Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed117f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/28/03 23:07:12
Edição 117 - FEV/2003 

Dr. Luiz Carlos Ferraz
Dr. Luiz Carlos Ferraz

Argumentando que a lei especial prevalece sobre a geral, o vice-presidente de Locação do Secovi-SP, Sergio Luiz Abrantes Lembi, defende a plena vigência da Lei 8.245/91, de Locações, que possui dispositivo impondo a validade da garantia até a efetiva devolução do imóvel. O entendimento é que o fiador, em matéria locatícia urbana, não poderá utilizar o benefício previsto no artigo 835 do novo Código Civil ("O fiador poderá exonerar-se da fiança que tiver assinado sem limitação de tempo, sempre que lhe convier, ficando obrigado por todos os efeitos da fiança, durante 60 dias após a notificação do credor"). Segundo o Secovi-SP, o fiador é a garantia utilizada em mais de 60% dos contratos de locação residencial.

O seminário "As Novas Reformas no CPC: Avanços e Retrocessos" acontece no dia 29/3/2003, no Parque Balneário Hotel, em Santos. A coordenação é de Pedro Lenza, mestre e doutorando pela Faculdade de Direito da USP, com exposições de Antônio Carlos Marcato, Carlos Alberto Carmona, Cássio Scarpinella Bueno e Marcus Vinícius Rios Gonçalves. Informações pelo telefone (0**11) 3207.4815.

O novo Código Civil, no que interessa aos profissionais de Contabilidade, é o tema do curso que será realizado no dia 7/3/2003, pela Regional de Santos do Sescon-SP e Aescon-Santos. O curso, das 9 às 18 horas, será ministrado pelo consultor Lourivaldo Lopes da Silva. Inscrições na sede das entidades, na Avenida Conselheiro Nébias, 592, Boqueirão, Santos. Informações pelo telefone (0**13) 3222.4839.
 

Por Juliana Coimbra Ferraz

Os consumidores brasileiros contam agora com um aliado de peso na defesa dos seus interesses. Em 2/2003, em Brasília, o professor Ricardo Morishita, da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, foi empossado como Diretor do Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC). O órgão tem como objetivo potencializar o trabalho dos Procons e das entidades de defesa do consumidor, criando mecanismos de apoio.

O assunto que provocou o maior número de solicitações à Ouvidora Pública da Prefeitura de Santos, em 1/2003, foi desratização, com 269 casos. No total, a Ouvidoria registrou 1.223 ocorrências, além de 446 serviços de informações gerais. O bairro líder em reivindicações foi o Embaré, com 101 pedidos, seguido de Aparecida, com 89; Boqueirão, com 88; Campo Grande, com 76; Gonzaga, com 75, e Ponta da Praia, com 71. Além dos problemas com rato, poda de árvores registrou 107 casos; poluição ambiental, 98, sendo 37 referentes à poluição sonora. A Ouvidoria fica no Paço Municipal, na Praça Mauá, s/nº, telefone 0800.112056.

Segundo pesquisa do Telecheque, em janeiro de 2003 o índice de bons pagadores foi 96,91%, apresentando uma queda de 0,6% em comparação com dezembro/2002 (que ficou em 98,44%), e um acréscimo de 0,3% em relação a janeiro/2002, fixado em 96,60%. Os dados são baseados nas consultas realizadas pelo comércio nacional a sua base de dados. O índice de inadimplência nacional ficou em apenas 2,47% e roubados, 0,62%.

A Prefeitura de Santos possui um canal direto gratuito com o cidadão, através do prefixo 0800, para orientar, encaminhar e prestar informações sobre questões relacionadas à saúde, meio ambiente, trânsito, turismo, entre outros. 

Disque Limpeza - 0800.7708770
Disque-Tour - 0800.173887
Saúde - 0800.100836
SAC-CET - 0800.555102
Criança Urgente - 0800.177766
Meio-ambiente - 0800.7074242/código 17445.
Escreve Ademir Papa, para denunciar o desrespeito ao idoso e a falta de higiene do Carrefour de São Vicente, que no setor de padaria retirou o atendente que servia os pães franceses e colocou uma cesta para que as pessoas se sirvam. Reclamou a diversos órgãos municipais, sem êxito. A situação fere não só o direito individual do sr. Ademir, mas da coletividade de consumidores que utiliza o supermercado e merece ser tratada pelo Ministério Público estadual. Inicialmente, através de um ajustamento de conduta, obrigando o Carrefour a respeitar os consumidores e facilitar especialmente aos idosos.

Cartas para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, Avenida Senador Pinheiro Machado, 22, cj. 22, Vila Mathias, Santos/SP, CEP 11075-000, ou por correio eletrônico.