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CULTURA/ESPORTE NA BAIXADA SANTISTA - MIROEL
Miroel Silveira (3)

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Nascido em Santos em 8 de maio de 1914, o diretor teatral Miroel Silveira foi também crítico teatral e ensaísta. Faleceu na capital paulista em 30 de junho de 1988. Verbete publicado na enciclopédia Itaú Cultural - Teatro (acesso: 4/3/2014):

Miroel Silveira, em foto no acervo Cedoc/Funarte

Foto publicada na Enciclopédia Itaú Cultural-Teatro (acesso: 4/3/2014)

 

Silveira, Miroel (1914 - 1988)

Miroel Silveira (Santos SP 1914 - São Paulo SP 1988). Diretor, crítico, professor, organizador de companhias, tradutor e ator. Homem de teatro que ocupa várias funções em atividades teatrais, ligado a grandes companhias dos anos 1940 e 1950, como Os Comediantes e Teatro Popular de Arte (TPA).

Após formar-se em advocacia pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), volta a Santos com a intenção de dedicar-se à profissão. Abandona o projeto em 1937, levando ao Rio de Janeiro a jovem atriz Cacilda Becker para integrar o Teatro do Estudante do Brasil (TEB), dirigido por Paschoal Carlos Magno.

Ali conhece, em 1943, o diretor polonês Ziembinski, com ele estabelecendo uma parceria, inicialmente na fase amadora e, logo após, na profissional de Os Comediantes, grupo responsável por Vestido de Noiva, marco do início do teatro moderno brasileiro. Dirige César e Cleópatra, de Bernard Shaw, numa produção da Companhia de Dulcina de Moraes, em 1944. Ajuda Bibi Ferreira a fundar sua companhia, com a encenação e adaptação de A Moreninha, romance de Joaquim Manuel de Macedo, ainda em 1944. Também nesse ano, encena Sétimo Céu, de Austen Strong; É Proibido Suicidar-se, de Alejandro Casona; Week-End, de Noel Coward, e Scampolo, de Dario Niccodemi, todas produções da Companhia Bibi Ferreira.

Em 1946, está à frente da produção de Desejo, numa tradução sua de Eugene O'Neill, bem-sucedida encenação de Ziembinski para Os Comediantes. Adoentado, retorna a Santos até restabelecer-se. A partir de 1947, torna-se colaborador da Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), em que faz crítica teatral por dez anos.

Em 1950, está ligado à volta do Teatro Popular de Arte (TPA), com Maria Della Costa e Sandro Polloni no comando do empreendimento, ajudando na administração. No mesmo ano, funda o tablóide Radar, juntamente com seu sobrinho Ênio Silveira, onde assina a coluna de teatro.

Para a Companhia Cinematográfica Maristela escreve o roteiro de Simão, o Caolho, dirigido em 1952 por Alberto Cavalcanti. Na década de 1940 traduz A Família Barret, de Rudolf Besier, e, nos anos 50, Zadig, de Voltaire, e Pigmalião, de Bernard Shaw, além de profícua colaboração na imprensa e outras atividades literárias. Em 1957, encena Casal Vinte, de sua autoria, numa produção do Teatro Paulista de Comédia.

Em 1976, lança o livro A Contribuição Italiana ao Teatro Brasileiro, tese apresentada à Universidade de São Paulo (USP), reunindo minuciosas informações sobre companhias e atores meridionais desde o começo do século. Também em 1976, lança o livro A Outra Crítica, reunião de seus comentários surgidos na imprensa abrangendo artistas e realizações dos anos 40 e 50.

Nessa obra, encontramos um comentário não assinado a respeito do trabalho do crítico: "Suas manifestações, mais de caráter jornalístico do que de preocupações estéticas profundas, contribuem fortemente para o levantamento de um período importante da nossa história teatral, de cuja escrita o próprio autor participou com uma ação idealista e com uma abertura de análise que soube antecipar as fases posteriores do teatro brechtiano e do teatro do absurdo, mantida em todos os momentos a tônica da revalorização do autor e do espetáculo nacionais".[01]

Notas
[01] PARECER crítico sobre Miroel Silveira. In: SILVEIRA, Miroel: A Outra Crítica, São Paulo: Símbolo, 1976.

