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Edição 127 - Jan/2004

Metrópole

Mourão entrega 2ª etapa da Via Expressa Sul

Realizada com recursos próprios, é a maior obra viária da região

O prefeito Alberto Mourão entregou no dia 9/1/2004 a segunda etapa da Via Expressa Sul, a maior obra viária em andamento na região, que está sendo feita com recursos do Município. O trecho tem cerca de 1,4 km e situa-se entre os bairros Ocian e Mirim. Com a etapa inaugurada em 2003, a Expressa Sul já conta com 6,4 km do projeto de 10 km. A Via Expressa Sul integra o Complexo Viário Xixová, do qual fazem parte a Avenida Ayrton Senna, as rotatórias e viadutos na entrada da Cidade, e que receberam as primeiras intervenções da Prefeitura a partir de 1993.


Prefeito Mourão: Via tem caráter metropolitano
Foto: Jairo Marques/Imprensa-PMPG

O complexo demanda investimentos de R$ 45 milhões, sendo R$ 28 milhões na transformação do Acesso 291 em uma rodovia expressa. Conforme frisou o prefeito, até o momento apenas recursos municipais – cerca de R$ 20 milhões – foram investidos na obra, mas já que se trata de uma obra de caráter regional, pois melhora as condições do movimento de veículos entre a Baixada Santista e o Litoral Sul - sem deixar de ser uma obra complementar à segunda pista da Imigrantes -, a expectativa é conseguir verba do Governo do Estado (em torno R$ 17 milhões), através de repasses do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), para as obras nos trechos dos Bairros Boqueirão à Aviação, e Mirim à Curva do "S".

A Via Expressa Sul está sendo executada pela Camargo Corrêa, vencedora de concorrência pública, em parceria com várias empresas, entre as quais a Termaq Engenharia, que elaborou e executou todos os projetos da obra, desde a infra-estrutura.

Conforme destacou a diretoria da Termaq, foram contratados renomados fornecedores de materiais, equipamentos e serviços. A Gerdau forneceu o aço nervurado usado na armadura de todas as estruturas da obra, nos ramos de acessos, viadutos e pontilhões. A Grama Litoral forneceu toda a grama e executou os serviços de paisagismo, enquanto a Mano Sinal foi responsável por toda a sinalização horizontal das pistas, incluindo faixas orientativas de bordos, eixo de pista, zebradas e de pedestres, ciclovia, utilizando tinta termoplástica de fabricação própria aplicada no asfalto.

"Os benefícios são amplos e demonstram que os gastos realizados foram na verdade efetivos investimentos. Logo, mais empresas vão se fixar ao longo desse corredor, criando empregos e receita para a cidade", enfatizou Mourão. Como as demais passagens sob a pista, as duas inauguradas no trecho Ocian-Mirim receberam nomes de emancipadores de Praia Grande: Arthur Paes Pinto e Heitor Sanches Toschi.
Familiares dos emancipadores receberam réplicas da placa inaugural da obra.


Cuidados na sinalização e no paisagismo
Foto: Jairo Marques/Imprensa-PMPG

Nesta segunda etapa, foram construídas três passagens subterrâneas para veículos e uma passagem exclusiva para pedestres, duas alças de acesso, ciclovias nas duas marginais, além dos serviços de urbanização e iluminação. Das três passagens de veículos, a localizada na altura do Bairro Mirim tem mão dupla, enquanto as outras têm sentido único.

Na altura do retorno do Ocian foi instalado um posto de fiscalização. O prédio, que está sendo administrado pela Secretaria de Serviços Públicos e Trânsito, tem cerca de 64 m² e abriga agentes de trânsito e veículos, como guincho e unidade de apoio. "Centralizaremos os serviços de comunicação e atendimento de ocorrências de trânsito na Via Expressa Sul neste posto. Disponibilizando equipamentos no próprio local, torna-se mais fácil e ágil tomar a medidas cabíveis para atender às emergências que ocorram", explicou o secretário Antonio Freire de Carvalho Filho.

As passagens subterrâneas e as alças de acesso servem para integrar os bairros de Praia Grande. As passagens possibilitam a eliminação das lombadas e dos cruzamentos nos trevos, facilitando a fluidez do trânsito. As avenidas Roberto de Almeida Vinhas e Ministro Marcos Freire, marginais da Via Expressa, já têm sentido único de direção, sendo que o acesso da pista para os bairros e vice-versa se dá por meio de alças e retornos, dentro do chamado "padrão DER", como os já existentes no primeiro trecho.

A Via Expressa Sul terá um total de 20 quilômetros de ciclovia (10 quilômetros em cada lado) e 20 passagens inferiores, das quais três são exclusivas para pedestres. Essas passagens integram as chamadas primeiras e segundas zonas residenciais à terceira zona.