GUARUJÁ
Estatísticas (1) - Seade
Nos primeiros anos do século XXI, começou a ser apurado pela Fundação Seade o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), complementado pelo Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), que esta entidade apresenta em suas páginas
Web na Internet. O IPRS 2012, trabalhando com dados até 2010, apresenta nova metodologia, que altera os números referentes a
2008 e impede comparações retrospectivas:
Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)
Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) |
Guarujá - IPRS 2012 (dados de 2010)
(consulta site Seade em 20/9/2014 - cidade 3518701):
Síntese
Nas edições de 2008 e 2010 do IPRS, Guarujá classificou-se no Grupo 2, que agrega os municípios bem posicionados na dimensão riqueza, mas com deficiência em
pelo menos um dos indicadores sociais.
O município teve seus indicadores agregados de riqueza e escolaridade crescentes, em oposição à queda na longevidade. Em termos de dimensões sociais, os níveis de longevidade e de escolaridade estão abaixo da média do Estado.
Riqueza
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2008-2010:
– o consumo anual de energia elétrica por ligação no comércio, na agricultura e nos serviços variou de 30,8 MWh para 24,8 MWh ;
– o consumo de energia elétrica por ligação residencial elevou-se de 3,6 MWh para 3,8 MWh ;
– o rendimento médio do emprego formal variou de R$ 1.747 para R$ 1.726;
– o valor adicionado per capita aumentou de R$ 5.954 para R$ 7.131.
Guarujá acrescentou pontos nesse escore no período, sendo superior à média estadual. A despeito desse desempenho favorável, o município perdeu posições no ranking dessa dimensão.
Longevidade
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2008-2010:
– a taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos) cresceu de 17,2 para 20,0;
– a taxa de mortalidade perinatal (por mil nascidos) aumentou de 17,6 para 19,0;
– a taxa de mortalidade das pessoas de 15 a 39 anos (por mil habitantes) elevou-se de 1,7 para 1,8;
– a taxa de mortalidade das pessoas de 60 a 69 anos (por mil habitantes) variou de 21,3 para 20,7.
Guarujá reduziu seu escore nesta dimensão, situa-se abaixo do nível médio estadual, e retrocedeu nesse ranking.
Escolaridade
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2008-2010:
– a taxa de atendimento escolar de crianças de 4 a 5 anos cresceu de 53,5% para 66,9%;
– a média da proporção de alunos da rede pública, que atingiram o nível adequado nas provas de português e matemática (5º ano do ensino fundamental) cresceu de 22,7% para 31,7%;
– a média da proporção de alunos da rede pública, que atingiram o nível adequado nas provas de português e matemática (9º ano do ensino fundamental) cresceu de 10,5% para 15,0%;
– o percentual de alunos com atraso escolar no ensino médio variou de 24,8% para 24,5%.
Guarujá somou pontos nesse escore. Entretanto, está abaixo da média estadual e piorou sua colocação nesse ranking no período.
Indicadores - 2010 (IPRS-2012) |
População total 2010 [1] |
290.526 |
Índice de envelhecimento [2] – 2010 (em %) |
37,77 |
Taxa de fecundidade geral [3] – 2010 (por mil mulheres entre 15 e 49 anos) |
54,04 |
Produto Interno Bruto [4] – 2009 (em milhões de reais) |
3.429,10 |
Produto Interno Bruto per capita [5] – 2009 (em reais) |
11.131 |
Características de política municipal de drenagem urbana |
Existência de Plano Diretor de drenagem urbana/manejo de águas pluviais |
Não, o plano está em elaboração |
Existência de Plano Diretor com diretrizes relativas à drenagem urbana |
Sim, o Plano Diretor está regulamentado |
Existência de Plano Municipal de saneamento básico com ações relativas à drenagem urbana |
Não |
Existência de órgão ou unidade da administração direta municipal responsável pela manutenção do sistema de drenagem urbana |
Sim |
Existência de cadastro da rede de drenagem urbana |
Sim |
Existência de mapeamento das áreas do município com risco de inundações ou deslizamentos |
Sim |
Existência de plano de ação emergencial para os problemas causados por chuvas |
Sim |
Utilização pela Prefeitura de informações pluviométricas ou meteorológicas para monitoramento de chuvas |
Sim |
Utilização pela Prefeitura de informações fluviométricas ou hidrológicas para monitoramento de cursos d´água |
Sim |
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; Fundação Seade.
