Cidadania
"De olho no
imposto" é lançado em Santos
Serão coletadas 1,5
milhão de assinaturas no Estado de São Paulo
Denunciando
a exagerada carga tributária em serviços e bens de consumo,
a Federação das Associações Comerciais do Estado
de São Paulo (Facesp) e as entidades que participaram da Frente
Brasileira Contra a MP 232 acionaram em Santos, nos dias 21 e 22 de fevereiro
de 2006, o movimento "De Olho no Imposto". No Estado, Santos foi a 17ª
cidade a desencadear o movimento, que visa conscientizar o eleitor e regulamentar
o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição
Federal, que prescreve que "a lei determinará medidas para que os
consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias
e serviços".
Tal regulamentação
será feita mediante Projeto de Lei a ser proposto ao Congresso Nacional,
mediante um abaixo-assinado que está circulando desde 18 de janeiro
e que pretende colher 1,5 milhão de assinaturas. A pretensão
é que os Municípios da região colaborem com 57 mil
assinaturas até o próximo 1º de maio, Dia do Trabalho,
quando o movimento está programando um ato público conjunto
com a Força Sindical.
Entre as mais de 100 entidades que
formam o De Olho no Imposto, destaque para o Sindicato das Empresas de
Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias,
Informações e Pesquisas da Baixada Santista (Sescon-BS),
Sescon-SP, Ordem dos Advogados do Brasil Secção São
Paulo (OAB SP), Associação Médica Brasileira (AMB),
Força Sindical e Centro das Indústrias do Estado de São
Paulo (Ciesp).
Pré-candidato ao governo do
Estado, o presidente da Facesp, Guilherme Afif Domingos, é o polarizador
do movimento. Ele esteve em Santos no dia 21, proferiu palestra no auditório
do World Trade Center, no Centro Histórico, e inaugurou na Praça
Mauá, em frente ao Paço, o Feirão do Imposto, tendo
dois focos: a exposição de produtos com o preço de
venda e a carga de impostos; e a coleta de assinaturas de adesão
à campanha - que continua sendo feita na Baixada pelas entidades
que participam do movimento.
Afif ladeado
por diretores do Sescon-BS: movimento quer divulgação do
valor de impostos Foto: Luiz
Carlos Ferraz
Campanha emprega
deficientes
A Porto
Seguro Seguros realizou nos meses de janeiro e fevereiro, nas Praias do
Litoral Paulista, a campanha "A Borracha Apaga a Natureza". Nas tendas
da Operação Praia Limpa em Santos, São Vicente, Guarujá,
Praia Grande e Peruíbe, pessoas portadoras de deficiência
foram orientadas para atuar na conscientização da população
sobre a importância da reciclagem de pneus para fins ambientais e
sociais.
A campanha consiste em retirar pneus
usados de circulação e transformá-los em matéria-prima
para asfalto ou concreto. Os recursos gerados com as vendas destes materiais
serão repassados à Avape, entidade de reinserção
de portadores de deficiência no mercado de trabalho, por meio do
Instituto Via Viva, que se dedica à reciclagem de pneus. Nas tendas,
estão à venda camisetas. Já a doação
de pneus ainda pode ser feita nos Centros Automotivos da Porto Seguro localizados
na Grande São Paulo e no Litoral. |