Metrópole
Mourão
entrega 2ª etapa da Via Expressa Sul
Realizada com recursos próprios,
é a maior obra viária da região
O prefeito
Alberto Mourão entregou no dia 9/1/2004 a segunda etapa da Via Expressa
Sul, a maior obra viária em andamento na região, que está
sendo feita com recursos do Município. O trecho tem cerca de 1,4
km e situa-se entre os bairros Ocian e Mirim. Com a etapa inaugurada em
2003, a Expressa Sul já conta com 6,4 km do projeto de 10 km. A
Via Expressa Sul integra o Complexo Viário Xixová, do qual
fazem parte a Avenida Ayrton Senna, as rotatórias e viadutos na
entrada da Cidade, e que receberam as primeiras intervenções
da Prefeitura a partir de 1993.
Prefeito
Mourão: Via tem caráter metropolitano Foto: Jairo
Marques/Imprensa-PMPG
O complexo demanda investimentos
de R$ 45 milhões, sendo R$ 28 milhões na transformação
do Acesso 291 em uma rodovia expressa. Conforme frisou o prefeito, até
o momento apenas recursos municipais – cerca de R$ 20 milhões –
foram investidos na obra, mas já que se trata de uma obra de caráter
regional, pois melhora as condições do movimento de veículos
entre a Baixada Santista e o Litoral Sul - sem deixar de ser uma obra complementar
à segunda pista da Imigrantes -, a expectativa é conseguir
verba do Governo do Estado (em torno R$ 17 milhões), através
de repasses do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias
(Dade), para as obras nos trechos dos Bairros Boqueirão à
Aviação, e Mirim à Curva do "S".
A Via Expressa Sul está sendo
executada pela Camargo Corrêa, vencedora de concorrência pública,
em parceria com várias empresas, entre as quais a Termaq Engenharia,
que elaborou e executou todos os projetos da obra, desde a infra-estrutura.
Conforme destacou a diretoria da
Termaq, foram contratados renomados fornecedores de materiais, equipamentos
e serviços. A Gerdau forneceu o aço nervurado usado na armadura
de todas as estruturas da obra, nos ramos de acessos, viadutos e pontilhões.
A Grama Litoral forneceu toda a grama e executou os serviços de
paisagismo, enquanto a Mano Sinal foi responsável por toda a sinalização
horizontal das pistas, incluindo faixas orientativas de bordos, eixo de
pista, zebradas e de pedestres, ciclovia, utilizando tinta termoplástica
de fabricação própria aplicada no asfalto.
"Os benefícios são
amplos e demonstram que os gastos realizados foram na verdade efetivos
investimentos. Logo, mais empresas vão se fixar ao longo desse corredor,
criando empregos e receita para a cidade", enfatizou Mourão. Como
as demais passagens sob a pista, as duas inauguradas no trecho Ocian-Mirim
receberam nomes de emancipadores de Praia Grande: Arthur Paes Pinto e Heitor
Sanches Toschi. Familiares dos emancipadores receberam
réplicas da placa inaugural da obra.
Cuidados
na sinalização e no paisagismo Foto: Jairo
Marques/Imprensa-PMPG
Nesta segunda etapa, foram construídas
três passagens subterrâneas para veículos e uma passagem
exclusiva para pedestres, duas alças de acesso, ciclovias nas duas
marginais, além dos serviços de urbanização
e iluminação. Das três passagens de veículos,
a localizada na altura do Bairro Mirim tem mão dupla, enquanto as
outras têm sentido único.
Na altura do retorno do Ocian foi
instalado um posto de fiscalização. O prédio, que
está sendo administrado pela Secretaria de Serviços Públicos
e Trânsito, tem cerca de 64 m² e abriga agentes de trânsito
e veículos, como guincho e unidade de apoio. "Centralizaremos os
serviços de comunicação e atendimento de ocorrências
de trânsito na Via Expressa Sul neste posto. Disponibilizando equipamentos
no próprio local, torna-se mais fácil e ágil tomar
a medidas cabíveis para atender às emergências que
ocorram", explicou o secretário Antonio Freire de Carvalho Filho.
As passagens subterrâneas e
as alças de acesso servem para integrar os bairros de Praia Grande.
As passagens possibilitam a eliminação das lombadas e dos
cruzamentos nos trevos, facilitando a fluidez do trânsito. As avenidas
Roberto de Almeida Vinhas e Ministro Marcos Freire, marginais da Via Expressa,
já têm sentido único de direção, sendo
que o acesso da pista para os bairros e vice-versa se dá por meio
de alças e retornos, dentro do chamado "padrão DER", como
os já existentes no primeiro trecho.
A Via Expressa Sul terá um
total de 20 quilômetros de ciclovia (10 quilômetros em cada
lado) e 20 passagens inferiores, das quais três são exclusivas
para pedestres. Essas passagens integram as chamadas primeiras e segundas
zonas residenciais à terceira zona. |