Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed128i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/07/04 13:36:18
Edição 128 - Fev/2004

Cidadania

Cubatão comemora 471 anos do povoado
 

Hasteamento de bandeiras e placa alusiva
Foto: Divulgação/PMC
Descerrando placa no Largo do Sapo, o prefeito Clermont Silveira Castor comemorou no dia 10/2/2004 o 471º aniversário do surgimento do povoado de Cubatão. Ao ato estiveram presentes secretários municipais, administradores regionais, os representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Cubatão (o presidente Arlindo Ferreira e Ayres Araújo Coutinho), o vereador Raimundo Walter Pinheiro Lima, além de alunos da EMEF. José de Anchieta e integrantes do grupo Teatro do Kaos, sob o comando de Lourimar Vieira. 

Os atores, em trajes de época, apresentaram um texto alusivo à sesmaria no sopé da Serra do Mar, que deu origem ao povoado. Essas terras foram doadas pelo donatário da Capitania de São Vicente, Martim Afonso de Souza, ao fidalgo Rui Pinto (militar e cavaleiro da Ordem de Cristo), que se comprometeu então a providenciar seu cultivo.


O prefeito Clermont, Ayres Coutinho e Arlindo Ferreira, 
Lourimar Vieira (do Teatro do Kaos) e o vereador Raimundo
Foto: Divulgação/PMC

A placa descerrada por Clermont tem os seguintes dizeres: "Cubatão (1533/2004) 471 anos de História. A História registra que, em 10/2/1533, o povoado de Cubatão foi fundado. Esta placa, afixada neste local 471 anos depois, é a homenagem do povo de Cubatão à data em que nossa cidade nasceu para o Brasil." 

Através de parceria, a empresa Gastron pintou os bancos do Largo do Sapo, cuja manutenção ficará a cargo do Grupo Lazer e Cidadania da Terceira Idade.