Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed151h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/16/06 17:45:38
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 151 - MAI-JUN/2006
Negócios

Believe no SeaWorld

Orlando, na Flórida, EUA, já está preparada para mais uma temporada de Verão, com inúmeras atrações para os turistas de todo o mundo que lotam seus parques temáticos. Para quem colocou Orlando no roteiro de férias tem que reservar um dia, talvez dois, para conhecer o SeaWorld Orlando. Trata-se do primeiro parque de vida marinha do mundo, com 200 acres de muita diversão, emocionantes montanhas-russas, como a Kraken e a Journey to Atlantis, que sacodem, viram de ponta cabeça e encharcam o visitante, e fantásticos encontros com baleias orcas, golfinhos, leões marinhos, tubarões.

A grande novidade da temporada 2006 fica por conta do novo Shamu Stadium, o lar das baleias orcas, onde é apresentado o show Believe, que traz coreografias impressionantes com a participação de toda a família de baleias orcas interagindo ao som de vibrante trilha sonora. Considerado o mais ambicioso projeto de entretenimento na história do parque, Believe exigiu dois anos em sua fase de produção e estreou em 11 de maio de 2006.

A peça central do cenário do Believe é a maior cauda de baleia do mundo, com três andares de altura, sobrepostos com imagens da Shamu. A cauda serve de fundo e é ressaltada por grandes telas móveis em cada lado. O tradicional mergulho que as baleias orcas utilizam para entrar e sair da piscina principal durante os shows é realçado com cascatas, dando ao show um aspecto de maior dramaticidade.

Quatro telas de vídeo de 18 metros quadrados criam uma apresentação visual única. Todas as telas, de 3 por 6 metros, podem mover-se independentemente ou simultaneamente em uma ponte suspensa em cima da piscina da Shamu. As telas movem-se horizontalmente, viram e inclinam-se para qualquer direção. Quando colocadas juntas, verticalmente, as quatro peças criam uma tela de 6 metros por 12 metros; quando colocadas juntas, horizontalmente, se combinam para criar uma imagem panorâmica no centro do palco de 3 metros de altura por 24 metros de largura.

Várias câmeras de vídeo enviam imagens para as telas. Câmeras suspensas sobre a água da piscina da Shamu apresentam imagens inéditas, com baleias e treinadores mergulhando em direção à câmera. Câmeras subaquáticas capturam imagens com visibilidade espetacular. Duas câmeras sobre a água farão cada show parecer único.

O show mostra 100 movimentos separados. Nos últimos seis meses, baleias e treinadores ensaiaram e praticaram. Alguns dos movimentos da coreografia requerem a sincronicidade entre os movimentos individuais de vários treinadores e várias baleias. A música para o Believe foi composta de maneira inovadora, fazendo com que música e treinamento se tornem um esforço conjunto.


Novo Shamu Stadium: a fantástica coreografia Believe com as baleias orcas
Fotos Luiz Carlos Ferraz e Sandra Netto