao projeto por professores e coordenadores pedagógicos. Os critérios de seleção incluem freqüência às aulas, participação em todas as disciplinas do currículo escolar, situação financeira e social e aptidão especial para as artes plásticas. Durante quatro horas de atividades semanais, monitores ministram aulas sobre técnica e história da arte e abordam temas, como ética, cidadania, meio-ambiente.

Semana da Cidadania debate exclusão

O Fórum da Cidadania de Santos (FCS), com apoio de organizações da sociedade civil, promove de 1º a 10 de dezembro de 2006 a X Semana da Cidadania, com o tema "Combate à desigualdade social e à exclusão". O evento terá atividades realizadas na OAB, Unisantos, Sesc, Senac e na Estação da Cidadania, sede do Fórum, sempre com entrada gratuita a todos os interessados. Segundo o coordenador do FCS, Célio Nori, o evento discutirá formas de atuação da sociedade organizada e participativa para que esses problemas possam ser enfrentados também por meio do fortalecimento do poder local.