Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed129f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/08/04 10:25:18
Edição 129 - Mar/2004

Metrópole

Beto Mansur eleito presidente do Condesb
 
O prefeito Beto Mansur foi eleito para a presidência do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), durante reunião realizada no dia 17/3/2004 em Santos. Embora o mandato seja de 12 meses, Mansur ocupará o cargo até o próximo 31/12/2004 - quando termina sua segunda gestão à frente da Prefeitura de Santos -, passando o posto para a vice-presidente Oneide Ferraz Alves, delegada estadual de Ensino de São Vicente e representante da Secretaria de Estado da Educação no órgão metropolitano.


Mansur e prefeitos da metrópole
Foto: Francisco Arrais/Secom-PMS

"Nossa gestão será pautada por três temas que considero de fundamental importância para a região: segurança, regionalização do Porto e geração de empregos", afirmou Mansur, ao ser empossado pelo prefeito Gilson Bargieri, de Peruíbe, que presidia o Condesb. "Vamos reunir esforços para tratar novamente da regionalização do Porto, que deve envolver o governo do Estado e todos os municípios da Baixada, pois a medida vai gerar novos postos de trabalho". Na segurança, Mansur fará gestões junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública para que o efetivo de policiais seja aumentado durante todo o ano.

Na área de Saúde, o objetivo é fazer com que o Governo Federal corrija os recursos destinados aos municípios, o que não acontece desde 1996. "No transporte público temos que desengavetar o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), uma promessa do governo do Estado, e no Turismo, embora cada município busque valorizar suas atrações naturais, podemos implementar ações para atrair turistas durante todo o ano".

Os conselheiros decidiram manter o valor das quotas de participação dos municípios e do Estado, no valor de R$ 131 mil mensais, cujo montante é direcionado para investimentos na região. Outra proposta aprovada foi a destinação de uma verba de R$ 400 mil para a Prefeitura de Guarujá instalar a Base Operacional do Litoral Paulista do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea.

Participaram do encontro, além dos prefeitos Mansur e Bargieri, Clermont Silveira Castor, de Cubatão; Orlando Bifulco, de Itanhaém; Arthur Parada Prócida, de Mongaguá; e Alberto Mourão, de Praia Grande; e representantes das demais prefeituras e de órgãos integrantes do Condesb.