Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed103c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/23/01 10:52:57
Edição 103 - DEZ/2001 

Ambiente

Riviera garante praia limpa no Verão

Processo inédito de tratamento de esgotos demonstra que é possível manter a praia limpa durante o verão

Empreendimento modelo na área ambiental, a Riviera de São Lourenço, localizada em Bertioga/SP, está garantindo mais um verão de praia limpa com seu sistema - inédito no País e na América do Sul - para tratamento de esgotos: o Tratamento Primário Avançado (TPA), implantado em 2000 com suporte técnico do Massachussets Institute of Technology (MIT), dos EUA.

Vista parcial da Riviera, no município de Bertioga
A Riviera é realizada pela Construtora Sobloco e constitui o maior e mais moderno projeto de desenvolvimento urbano do país. Do planejamento aos cuidados na sua implantação, o empreendimento virou referência para novos projetos de ocupação urbana.

Durante o ano, cerca de 3.000 pessoas moram na Riviera. Nos finais de semana, esta população sobe para aproximadamente 10 mil pessoas. Nas férias e feriados, a população triplica. Lidar com esta variação de população, foi sempre o grande desafio para a implantação de um sistema de tratamento de esgotos economicamente viável e tecnicamente eficaz. A Riviera provou que isso é possível com a performance do TAP (ou CEPT - Chemical Enhanced Primary Treatment), também implantado com sucesso em cidades turísticas como San Diego e Cidade do México.

Processo - O novo sistema consiste na adição de um acelerador químico para a floculação e decantação dos sólidos em suspensão e vem se somar ao sistema já existente no empreendimento composto por lagoas de estabilização (anaeróbia e facultativas). Com isso, o resultado é uma elevação na eficiência do tratamento dos efluentes e ainda a diminuição do odor exalado na área da Estação de Tratamento.

Depois de tratado pelo acelerador químico, os efluxos são analisados na saída pelo Laboratório de Controle Ambiental da Riviera, mantido pela Sociedade Amigos local, entidade que é responsável ainda pela operação das estações de tratamento de água e de esgoto.

De acordo com o coordenador da Sobloco, Artur Richter, ao adotar o TAP, a Riviera evitou a ampliação do sistema de lagoas, preservando enorme área verde. A área utilizada seria de cerca de 20 mil metros quadrados e essas lagoas ficariam praticamente ociosas durante a maior parte do ano, uma vez que o pico de demanda de ocupação no empreendimento é registrado no fim do ano e no Carnaval. 

Para o diretor técnico da Sobloco, engenheiro Cyro Boccuzzi, a performance do TPA será vital para manter a balneabilidade da praia da Riviera sempre em níveis excelentes no próximo verão, a exemplo do mesmo período no ano anterior.