Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed097d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/02/01 20:28:34
Edição 097 - JUN/2001 

Metrópole

Ajuste no sistema garante energia 

Para viabilizar o Mendes Convention Center, a Construtora Miramar, do Grupo Mendes, contratou empresas com as quais executou inúmeras obras, premiando a parceria e mantendo a qualidade dos produtos utilizados e serviços prestados.

Totalizando 24 mil metros quadrados de construção, o Mendes Convention Center está localizado na Avenida Francisco Glicério, entre as Avenidas Ana Costa e Bernardino de Campos, Canal 2, próximo ao Gonzaga, em Santos/SP. Possui três pisos, sendo que no térreo, além de estacionamento para 900 vagas, funcionarão o pavilhão de exposições e um complexo de lazer e alimentação. No mezanino, salas de conferência/apoio, e discoteca/restaurante. E no piso superior, o auditório principal, com 3.500 metros quadrados, capacidade para 4.195 lugares – denominado Via Láctea -, que através de divisórias modulares pode ser transformado em auditórios de dimensões variadas e nomes como Sol, Saturno, Urano, Netuno, Júpiter, Terra, Vênus, Marte, Mercúrio, Plutão e Lua.

Com a crise energética, as soluções adotadas afastam a possibilidade de qualquer imprevisto. O empreendimento está abastecido por dois grupos geradores, cada um de 450 kVA. A finalidade é abastecer 100% o pavilhão de exposições, durante a realização desse tipo de evento, e todo o sistema de energia de emergência, que corresponde a 50% da parte do centro de convenções. Com os equipamentos, a demanda contratada junto à concessionária é relativamente pequena ao que o empreendimento necessitaria, o que significa total segurança durante a realização de eventos.

O piso, tipo industrial, foi executado pela Ábaco. Armado com tela dupla, possui dutos subterrâneos
Flexibilidade - O sistema é flexível, e se eventualmente estiver sendo realizada exposição, é possível abastecer 100% do sistema de iluminação da parte do centro de convenções, através dos grupos geradores. Mesmo numa situação de o empreendimento totalmente ocupado, com exposição e convenção, as projeções indicam cobertura total pelo sistema instalado.

A estrutura, contudo, só previa um grupo gerador de 450 kVA para abastecimento básico e, nos eventos maiores, seriam locados equipamentos. Em vista da situação energética do País foi adquirido outro grupo gerador, cujo valor ficou cerca de 150% acima do que havia sido pago pelo primeiro, num período de um mês entre as aquisições.

No caso da refrigeração do ar todo, será produzida água gelada durante a noite, ou seja, nos períodos de consumo baixo, para ficar armazenada em tanque de 700 metros cúbicos. Assim, durante a realização de evento, o único consumo de energia será em função dos distribuidores de ar, fan coils, que têm baixo consumo.

Para o sistema de comunicação, foi implantada uma central telefônica com 600 ramais analógicos e 24 digitais. O sistema permite que a programação de acordo com as necessidades de cada usuário dos boxes do pavilhão de exposições, sendo automaticamente tarifado nos moldes de uma concessionária telefônica.

O Mendes Convention Center foi construído com concreto fornecido pela Concretex, com a estrutura moldada in loco, consumindo aproximadamente 5.500 metros cúbicos de concreto e 750 toneladas de aço Belgo 50 da Siderúrgica Belgo Mineira. A vedação foi feita com bloco estrutural da Itauara. O pavilhão de exposições tem um piso em concreto, no qual foram utilizados mais de 1.500 metros cúbicos de concreto. O piso é do tipo industrial e foi executado pela Ábaco. É armado com tela dupla e possui dutos subterrâneos, permitindo a interligação com os estandes. O resultado é um pavilhão totalmente limpo, sem qualquer instalação primária aparente, para alimentação de energia, comunicações, esgoto, água, ar comprimido etc.

O piso exigiu um tratamento especial. Depois de concretado, foi desempenado e sarrafiado com régua vibratória, através de equipamento próprio. Com o concreto pronto, adotou-se um processo de cura úmida, com o lançamento de lonas molhadas sobre as faixas de concreto. O processo durou de 10 a 12 dias é deu perfeita homogeneidade ao concreto. Após a retirada das lonas, com o piso seco, foi feita lavagem e aplicada resina à base de silicato, dando um acabamento brilhante e protegendo o concreto de abrasão e desgaste.

Cobertura tem estrutura espacial, para os grandes vãos do pavilhão de exposições, de até 36 metros lineares
Maior cobertura - A cobertura tem estrutura espacial, ideal para vencer grandes vãos. No pavilhão de exposições há vãos de até 36 metros lineares. Na Baixada Santista não se tem conhecimento de uma área de cobertura dessa grandeza. No total, são 15 mil metros quadrados de cobertura, incluindo a área que corresponde ao pavilhão de exposições, com 9.560 metros quadrados (totalmente desimpedida) e as outras áreas, onde há lajes intermediárias e alguns pilares.

No transporte vertical, foi adotado o novo modelo de elevadores da Thysen Sür, com sistema pneumático, que elimina a casa de máquinas. As escadas rolantes são do mesmo fabricante.

Cuidado especial foi adotado no isolamento acústico do Centro de Convenções, implantando pela empresa Resound, especializada em projetos e execução de tratamentos acústicos para obras de médio e grande porte. O objetivo foi obter uma perfeita estanqueidade de som durante os eventos. Além do isolamento à base de lã de vidro jateada no forro de gesso, a Resound instalou divisórias móveis acústicas, portas acústicas de acordo com as necessidades dos ambientes.

Quanto a alguns detalhes do acabamento, na entrada principal foi utilizado granito fornecido pela Marmoraria Santista. Já a fachada é toda em pele de vidro, com as portas de vidro temperado da entrada fornecidas pela DS Vidros, que também comercializou e instalou os espelhos bisoteaux dos banheiros. Os materiais elétricos, em especial os de baixo consumo de energia, foram fornecidos pela Casa Nogueira.

“A tecnologia construtiva utilizada no Mendes Convention Center está lado a lado com as mais modernas adotadas nos principais centros de convenções de São Paulo e da América Latina”, resume o empresário Armênio Mendes, ao destacar que, para a escolha dos fornecedores, foi dada preferência às empresas que tradicionalmente trabalham com o Grupo Mendes, consideradas parceiras, voltadas para a prestação de um serviço com qualidade. (LCF)

Veja mais:
Alavancar o turismo de negócios
Novo pavilhão e centro de convenções