1. População projetada pela Fundação Seade.
2. Número de pessoas de 65 anos ou mais para cada 100 pessoas menores de 15 anos de idade.
3. Número de nascidos vivos para cada 1.000 mulheres em idade fértil (15 a 49 anos).
4. O PIB do município é estimado somando os impostos ao VA total.
5. O PIB per capita foi calculado utilizando a população estimada pelo IBGE.
Nota: ND = não disponível. |
Vulnerabilidade (IPVS)
Município de Guarujá
O Município de Guarujá, que integra a Região Metropolitana da Baixada Santista, possuía, em 2010, 284.954 habitantes. A análise das condições de vida de seus habitantes mostra que a renda domiciliar média era de R$ 2.024,
sendo que em 21,2% dos domicílios não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Em relação aos indicadores demográficos, a idade média dos chefes de domicílios era de 46 anos e aqueles com menos de 30 anos representavam 14,9% do total.
Dentre as mulheres responsáveis pelo domicílio 16,0% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 9,0% do total da população.
Os sete grupos do IPVS resumem as situações de maior ou menor vulnerabilidade às quais a população se encontra exposta, a partir de um gradiente das condições socioeconômicas e do perfil demográfico. As características desses grupos, no município
de Guarujá, são apresentadas a seguir.
Os grupos de vulnerabilidade social
O Grupo 1 (baixíssima vulnerabilidade): 1.691 pessoas (0,6% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o rendimento nominal
médio dos domicílios era de R$ 8.407 e em 3,2% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 49 anos e aqueles com menos de 30
anos representavam 11,3%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 17,0% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 4,8% do total da população desse grupo.
O Grupo 2 (vulnerabilidade muito baixa): 86.374 pessoas (30,3% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o rendimento
nominal médio dos domicílios era de R$ 2.733 e em 10,6% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 49 anos e aqueles com
menos de 30 anos representavam 9,9%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 9,6% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 7,1% do total da população desse grupo.
O Grupo 3 (vulnerabilidade baixa): 31.842 pessoas (11,2% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o rendimento nominal
médio dos domicílios era de R$ 2.166 e em 16,2% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 42 anos e aqueles com menos de 30
anos representavam 20,7%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 23,5% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 9,2% do total da população desse grupo.
O Grupo 4 (vulnerabilidade média - setores urbanos): 82.475 pessoas (28,9% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o
rendimento nominal médio dos domicílios era de R$ 1.718 e em 21,9% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 47 anos e
aqueles com menos de 30 anos representavam 11,2%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 9,8% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 8,7% do total da população desse grupo.
O Grupo 5 (vulnerabilidade alta - setores urbanos): 18.497 pessoas (6,5% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o
rendimento nominal médio dos domicílios era de R$ 1.411 e em 31,7% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 41 anos e
aqueles com menos de 30 anos representavam 22,3%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 23,6% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 11,7% do total da população desse grupo.
O Grupo 6 (vulnerabilidade muito alta - aglomerados subnormais): 64.075 pessoas (22,5% do total). No espaço ocupado por esses setores
censitários, o rendimento nominal médio dos domicílios era de R$ 1.214 e em 37,0% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de
41 anos e aqueles com menos de 30 anos representavam 22,3%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 23,9% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 11,1% do total da população desse grupo. |
Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) |
Guarujá - IPRS 2010 (dados de 2008) (consulta site Seade em 4/6/2011):
Nas edições de 2006 e 2008 do IPRS,
Guarujá classificou-se no Grupo 2, que agrega os municípios bem posicionados na dimensão riqueza, mas com deficiência em pelo menos um dos indicadores sociais.
Síntese
No âmbito do IPRS, o município registrou avanços em todos os indicadores. Em termos de dimensões sociais, os níveis de longevidade e de escolaridade ficaram abaixo da média do Estado.
Riqueza
Guarujá ocupou as seguintes posições no ranking de riqueza:
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2006-2008:
• o consumo anual de energia elétrica por ligação no comércio, na agricultura e nos serviços variou de 25,5 MW para 30,8 MW;
• o consumo de energia elétrica por ligação residencial variou de 3,5 MW para 3,6 MW;
• o rendimento médio do emprego formal elevou-se de R$ 1.419 para R$ 1.490;
• o valor adicionado per capita aumentou de R$ 4.860 para R$ 5.156.
Guarujá acrescentou dois pontos nesse escore no período, mantendo-se acima da média estadual. A despeito desse desempenho favorável, perdeu duas posições no ranking dessa dimensão, pois
outros municípios melhoraram mais intensamente.
Longevidade
Guarujá ocupou as seguintes posições no ranking de longevidade:
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2006-2008:
• a taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos) manteve-se em 17,2;
• a taxa de mortalidade perinatal (por mil nascidos) reduziu-se de 20,5 para 17,6;
• a taxa de mortalidade das pessoas de 15 a 39 anos (por mil habitantes) decresceu de 1,7 para 1,5;
• a taxa de mortalidade das pessoas com 60 anos e mais (por mil habitantes) variou de 40,1 para 37,9.
