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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/21/04 19:03:31
Edição 135 - Set-Out/2004
Cidade 

Audiência discute dragagem do Canal

Posições divergentes apontam a necessidade de mais divulgação sobre o projeto

Ambientalistas, líderes comunitários e sindicalistas participaram em 9/2004 da audiência pública para a apresentação do projeto da dragagem do Canal de Piaçaguera, em Cubatão, que dá acesso aos terminais marítimos da Cosipa, Rio Cubatão e Fosfértil. A dragagem é a primeira a ser executada com controle ambiental do País. Cerca de 500 pessoas lotaram o Bloco Cultural para ouvir as explanações dos técnicos sobre a viabilidade do projeto, os argumentos contrários dos ambientalistas e a posição favorável dos líderes comunitários e representantes de colônias de pescadores. 

A audiência foi coordenada por representante do Conselho Estadual do Meio-Ambiente (Consema). Os ambientalistas alertaram para o risco de contaminação dos espécimes que vivem na região estuarina com a dragagem e conseqüente remoção de sedimentos contaminados. Já os líderes comunitários defenderam o projeto, argumentando que é uma forma de se garantir empregos e o desenvolvimento de Cubatão.

Encontro lotou auditório do Bloco Cultural do Paço de Cubatão
Foto: Imprensa/PMC

 Representantes de pescadores questionaram o fato de o EIA-Rima ter cadastrado apenas 500 desses profissionais que dependem da pesca para a sobrevivência. Segundo a Federação dos Pescadores do Estado, há 2.731 pescadores que trabalham na região que será atingida pelos trabalhos de dragagem. Eles também cobraram um posicionamento quanto à indenização dos trabalhadores, já que não será possível a pesca na área durante as obras. A mesma preocupação foi manifestada por proprietários de garagens náuticas instaladas na região.

Com 5.100 metros de comprimento e largura média de 100 metros, o Canal de Piaçaguera permite o acesso de navios aos terminais marítimos da Usiminas/Cosipa, Fosfértil e Rio Cubatão. Na divisa entre os Municípios de Cubatão e Santos e inaugurado em 1965, o canal foi formado a partir da dragagem do curso natural dos Rios Mogi e Piaçaguera. Em 1996 foi realizada a última dragagem de manutenção autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Cetesb. 

Com o assoreamento, os navios são obrigados a atracar cada vez mais longe do cais, o que compromete a segurança das operações de carga e descarga. Sem a dragagem, há possibilidade de encalhe dos navios, com riscos de rompimento dos cascos e vazamento de produtos no meio ambiente. Por mês, cerca de 50 navios passam pelo local, registrando um movimento médio de importação e exportação, que representa 14% das operações de carga do Porto de Santos.