ECO-ENGENHARIA
Um túnel sobre o mar... (3)
Outra ponte, nos EUA
Nos EUA, a obra Chesapeake Bay Bridge-Tunnel completa 40 anos em 2004 e já foi
duplicada em 1999
Carlos Pimentel Mendes (*)
Considerada desde 1965 como uma das sete maravilhas da
Engenharia do mundo moderno (classificação obtida em competição mundial entre projetos de Engenharia), existe desde 1964 na Baía de
Chesapeake, no estado norte-americano de Virginia, a ponte-túnel Chesapeake Bay Bridge-Tunnel. Inicialmente com duas pistas,
precisou ser duplicada, e em 1995 foi iniciada a construção de novas pontes em paralelo às antigas, num trabalho concluído em 1999.
A duplicação não incluiu inicialmente a expansão das ilhas artificiais
e dos túneis
Foto: site Chesapeake Bay
Bridge-Tunnel
Construída no ponto em que as águas da Baía chesapeake se encontram com as do Oceano
Atlântico, a ponte-túnel liga o Sudeste da Virgínia à Península Delmarva (que compreende o Delaware mais os condados orientais de
Virgínia e Maryland), reduzindo em 95 milhas o percurso entre Virginia Beach e locais ao Nordeste de Wilmington, no Delaware, sendo
a única ligação direta entre a costa Leste da Virginia e o Sul de Hampton Roads, no mesmo estado. Inaugurada em 15 de abril de 1964,
a obra foi distingüida como "The Outstanding Civil Engineering Achievement" pela American Society of Civil Engineers.
Construídas em paralelo, as novas pistas aproveitam as mesmas ilhas do
projeto original
Foto: site Chesapeake Bay
Bridge-Tunnel
Até 1965, a travessia era feita por inúmeros ferry-boats, e em 1956 foi resolvida a
construção de uma ligação fixa, usando recursos de um grupo de acionistas privados (dispensando assim o emprego de recursos
financeiros oficiais). A venda dos bônus começou no verão norte-americano de 1960, e com os US$ 200 milhões foi feita a construção,
iniciada em 7 de setembro de 1960 e concluída em apenas 42 meses.
Os estudos indicavam o emprego de uma série de pontes e túneis, nessa travessia de 17,6
milhas (28,4 km) - é o maior complexo de pontes e túneis do mundo, mesmo que seus componentes não se destaquem tanto
individualmente. Na área, a profundidade das águas chega a 100 pés (32,4 metros).
Com o emprego de 1.183.295 toneladas de rochas, quatro ilhas artificiais foram então
construídas, cada uma com 10 acres (40,5 m²) de superfície, 30 pés (9,72 m) acima da água, para receber os túneis com 1 milha (1,6
km) de extensão. Há também 5,5 milhas (8,85 km) de vias de acesso até as margens da baía e duas pontes de grande altura sobre canais
de navegação: North Channel Bridge e Fisherman Inlet Bridge. E, entre o Canal Norte e o Fisherman Inlet, a obra passa pela ilha
Fisherman, que inclui a reserva ambiental Fisherman Island National Wildlife Refuge, administrada pelo U. S. Fish and Wildlife
Service.
Inaugurada em 1964, a ponte-túnel dos EUA foi duplicada em 1999
Foto: site Chesapeake Bay
Bridge-Tunnel
Expansão - Mais de 80 milhões de veículos já cruzaram a ponte-túnel, e a demanda
crescente levou à duplicação da obra, iniciada em 16 de junho de 1995 e entregue ao tráfego em 19 de abril de 1999, agora com quatro
pistas. As duas antigas, que ficaram conhecidas como Sentido Norte, utilizaram 2.523 pilastras, enquanto as pistas novas, no Sentido
Sul, são apoiadas em 2.591 pilastras de concreto.
Foram investidos inicialmente US$ 197.185.177 nessa duplicação (a obra total de ampliação
ficou em US$ 250 milhões, financiados pelo Chesapeake Bay Bridge and Tunnel District). Os serviços foram realizados pelo consórcio
formado pelas empresas PCL Civil Constructors, Inc. de Denver (Colorado), The Hardaway Company de Columbus (Georgia), e Interbeton,
Inc. de Rockland (Massachusetts). O projeto não incluiu a expansão das ilhas artificiais e dos túneis, que estão previstos para
etapa posterior. Aliás, vale citar que as ilhas têm aproveitamento turístico, incluindo restaurantes, lojas de lembranças, cais de
pesca artesanal e binóculos operados por moedas para a observação da paisagem.
Ilhas artificiais têm instalações
para pesca, restaurante, lojas e local para observar a paisagem
Fotos: site Chesapeake Bay
Bridge-Tunnel
A obra ganhou o nome oficial de Lucius J. Kellam, Jr. Bridge-Tunnel, em agosto de
1987, em homenagem ao homem que encabeçou o projeto, como membro da comissão encarregada da obra desde 1954 até sua morte em 1995.
Mas, para preservar a identidade da estrutura e a forma como ficou conhecida, continua sendo chamada de Chesapeake Bay Bridge-Tunnel.
(*) Carlos Pimentel Mendes é editor do jornal eletrônico
Novo Milênio.
Veja mais:
Um
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Foto sem autor identificado, distribuída na Internet
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