Nascimento/Morte
1914 - Santos SP - 8 de maio
1988 - São Paulo SP - 30 de junho

Formação
1936 - São Paulo SP - Curso na Faculdade de Direito de Universidade de São Paulo (USP)

Atividades como Crítico

1947/1957 - São Paulo SP - Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), Folha da Tarde, Folha da Noite
1950/1951 - São Paulo SP - Tablóide Radar
Rio de Janeiro RJ - O Jornal
Rio de Janeiro RJ - Diário de Notícias

Homenagens/Títulos/Prêmios
1980 - São Paulo SP - Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) - Prêmio Especial

Trabalhos Publicados
1948 - O Mistério do Anel. Editora Melhoramentos
Caiu na Vida (contos)
O Clube dos Nudistas (contos)
Bonecos de Engodo (contos)
Texto sobre teatro em São Paulo Terra e Gente
Depois das Seis (antologia)
1976 - São Paulo SP - A Outra Crítica. Editora Símbolo
1976 - São Paulo SP - A Contribuição Italiana ao Teatro Brasileiro: 1895-1964. Editora Quiron
1981 - São Paulo SP - Goldoni na França

Adaptação
1944 - Rio de Janeiro RJ - A Moreninha
1945 - São Paulo SP - A Moreninha
1954 - São Paulo SP - Uma Certa Viúva
1968 - São Paulo SP - A Moreninha
1970 - São Paulo SP - O Comprador de Fazendas

Autoria
1957 - São Paulo SP - Casal Vinte
1982 - São Paulo SP - Prometeu Libertado
1983 - São Paulo SP - Romaria
1992 - Roteiro de Passárgada

Direção
1944 - São Paulo SP - César e Cleopatra
1944 - Rio de Janeiro RJ - Week-end
1944 - Rio de Janeiro RJ - Scampolo
1944 - Rio de Janeiro RJ - Sétimo Céu
1944 - São Paulo SP - Os Amores de Sinhazinha
1945 - São Paulo SP - A Moreninha
1946 - São Paulo SP - Desejo
1947 - São Paulo SP - Era uma Vez um Preso
1953 - São Paulo SP - Volta, Mocidade
1954 - São Paulo SP - O Imperador Galante
1957 - São Paulo SP - Casal Vinte
1978 - São Paulo SP - Mme Underground
1979 - São Paulo SP - Simon Bolivar
1980 - São Paulo SP - Casa Grande e Senzala
1982 - São Paulo SP - Prometeu Libertado

Direção (assistente)
1942 - Santos SP - Dias Felizes

Tradução
1941 - Rio de Janeiro RJ - 3200 Metros de Altitude
1945 - Rio de Janeiro RJ - A Família Barrett
1946 - Rio de Janeiro RJ - Desejo
1950 - São Paulo SP - A Família Barrett
1950 - São Luís MA - A Carreira de Zuzu
1950 - Rio de Janeiro RJ - Alegres Canções nas Montanhas
1951 - Rio de Janeiro RJ - Massacre
1953 - São Paulo SP - Volta, Mocidade
1953 - Recife PE - Massacre
1955 - São Paulo SP - Com a Pulga Atrás da Orelha
1959 - São Paulo SP - Desejo
1960 - Rio de Janeiro RJ - Com a Pulga Atrás da Orelha
1963 - São Paulo SP - César e Cleópatra

Fontes de Pesquisa
DIONYSOS. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, n. 22, 1975.
DÓRIA, Gustavo A. Moderno teatro brasileiro: crônica de suas raízes. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1975. 194 p.
FOLHA DA TARDE, São Paulo, 1 jul. 1988.
JORNAL DA TARDE, São Paulo, 1 jul. 1988.
MICHALSKI, Yan. Ziembinski e o teatro brasileiro. São Paulo: Hucitec, 1995. 518 p.
O TEATRO através da história: o teatro brasileiro. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994. v. 2. 284 p.
PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 1988.
SILVEIRA, Miroel. A outra crítica. São Paulo: Símbolo, 1976. 255 p.

Atualizado em 08/04/2011

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