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HISTÓRIAS E LENDAS DE PRAIA GRANDE - TRENS
Antigas estações ferroviárias: B. Flórida

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A história desta estação foi assim registrada por Ralph Mennucci Giesbrecht no site Estações Ferroviárias do Brasil (atualização: 22/12/2012. Acesso: 14/5/2013):


Imagem: reprodução parcial da matéria original

E. F. Sorocabana (c.1946-1971) - Fepasa (1971-1998)

Balneário Flórida (antiga Parada Dias)

Município de Praia Grande, SP

Ramal de Juquiá - km 124,335

SP-0878

Inauguração: c. 1946

com trilhos

Uso atual: abandonada

Data de construção do prédio atual: n/d

HISTÓRICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte.

O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de fertilizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos.

A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.

A ESTAÇÃO: A parada de Balneário Florida teria sido inaugurada em 1946 ou provavelmente logo após, pela Sorocabana, se confiarmos no que a propaganda de loteamento do balneário com esse nome conta em sua propaganda de lançamento, publicada pela Folha da Manhã em 20 de janeiro de 1946: "Construção de plataforma de estação própria, na E. F. Sorocabana, onde atualmente existe a Parada Dias, na linha Santos-Itanhaém" - ver figura abaixo.

Por esta afirmação sabemos também que havia no mesmo local uma outra parada, de nome Parada Dias; o que foi construído, no entanto, no local, depois disso, não foi uma estação, mas uma plataforma com cobertura, que ficava ao lado da SP-55, no seu km 299. Era uma parada que aparecia nos relatórios da Sorocabana. A placa, pendurada até cerca de 1997, já foi removida.

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Marcos Nóbrega; Folha da Manhã, 1946; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1930-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)


Propaganda publicada na Folha da Manhã (atualmente Folha de S. Paulo) em 20 de janeiro de 1946, anunciando o lançamento do Balneário Florida. Pelo que conheço da lá, nem tudo foi cumprido, nem a construção de uma estação real...

Imagem: reprodução, Folha da Manhã, domingo, 20 de janeiro de 1946, página 1/3º caderno, publicada com a matéria

 


A parada abandonada, em 18 de fevereiro de 1998

Foto: Ralph M. Giesbrecht, publicada com a matéria

 


A parada perdeu as telhas e um dos postes em 19 de setembro de 2008

Foto: Marcos Nóbrega, publicada com a matéria

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