Mercado
Sûr - Thyssen Sûr - ThyssenKrupp:
uma trajetória de sucesso
O diferencial está na
equipe formada por pessoas comprometidas com os ideais da empresa, alicerçados
na satisfação do cliente
"A mudança
da imagem corporativa da Thyssen Sûr representa o amadurecimento
da empresa nesta fase de internacionalização, após
a fusão com a ThyssenKrupp”. A avaliação é
de Walter Aumond, Gerente de Desenvolvimento de Pessoas
e Qualidade em Serviços, e um dos mais respeitados colaboradores
da empresa, cuja trajetória ele acompanha há anos sempre
com um olhar crítico e atento. Na essência, completa ele,
“estamos concretizando este processo histórico e cultural com o
propósito de inserção da empresa no mercado mundial”.
Quais são as conseqüências
práticas deste processo? “O foco estratégico da empresa –
alicerçado na excelência em serviços e na satisfação
dos clientes – continua sendo a mola mestra que faz a empresa pulsar. Só
que agora direcionado para uma visão de mercado mais ampla”, destaca
Walter.
A
explicação, segundo ele, está na própria história
da empresa, com suas crenças e valores que fazem parte da sua cultura.
“Da pequena fábrica de relógios de ponto fundada em 1945,
no Rio Grande do Sul, até a multinacional de hoje, muita coisa mudou,
mas, na essência, a empresa ainda cultiva os mesmos princípios
enraizados na sua história”, afirma.
Em busca de produtividade e qualidade,
a empresa possui a marca da criatividade, da determinação
e da capacidade permanente para enfrentar desafios e superá-los.
“Foi com esse espírito que
a Sûr, de uma pequena empresa artesanal que produzia de dois a três
elevadores por mês, chegou ao final da década de 90 com a
imagem de uma empresa moderna, que descentraliza decisões em unidades
de negócios, além de apostar no planejamento estratégico,
na gestão participativa e na distribuição de resultados”,
conclui.
Novos desafios - O mesmo espírito
empreendedor prevaleceu quando a empresa decidiu firmar uma “aliança
estratégica” com a ThyssenKrupp, em resposta aos novos desafios
impostos pela economia globalizada. “Hoje, passados dois anos e meio, podemos
afirmar que o processo de fusão foi vantajoso para clientes, funcionários
e fornecedores”, afirma Paulo Ronei Reali, diretor comercial e de Mercadologia.
Em 2001, a empresa fechou o ano com
faturamento de R$ 200 milhões e 31% de participação
no mercado. A produção acompanhou o crescimento e alcançou
3 mil elevadores/ano. O êxito alcançado impulsionou a ThyssenKrupp
a dar mais um passo para consolidar sua atuação na América
Latina. No final de 2001, a multinacional alemã adquiriu as operações
da Kone no Brasil, Argentina e Venezuela.
Para Paulo, a empresa sai ainda mais
fortalecida deste processo. “Ampliamos nossa atuação na área
de serviços e fortalecemos nossa participação no mercado.
Neste sentido, a mudança da razão social para ThyssenKrupp
Elevadores, além do alinhamento com a matriz da Alemanha, faz-se
necessária com o propósito de integrar os negócios
no setor de elevadores, escadas e esteiras rolantes e fingers para
aeroportos no mercado nacional”.
Os negócios na área
de elevadores, um dos negócios centrais da controladora ThyssenKrupp,
representam 3,5 bilhões de euros em vendas/ano. Com este desempenho,
a ThyssenKrupp Elevadores está entre as três líderes
mundiais do setor e aposta no mercado latino-americano para alcançar
a liderança mundial.
Nossa
nova marca
(comunicado
divulgado pelo grupo)
|
Comunicamos
a todos os nossos clientes que estamos mudando o nome da nossa empresa
de Thyssen Sûr Elevadores e Tecnologia para ThyssenKrupp Elevadores.
Esta decisão tem como objetivo unificar a imagem corporativa do
Grupo ThyssenKrupp, holding de origem alemã que atua em diferentes
setores da economia mundial e controla o capital desta empresa.
Processo semelhante
foi realizado em outras empresas da Europa e demais países onde
o Grupo está presente. Em especial, aqui no Brasil, esta mudança
também se faz necessária após a aquisição
das operações da Kone, no final de 2001, com o propósito
de integrar os negócios no setor de elevação – elevadores,
escadas, esteiras rolantes e passarelas para aeroportos – no mercado nacional.
Na prática,
estamos juntando esforços com o objetivo de melhor atender os nossos
clientes. Neste sentido, a ThyssenKrupp Elevadores já nasce com
grandes desafios pela frente. Mas, com uma vantagem: já traz de
herança, além do nome mundialmente conhecido, o reconhecimento
do mercado conquistado pela atuação diferenciada junto aos
nossos clientes, onde buscamos sempre oferecer a excelência em produtos
e serviços. Por tudo isso, estamos otimistas e certos de que podemos
contar com a sua compreensão e colaboração.
Da nossa parte,
reafirmamos o compromisso em cada vez mais aprimorar nossa atuação,
com a mesma equipe, os mesmos princípios e valores que fizeram da
Thyssen Sûr Elevadores, nos últimos dois anos e meio, uma
das maiores empresas do seu setor. |
|