Guarujá realizou avanços nesta dimensão, somando três pontos no escore, mas permaneceu abaixo da média estadual. Com esse desempenho, o município conquistou várias posições no ranking.
Escolaridade
Guarujá ocupou as seguintes posições no ranking de escolaridade:
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2006-2008:
• a proporção de pessoas de 15 a 17 anos que concluíram o ensino fundamental variou de 56,0% para 61,0%;
• o porcentual de pessoas de 15 a 17 anos com pelo menos quatro anos de estudo manteve-se em 99,9%;
• a proporção de pessoas de 18 a 19 anos com ensino médio completo cresceu de 37,2% para 39,7%;
• a taxa de atendimento à pré-escola entre as crianças de 5 a 6 anos variou de 73,4% para 70,9%.
Guarujá somou três pontos nesse escore. Entretanto, permaneceu abaixo da média estadual e piorou sua colocação no ranking no período.
Informações Referentes ao Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS)
2010 |
População total em 2008 (habitantes) [1] |
307.255 |
População total em 2020 (habitantes) [1] |
361.407 |
Índice de envelhecimento – 2008 (número de pessoas de 0 a 14 anos para cada 100 pessoas com 60 anos e mais) |
324,4 |
Índice de envelhecimento – 2020 (número de pessoas de 0 a 14 anos para cada 100 pessoas com 60 anos e mais) |
169,5 |
Produto Interno Bruto [2] - 2007 (em milhões de reais) |
2.902,31 |
Produto Interno Bruto per capita [3] - 2007 (em reais) |
9.800 |
Gestão municipal da atenção às pessoas com deficiência |
|
Existência de órgão gestor das ações voltadas para a pessoa com deficiência |
Órgão exclusivo |
Existência de cadastro de pessoas com deficiência |
Não |
Existência de cadastro de entidades voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência |
Sim |
Participação da sociedade na gestão municipal da atenção às pessoas com deficiência |
|
Existência de conselho municipal da pessoa com deficiência [4] |
Conselho Consultivo |
Política e ações municipais de acessibilidade às pessoas com deficiência |
|
Existência de comissão permanente de acessibilidade |
Sim |
Existência de plano municipal de acessibilidade da pessoa com deficiência |
Sim, e está em vigor |
Existência de ações municipais para tornar edifícios municipais acessíveis a pessoas com deficiência |
Sim |
Existência de transporte público municipal [5] para alunos da rede municipal com deficiência |
Sim |
Existência de transporte público municipal [6] |
Sim |
Existência de transporte público municipal com veículos acessíveis [7] às pessoas com deficiência |
Sim |
Fonte: IBGE. Fundação Seade.
1. População projetada pela Fundação Seade.
2. É estimado com o valor adicionado, total, menos o dummy financeiro, mais os impostos.
3. População total disponibilizada pelo IBGE, para possibilitar a comparação entre os municípios brasileiros.
4. Conselho Consultivo: seus integrantes apenas emitem pareceres, indicam ações ou políticas. Conselho Deliberativo: tem o poder
efetivo de decidir ou resolver sobre a implantação e administração de recursos. Conselho Fiscalizador: detém o poder de fiscalizar a implementação e o funcionamento de políticas e/ou a administração de recursos. Conselho Normativo: pode
estabelecer normas e diretrizes para as políticas ou administração de recursos.
5. Conveniado ou não, com exclusividade ou não para pessoas com deficiência e na área urbana ou rural.
6. Empresas de ônibus em operação ou linhas urbanas ou rurais exploradas pelas prefeituras.
7. Com equipamento como escada escamoteável ou plataforma. |
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Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) |
Guarujá - dados de 2002
(consulta site Seade em 28/1/2011):
Guarujá manteve-se no Grupo 2 do IPRS nas edições de 2000 e 2002, que reúne os municípios com altos níveis de riqueza, mas pelo menos um dos indicadores de longevidade ou escolaridade insatisfatório. Essas duas dimensões ficaram abaixo da média
estadual, enquanto o indicador de riqueza permaneceu entre os dez melhores do Estado.
Riqueza: aumento no consumo anual de energia no comércio e nos serviços
Guarujá ocupou as seguintes posições no ranking de riqueza:
2000 – 6ª
2002 – 7ª
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2000-2002:
• o consumo anual de energia elétrica por ligação no comércio, na agricultura e nos serviços aumentou de 15,7 MW para 16,8 MW;
• em 2002, o consumo de energia elétrica por ligação residencial manteve-se ainda abaixo da meta de racionamento estabelecida para 2001, ou seja, a redução do consumo foi superior a 20%, variando de 4,1 MW para 3,0 MW;
• o rendimento médio do emprego formal diminuiu de R$ 1.025 para R$ 959;
• o valor adicionado per capita diminuiu de R$ 3.656 para R$ 2.521.
