Política
Câmara
de Santos quer melhorar a imagem
"Queremos colaboração
e empenho", disse o presidente Odair Gonzalez
Reconhecimento,
qualificação e valorização dos funcionários.
É sobre esse tripé que a Mesa Diretora pretende resgatar
e melhorar a imagem da Câmara de Santos, de acordo com o presidente
do Legislativo, vereador Odair Gonzalez (PPB). Ao iniciar os trabalhos
de 2003, Gonzalez convocou reunião com os servidores, na Sala Ulysses
Guimarães, na Rua XV de Novembro, 103, no Centro, apresentando os
novos titulares das três diretorias (Administrativa, Legislativa
e de Processamento de Dados) e do Gabinete de Assessoria Técnico-Legislativa
(Gatl).
O encontro contou com a participação
dos vereadores Suely Morgado (PT) e Geonísio Pereira da Aguiar (sem
partido), respectivamente 1º e 2º secretários da Mesa
Diretora. Gonzalez frisou que a Câmara conta com 157 funcionários,
número suficiente para desenvolver um bom trabalho. "Queremos colaboração
e empenho", disse Gonzalez, adiantando que a proposta da Mesa é
capacitar os funcionários para que possam ser melhor remunerados
e realizar tarefas hoje repassadas a empresas contratadas.
Ele também adiantou que a
Reforma Administrativa, cujos estudos se encontram em andamento, não
acabará com direitos dos funcionários e nem envolverá
incorporações, assunto este que não diz respeito ao
legislativo. "Não tenham medo da reforma, pois ela valorizará
e aproveitará o potencial dos funcionários dedicados. O que
queremos é reduzir as diferenças hoje existentes entre o
cargo C-2 e as funções gratificadas, criando símbolos
intermediários, e dar um perfil para a ocupação dos
postos de trabalho".
Suely
Morgado: "Temos que pensar no coletivo"
Foto: Maria
Helena Silva
Já
a vereadora Suely Morgado lembrou que a Câmara é o segundo
poder da Cidade e que os servidores precisam corresponder à confiança
depositada pela sociedade, desenvolvendo um serviço de qualidade.
"A Câmara é uma empresa, que não pode fazer política
de privilégios pessoais. Temos que pensar no coletivo". Ela adiantou
que a reforma administrativa promoverá uma justiça salarial,
dentro da realidade local, sem "nivelar por baixo" e que a Mesa Diretora
está voltada para melhor organizar o trabalho da Câmara.
Durante a reunião, foram apresentados
os novos titulares das diretorias da Câmara e do Gabinete de Assessoria
Técnico-Legislativa (Gatl). Funcionário da Câmara há
20 anos, o economista e advogado Wanderley de Almeida, 44 anos, assumiu
a Diretoria Legislativa. O Diretor Administrativo é Manuel dos Santos
Martins, de 46 anos, técnico em eletrônica há 26 anos,
que atua pela primeira vez no serviço público. Também
novato no serviço público, Renato Lopes dos Santos, 49 anos,
há 28 como administrador de empresa na área comercial, é
o diretor de Processamento de Dados. Advogado formado há 30 anos
e juiz de direito aposentado, Paulo Vaz Pacheco de Castro, 55 anos, responde
pelo Gatl.
Vereadores
discutirão projetos com a CJR
A Comissão
de Justiça e Redação (CJR) da Câmara de Santos
passará a convidar os vereadores para defender suas propostas, quando
houver dúvidas quanto ao aspecto legal do trabalho ou impossibilidade
de emissão de parecer favorável. O objetivo é agilizar
a tramitação dos projetos, requerimentos e demais trabalhos
apresentados, e reduzir as discussões em plenário com a finalidade
de derrubar pareceres contrários às proposituras.
Integrada pelos vereadores Carlos
Mantovani Calejon (PPB) e Cassandra Maroni Nunes (PT) – o terceiro membro,
José Antonio Marques Almeida, o Jama (sem partido), encontra-se
licenciado -, a CJR reúne-se todas as quintas-feiras, a partir das
14h30, no Plenário Ulysses Guimarães. De acordo com Mantovani,
a nova sistemática disciplinará os trabalhos e criará
nos vereadores o hábito de apresentar projetos sem vícios.
No que se refere aos projetos apresentados pelo Executivo, Mantovani disse
que pretende convocar advogados, engenheiros e outros profissionais da
Prefeitura. |