Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed128h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/07/04 13:36:13
Edição 128 - Fev/2004

Cidadania

Câmara reinicia programa Exercite a Cidadania

A Câmara de Guarujá reinicia em 3/2004 os ciclos de visitas e palestras do Programa Exercite a Cidadania Conhecendo o Poder Legislativo. A primeira instituição de ensino a participar em 2004 é a Escola Estadual Vicente de Carvalho. As visitas acontecem às quintas-feiras até o dia 8 de abril, em dois horários, 9h30 e às 15 horas.

O programa foi criado em 1997 e permite que estudantes do Ensino Médio, com idade entre 15 e 18 anos, conheçam e questionem as atribuições do Poder Legislativo, assim como a função dos vereadores. Além de assistirem palestras, os jovens recebem cartilhas explicativas sobre o programa e podem travar embates democráticos com os vereadores presentes. Em sete anos de atividade, 3.500 estudantes já participaram dos ciclos de palestras.

"O programa foi criado pensando nos jovens que estão prestes a tornarem eleitores, mas não conhecem o Legislativo e a função de seus membros. Com esta iniciativa, a Câmara de Guarujá mostra sua preocupação com a formação cidadã e o exercício da democracia entre os jovens", explica o presidente da Câmara, vereador Wanderley Maduro dos Reis (PV).

Fome Zero: melhor proposta ainda está na gaveta

O ator Will Taha, de São Vicente, quer que a sua sugestão para alavancar o Fome Zero seja efetivamente adotada. Ele deu a idéia em 2003, através do telefone do programa – 0800 7072 003 –, e apesar de ter sido reconhecida pelo próprio Fome Zero como a melhor proposta nacional, até o momento nada foi feito para concretizá-la. 

Para Will, a aplicação de sua idéia poderá amenizar a fome de 40 milhões de brasileiros que não têm o que comer. Ele sugere que o torcedor da primeira, segunda e terceira divisões do futebol leve 1 quilo de alimento não-perecível ao estádio, a cada jogo, e receba um desconto de 1 ou 2 reais das federações.

Chique é ser consciente

A campanha Chique é ser consciente quer conscientizar o mundo da moda e os consumidores a praticarem o consumo consciente e a responsabilidade social. 
"Chique, hoje, não é simplesmente ter coleções e coleções de sapatos, mas ter um closet adequado às necessidades e não ter vergonha de doar o que não se usa", afirma a jornalista Danielle Ferraz, criadora da campanha. 

A linha dos produtos Chique é ser consciente será lançada no 36º Congresso Vegetariano Mundial, marcado para 8 a 14 de novembro, em Florianópolis. O evento tem como patrono o ex-beatle Paul Mc Cartney.