Eleições 2000
Guerra na telinha
Pouco
se importando com as restrições impostas pela legislação
eleitoral, os candidatos continuam a emporcalhar as vias públicas,
revelando estratégicas milionárias e suspeitas, na propaganda
aos pleitos municipais para prefeito, vice-prefeito e vereador. Faltando
um mês para as eleições de 1º de outubro, a disputa
pega fogo no horário gratuito da televisão e rádio,
com a troca de acusações e denúncias, além
de uma guerra que altera o foco político para a seara jurídica,
com ações cruzadas visando intimidar e restringir o tempo
da propaganda do partido ou coligação adversária.
Há quem entenda que o abuso
de alguns candidatos, com promessas impossíveis, caracteriza-se
como propaganda enganosa, passível de enquadramento no Código
de Defesa do Consumidor. Afinal, os candidatos se apresentam como produtos
e o objetivo parece ser ludibriar o consumidor, no caso, o eleitor.
Assim, o que poderia ser uma grande
oportunidade de esclarecer pontos programáticos, serve tão-somente
para demonstrar o despreparo da maioria dos candidatos à prática
democrática. |