Somente o consumo anual de energia elétrica por ligação no comércio e nos serviços aumentou, entre as variáveis que compõem o indicador de riqueza. Esse fato fez com que a redução do indicador de riqueza fosse muito semelhante à apresentada pela
média do Estado.
Longevidade: redução da taxa de mortalidade dos adultos
Guarujá ocupou as seguintes posições no ranking de longevidade:
2000 – 573ª
2002 – 574ª
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2000-2002:
• a taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos) cresceu de 19,2 para 20,3;
• a taxa de mortalidade perinatal (por mil nascidos) variou de 22,2 para 22,5;
• a taxa de mortalidade das pessoas de 15 a 39 anos (por mil habitantes) reduziu-se de 3,4 para 2,9;
• a taxa de mortalidade das pessoas com 60 anos e mais (por mil habitantes) variou de 40,4 para 39,3.
A pequena melhora apresentada no indicador de longevidade deveu-se exclusivamente ao decréscimo das taxas de mortalidade das pessoas adultas e idosas, uma vez que a infantil e a perinatal cresceram ligeiramente. Porém, todas as taxas de mortalidade
analisadas superaram a média do Estado.
Escolaridade: indicadores muito abaixo da média do Estado
Guarujá ocupou as seguintes posições no ranking de escolaridade:
2000 – 588ª
2002 – 633ª
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2000-2002:
• a proporção de pessoas de 15 a 17 anos que concluíram o ensino fundamental variou de 46,3% para 49,5%;
• o percentual de pessoas de 15 a 17 anos com pelo menos 4 anos de estudo variou de 93,3% para 93,5%;
• a proporção de pessoas de 18 a 19 anos com ensino médio completo cresceu de 18,9% para 23,0%;
• a taxa de atendimento à pré-escola entre as crianças de 5 a 6 anos variou de 56,6% para 53,8%.
Como a maioria das variáveis que compõem a dimensão de escolaridade apresentou pequenas variações positivas, o indicador sintético melhorou em dois pontos. Porém, seu valor ainda permaneceu muito abaixo da média do Estado.
Informações Referentes ao Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) |
População total em 2002 (habitantes) |
276.648 |
População residente nos grupos de vulnerabilidade média, alta e muito alta [1] |
63,0% |
Responsáveis pelo domicílio alfabetizados |
88,6% |
Responsáveis pelo domicílio com ensino fundamental completo |
34,2% |
Anos médios de estudo do responsável pelo domicílio (em anos) |
5,8 |
Rendimento nominal médio do responsável pelo domicílio [2] (em R$) |
716 |
Idade média do responsável pelo domicílio (em anos) |
43 |
Mulheres responsáveis pelo domicílio |
25,6% |
Crianças de 0 a 4 anos no total de residentes |
10,0% |
Tamanho médio do domicílio (em número de pessoas) |
3,7 |
Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2000; Fundação Seade. |
[1] Para mais informações, ver relatório metodológico (FUNDAÇÃO SEADE. Índice Paulista de Vulnerabilidade Social: espaços e dimensões da pobreza nos municípios do Estado de São Paulo –
Metodologia. São Paulo, 2004).
[2] Em valores de julho de 2000.
Síntese
O indicador de riqueza do município do Guarujá está entre os dez melhores do Estado tanto em 2000 como em 2002, tendo acompanhado a redução registrada no Estado. Quanto à longevidade houve melhora no mesmo ritmo que o Estado, mantendo-se
praticamente na mesma colocação. Já o indicador de escolaridade não aumentou como o restante do Estado, perdendo, portanto, posições no ranking de municípios.
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Veja também:
Estado de SP/IPVS: análise de 2010 - arquivo PDF original
Estado de SP/IPRS-2012: análise de 2010 - arquivo PDF original
Indicadores IPRS para a
Baixada Santista
Guarujá/IPRS-dados de 2002 - arquivo
PDF original
Guarujá/IPRS-dados de 2006 -
arquivo PDF original
Guarujá/IPRS-dados de 2008 -
arquivo PDF original
Guarujá/IPRS-dados de 2010 -
arquivo PDF original
Guarujá/IPVS-dados de 2010 -
arquivo PDF original
Guarujá- estatísticas [FIRJAN/IFDM] [IBGE] [IDHM/PNUD] |
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