Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult114c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/04/14 15:55:29
Clique na imagem para voltar à página principal
CULTURA/ESPORTE NA BAIXADA SANTISTA - JUNOT
Lucas Rodrigues Junot (2)

Leva para a página anterior

Nascido em Santos em 20 de janeiro de 1902, faleceu em sua cidade natal em 29 ou 30 de agosto de 1968. Bacharel em Ciências Matemáticas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra (Portugal), participou da Tuna Acadêmica de Lisboa. Atuou no Observatório Astronômico e Geográfico de São Paulo e como chefe do Instituto Regional de Meteorologia do Ministério da Agricultura, entre outras atividades nessa área e na da Pesca Marítima. Foi professor de Matemática em diversas entidades, publicou diversos livros.

Fadista, poeta, cartógrafo, geólogo, matemático, geógrafo, historiador, também colaborou em jornais santistas e se notabilizou em Portugal como cantor e autor de fados. Sobre ele, patrono da cadeira 54 do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS) esta entidade registrou em seu site (acesso: 4/10/2014):

CADEIRA 54

Lucas Rodrigues Junot
(Santos, 20/01/1902 -
Santos, 30/08/1968)

Lucas Rodrigues Junot nasceu em Santos no dia 20 de janeiro de 1902. Estudava na cidade, quando teve que interromper os estudos para viajar à Portugal com sua família, completando sua formação escolar em solo europeu.

Estudou na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, onde bacharelou-se em Ciências Matemáticas.

De volta ao Brasil, casou-se. De 1930 a 1941, serviu no Observatório Astronômico e Geográfico de São Paulo e mais tarde no Instituto Regional de Meteorologia, do Serviço de Meteorologia do Ministério da Agricultura, onde era chefe.

No Rio de Janeiro, capital do país, era o responsável pelo Serviço de Climatologia do governo. Neste cargo veio para Santos com a missão de proceder pesquisa ictiológica no Instituto de Pesca Marítima.

Foi professor de matemática no Liceu Pasteur, Liceu São Paulo, Liceu de Artes e Ofícios e no Liceu Anglo-Latino, este último da capital paulista.

Sócio efetivo da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro e da Sociedade de Geografia de Lisboa e membro da American Meteorogical Society, além de membro do IHGS.

Durante sua vida escreveu diversos trabalhos de caráter científico e histórico. Foi fadista, poeta, cartógrafo, geógrafo, matemático, historiador e colaborador dos jornais santistas, como A Tribuna e Folha da Tarde.

Lucas Rodrigues Junot faleceu em Santos no dia 30 de agosto de 1968.

Leva para a página seguinte da série