Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed115i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/24/02 20:22:52
Edição 115 - DEZ/2002 

Construção
Eleva constrói 'Sierra del Rey' no Gonzaga

Residencial reúne conforto e requinte a uma quadra da praia

A Construtora Eleva está concluindo no Bairro do Gonzaga, em Santos, o Edifício Residencial Sierra del Rey. Localizado a uma quadra da praia, na Avenida Bernardino de Campos, 649, o prédio de 21 pavimentos oferece apartamentos projetados com amplo conforto, arquitetura arrojada e uma privilegiada vista para o mar. “Dos andares mais altos é possível contemplar também outros pontos da cidade, até o Porto”, revelaram os responsáveis pela obra, Manuel Dominguez Alvarez e Carlos Dominguez Duarte.

Projeto arquitetônico realçou as formas curvas na fachada (Foto: Sandra Netto)
Com 14.900 m² de área construída, os 21 pavimentos do Residencial Sierra del Rey estão divididos em subsolo, térreo, dois mezaninos, 16 andares-tipo e cobertura. O empreendimento soma 64 apartamentos de dois e três dormitórios, sendo quatro por andar. Construído em parceria com os melhores fornecedores do mercado, o edifício é equipado com dois elevadores da marca Atlas Schindler, com cabinas da linha Abitare, dotados de moderna tecnologia de segurança e velocidade de 90 metros por minuto.

O projeto e a execução das fundações foram realizados pela Brasfond Fundações Especiais. Foi adotado o sistema de estacas escavadas de grande diâmetro, com concreto da Concretex, que dispensa teste de laboratório, moldadas in loco, a profundidade de até 47 metros. Segundo contaram os construtores Alvarez e Duarte, esse processo de fundação não causou impacto nos imóveis da vizinhança, preservando-os de trincas.

Válvulas redutoras de pressão: economia no consumo de água (Foto: Sandra Netto)
O projeto arquitetônico realçou as formas curvas na fachada, aproveitando a esquina das Avenidas Marechal Floriano Peixoto e Bernardino de Campos, Canal 2, o que facilitará o acesso de veículos às garagens. O projeto estrutural foi elaborado pela Engos Engenharia, que também realizou a fiscalização e acompanhamento técnico no andamento da obra. A alvenaria foi feita com os blocos cerâmicos da Cerâmica Treviso, do Grupo Ciciliato. Foram usados blocos nos tamanhos 9x19x19, 11,5x19x29 e 14x19x29, que são normatizados pelo IPT. Os representantes comerciais da cerâmica destacaram que a entrega dos blocos obedeceu pontualmente o cronograma da obra.

A Prohidel Escritório Técnico de Elétrica e Hidráulica fez o projeto de hidráulica e indicou as válvulas redutoras de pressão, que são recomendadas em prédios altos. As válvulas redutoras de pressão foram fornecidas pela Lewasa, e segundo José Leandro Sobrinho, diretor da empresa, elas são utilizadas para regulagem automática de pressão em linhas de água, ar ou qualquer fluído compatível com o seu material de construção. Entre as vantagens do equipamento, Leandro afirma que, além de proteger a tubulação e seus complementos, como válvulas de descarga, torneiras, chuveiros etc., aumentando sua vida útil, ele reduz de forma considerável o consumo de água. A Casa D’Água Materiais Hidráulicos forneceu materiais hidráulicos Tigre e metais da Deca.

A fachada foi revestida com cerâmica das marcas Portobello e Gail, das linhas Prisma Bianco e Gail Castor Flash. A DS forneceu e instalou todos os vidros do prédio, desde as varandas até as áreas de garagem. No hall social, foi colocado cristal verde laminado 4+4. Também foram utilizados vidro tipo fantasia pontilhado incolor 4 mm. Já todas as esquadrias de alumínio, com pintura eletrostática branca, foram fabricadas pela Magenta.

Teto rebaixado com gesso (Foto: Sandra Netto)
Todos os apartamentos serão entregues com piso e azulejo da Portinari. Na cozinha, piso Renassence 30x30 gr, azulejo Roman 30x30 wh, e na sala piso Positano 44x44 wh com faixa. Já nos banheiros sociais, azulejo 25x33 sgn e piso 33x33 dgn da linha Monte Carlo. Os corredores e áreas comuns receberam Porcelanato Portinari Pietra Tenno-be Lapado.

O trabalho em gesso foi todo executado pela Gesso Lupa. No hall social e salão de festa o teto foi rebaixado para receber iluminação indireta. Já nos apartamentos, nas cozinhas, salas, corredores e banheiros foram aplicadas molduras de acabamento. As portas foram equipadas com fechaduras e acessórios da La Fonte, da linha Classic, modelo 505.

As unidades de dois dormitórios possuem 109,73 m² de área útil e contam com uma suíte, espaço de empregada reversível, demais dependências, duas varandas e duas vagas na garagem. Já os apartamentos de três dormitórios têm 140,38 m² de área útil e também contam com uma suíte, espaço de empregada reversível, demais dependências, e varanda conjugada entre um dos quartos e a sala. O comprador desse modelo de unidade pode ainda optar por duas, três ou quatro vagas na garagem, sendo que poderá optar por fechada. Como diferencial do empreendimento, os adquirentes dos apartamentos do primeiro andar são beneficiados com um amplo quintal privativo.

Conforme destacaram Alvarez e Duarte, todas as coberturas são triplex e possuem uma vista magnífica. No primeiro andar, ficam as áreas íntimas; no segundo, o salão de festas com churrasqueira, cujo piso recebeu Porcelanato rústico da Eliane. No terceiro andar, ficam a piscina e o solarium.

A área de lazer do prédio localiza-se no andar térreo e conta com salão de festas, churrasqueira e playground. Para garantir a segurança dos futuros condôminos, o edifício terá circuito fechado de TV e escada protegida, onde haverá uma anticâmara com dutos de exaustão e respiração, que evitam que a fumaça invada a escadaria, em caso de incêndio. Os apartamentos custam a partir de R$ 190 mil e 270 mil, com financiamento direto com a construtora, em até 36 meses.

21 pavimentos, divididos em subsolo, térreo, dois mezaninos, 16 andares-tipo e cobertura (Foto: Sandra Netto)