Horas mortas. Inverno. Em plena mata. Em plena Serra do Mar.
A frase acima, de marcação acirrada, se parece com as
indicações de cenas de um roteiro cinematográfico. Mas na verdade, este é o verso inicial de Fugindo ao cativeiro, poema já centenário de
Vicente de Carvalho, incluído no volume Poemas e Canções (1908).
Fugindo ao cativeiro, como o próprio nome
entrega, relata uma fuga de escravos. Eles descem a serra com o objetivo de alcançar o quilombo do Jabaquara, em Santos, considerado por muitos
pesquisadores um dos maiores que o Brasil já teve, ainda que de curta duração.
E a narrativa do poema é mesmo cinematográfica. Dividido
em quatro partes, ele começa com a apresentação do cenário. As imagens da serra são como tomadas gerais ("amplidões do horizonte",
"cordilheira", "o chão corre às soltas"). É só na 28ª linha que começamos a perceber a presença humana entre moitas, cipós, e troncos.
E em cada árvore altiva, e em cada humilde arbusto,
Há contorções de raiva ou frêmitos de susto.
A partir daí, o poeta muda a escala de observação. De
majestosa, a vegetação passa a obstáculo do avanço do grupo:
-
Uma vegetação turbulenta e bravia
Rasteja, alastra, fura, enrosca-se, porfia:
Moitas de craguatás agressivos; rasteiras
Tapoeirabas tramando o chão todo; touceiras
De brejaúva, em riste as flechas ouriçadas
De espinhos; e por tudo, e em tudo emaranhadas,
As trepadeiras, em redouças balançando
Hastes vergadas, galho a galho acorrentando...
De ruídos e dificuldades continua o avanço. Só mais à
frente é que o poeta nos apresenta seus personagens, já para lá da linha 60:
São cativos fugindo ao cativeiro. O bando
É numeroso. Vêm de longe, no atropelo
Da fuga perseguida e cansada. Hesitando,
Em recuos de susto e avançadas afoitas,
Rompendo o mato e a noite, investindo as ladeiras,
Improvisam o rumo ao acaso das moitas.
Na segunda parte, meio caminho andado, o poeta aproxima
ainda mais a sua lente e, do plano geral do bando em fuga, passa ao close que nos mostra a mãe que perde o filho, fraco, que não resiste ao frio
da serra e ao esforço de sua ultrapassagem.
Vai-lhe morrer, morrer nos próprios braços,
Morrer de fome, o filho bem-querido;
E ela, arrastando para longe os passos,
O amado corpo deixará, perdido
Para os seus beijos, para os seus abraços...
O episódio cria a tensão necessária para a valorização da
esperança, logo a seguir, na terceira parte, quando, amanhecendo, os olhos dos escravos reconhecem a planície litorânea, "clara, risonha,
aberta, verdejante", num verdadeiro contraste com o desconforto da selva. A partir daí, começa a "íngreme descida" pela "floresta espessa". Mas
descem rindo, felizes, sem lembrar que:
Fica um pouco de trapo em cada espinho
E uma gota de sangue em cada trapo
Indícios que, desde o início da fuga, são o bastante para
atrair os capatazes e seus cães. A aproximação da "soldadesca" é dramática:
Foge... Rompendo o mato e rolando a montanha,
Foge... E, moitas adentro e barrocais afora,
Arrasta-se, tropeça, esbarra, se emaranha,
Arqueja, hesita, afrouxa, e desanima, e chora...
Até que um dos fugitivos, no clímax, entrega a vida com o
objetivo de retardar o encalço. A batalha é violenta:
Erguendo o braço, ele ergue a foice: a foice volta.
E rola sobre a terra uma cabeça solta.
Sobre ele vem cruzar-se o gume das espadas...
Ah, prendê-lo, jamais!" respondem as foiçadas
Turbilhonando no ar, e ferindo, e matando.
De lado a lado o sangue espirra a jorros... Ele,
Ágil, possante, ousado, heróico, formidando,
Faz frente: um contra dez, defende-se e repele
E não se entrega, e não recua, e não fraqueja.
Tudo nele, alma e corpos ajustados, peleja:
O braço luta, o olhar ameaça e desafia,
A coragem resiste, a agilidade vence.
E, coriscando no ar, a foice rodopia.
Não é uma luta digna de ser filmada? E
assim ela continua até que o guerreiro, um homem, não um escravo, caia com um tiro de arma de fogo. Sua resistência é suficiente para que o
resto do grupo, inclusive aquela mãe que perdeu o filho, chegue "na abençoada terra / onde não há cativos".
Referência
Vicente de Carvalho. Fugindo ao
cativeiro. In: Melhores poemas. Seleção de Cláudio Murilo Leal. São Paulo: Global, 2005.
* Alessandro
Atanes é jornalista, servidor público do município de Cubatão e mestrando em História Social pela Universidade de São Paulo. Email:
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