CIDADE
Folclore movimenta região
A riqueza do folclore brasileiro foi apresentada em agosto de 2006, Mês do Folclore, nas cidades da Baixada Santista. Em Santos, um dos destaques do Mutirão do Folclore promovido pela Secretaria Municipal de Cultura foi o grupo de dança e música popular Boi de Palha, do Maranhão, que no dia 23 realizou espetáculo na Praça Mauá, no Centro Histórico. No período, inúmeras atrações foram exibidas no Teatro Municipal Brás Cubas.
Criado em 1991 e dirigido pelo compositor e intérprete Antonio Torres, o Boi de Palha tem 46 componentes, sete discos gravados e já se apresentou em várias partes do Brasil. No espetáculo intitulado Tempo de Guarnicê, os artistas mostraram diversas manifestações, como zabumba, matraca e pindaré.
Grupo Boi de Palha, do Maranhão Foto: Luiz
Carlos Ferraz
Em Guarujá, até o dia 31 acontece o XXIV Festival de Folclore de Artesanato, numa parceria entre a Prefeitura, Câmara de Vereadores e Associação de Folclore e Artesanato de Guarujá (AFAG) Baronesa Esther Karwinsky. Entre os eventos programados, a Expofeira de Artesanato e Trabalhos Manuais, na sede da Abrasti/AFAG, na Avenida Adhemar de Barros, 541. No dia 30, às 15 horas, no plenário da Câmara, Rosangela Cordaro proferiu a palestra "O Folclore Brasileiro". A solenidade de encerramento será no dia 31, às 19 horas, no Golden Ball.
Boi
de Palha, do Maranhão: apresentação trouxe a cultura popular para o Centro de Santos Foto: Luiz Carlos Ferraz
|