Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed091o.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/10/00 19:28:00
Edição 091 - NOV/2000 

Promoção

Estudantes premiados em concurso internacional

Projeto vencedor atende a um assentamento rural do MST na região de Itapetininga, interior de São Paulo

Uma proposta desenvolvida por estudantes e recém-formados da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP foi premiada no concurso World Millenniun Environmental Design Competition, promovido pelo World Congress on Environmental Design for the New Millenium, realizado em Seul, capital da Coréia. Os estudantes participaram do Congresso com o patrocínio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Classificado em 3º lugar entre centenas de inscritos do mundo inteiro, o projeto atende a um assentamento rural do MST na região de Itapetininga, interior de São Paulo, e aborda desde as estratégias de uso do solo para a agricultura até o planejamento da vila rural e das residências e demais edifícios a serem construídos no local. 

Preocupação do grupo foi aplicar no projeto as tecnologias ambientalmente adequadas
As construções serão feitas com tijolos de solo-cimento, uma técnica construtiva durável e econômica, além de ser ecologicamente correta, já que a fabricação desses tijolos dispensa a etapa de “queima”, evitando a destruição de centenas de árvores. Além dos ganhos ambientais, as construções de solo-cimento permitirão o aproveitamento da mão-de-obra local, que será treinada e acompanhada por técnicos da ABCP. Para a entidade, esse trabalho permitirá o desenvolvimento de pesquisas sobre a técnica do solo-cimento e estimulará a organização de outros mutirões para o enfrentamento do problema habitacional no país.

Segundo Andréa Urushima, da equipe premiada, a principal preocupação do grupo foi aplicar no projeto as tecnologias ambientalmente adequadas, como a reciclagem de água, a conservação de energia ou a utilização dos resíduos orgânicos na geração de energia e fertilização do solo. Além de Andréa, a equipe é formada por Ana Paula do Val, Bruno Nogueira, Daniela Motisuke e Márcio Ishibashi, com orientação dos professores Joana Carla Gonçalves e Reginaldo Ronconi.