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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/08/00 23:19:14
Edição 088 - AGO/2000 

Eleições 2000

Guerra na telinha

Pouco se importando com as restrições impostas pela legislação eleitoral, os candidatos continuam a emporcalhar as vias públicas, revelando estratégicas milionárias e suspeitas, na propaganda aos pleitos municipais para prefeito, vice-prefeito e vereador. Faltando um mês para as eleições de 1º de outubro, a disputa pega fogo no horário gratuito da televisão e rádio, com a troca de acusações e denúncias, além de uma guerra que altera o foco político para a seara jurídica, com ações cruzadas visando intimidar e restringir o tempo da propaganda do partido ou coligação adversária.

Há quem entenda que o abuso de alguns candidatos, com promessas impossíveis, caracteriza-se como propaganda enganosa, passível de enquadramento no Código de Defesa do Consumidor. Afinal, os candidatos se apresentam como produtos e o objetivo parece ser ludibriar o consumidor, no caso, o eleitor.

Assim, o que poderia ser uma grande oportunidade de esclarecer pontos programáticos, serve tão-somente para demonstrar o despreparo da maioria dos candidatos à prática democrática.