PLANO DIRETOR DE CUBATÃO 1ª Oficina – Leitura da Cidade – 14/12/06
SESSÃO TÉCNICA – 2ª Parte (continuação) MUNICÍPIO HOJE Equipe
Técnica da Prefeitura Municipal de Cubatão
INFRA-ESTRUTURA:
Bênção religiosa à nova frota de ônibus, na década de 60
COMPANHIA
MUNICIPAL DE TRÂNSITO/CMT:
Autarquia Municipal que coordena e fiscaliza o trânsito e gerencia o transporte coletivo do Município, de acordo com as legislações em vigor.
Legislação Existente - Código de Trânsito Brasileiro - Lei Municipal n° 2.978/05 (proíbe a circulação de veículos de transporte de produtos perigosos / contêineres)
Frota municipal: Cerca de 26.200 veículos (dezembro de 2006) Segundo tipos de veículos, temos:
Bicicleta: 50.000 |
Motocicleta: 5.298 |
Utilitários: 1.950 |
Tratores: 164 |
Reboque e semi: 1.250 |
Caminhões: 2.337 |
Automóvel: 14.638 |
Ônibus e micro: 575 |
Extensão do viário em rodovias estaduais: 53,8 km |
VDM |
SP 160 (Rodovia dos Imigrantes): 9,5 km |
29,5 mil |
SP 150 (Via Anchieta e Marginal): 19 km |
34,8 mil |
SP 55 (PMN 6,5 km/CDR 11 km): 17,5 km |
55 mil |
SP 59 (Interligação Baixada): 1,8 km |
33 mil |
SP 148 (Caminho do Mar): 6 km |
via restrita |
Viário Municipal:
Via Arterial |
Avenidas 9 de Abril e Tancredo Neves. |
Via Coletora |
Avenidas Henry Borden, J.Miguel Couto, Martins Fontes, Nações Unidas, Bernardo Geisel, N.S. da Lapa, Brasil, J.Jorge Peralta, Ricardo Reis |
Via Local |
Todas as demais ruas de trânsito local |
Ciclovias |
Avenidas 9 de Abril, 25 de Dezembro, Vila São José, Casqueiro-Ilha |
Viaduto |
Viaduto 31 de Março |
Extensão do Viário Municipal: 162 km + 15 km de ciclovias
Fluxo de veículos no sistema viário principal: Avenida Nove de Abril – cerca de 5 mil veículos por dia
Hierarquia
viária
Conflitos e problemas
Conflitos e problemas
Conflitos e problemas
TRANSPORTE COLETIVO:
Concessão Contratação
da Viação Piracicabana, através de concorrência pública, autorizada pela Lei n° 2.515/98
Permissão Lei n°
2.399/97 (implantação do transporte alternativo) Decreto n° 7.604/97 (regulamenta o transporte alternativo) Lei n° 2.485/98 (dispõe sobre as infrações do transporte
alternativo)
Características do transporte de passageiros no município Piracicabana: 37 veículos (convencionais e micros) Alternativo: 61 veículos (vans e micros).
ESTRUTURA DOS SERVIÇOS:
Linha |
Extensão |
Veículos |
Passageiros |
Municipal 1 |
29,1 km |
5 |
86.253 |
Municipal 2 |
15,4 km |
5 |
101.515 |
Municipal 3 |
15,3 km |
2 |
21.296 |
Municipal 4 |
26,7 km |
5 |
56.273 |
Municipal 5 |
13,4 km |
1 |
1.521 |
Municipal 6 |
12,1 km |
1 |
2.090 |
Municipal 9 |
22,9 km |
4 |
61.669 |
Municipal 10 |
33,7 km |
2 |
30.142 |
Municipal 12 |
18,3 km |
4 |
26.839 |
Municipal 13 |
27,7 km |
2 |
30.887 |
Municipal 14 |
32,9 km |
4 |
77.004 |
Alternativo 1 |
22 km |
10 |
ND |
Alternativo 2 |
18 km |
12 |
ND |
Alternativo 3 |
14 km |
10 |
ND |
Alternativo 4 |
22 km |
13 |
ND |
Alternativo 5 |
34 km |
6 |
ND |
Alternativo 6 |
18 km |
10 |
ND |
EMTU: 17 linhas intermunicipais
Cubatão-Santos
Cubatão-SV
Cubatão-PG
Cubatão-Guarujá
Cubatão-Bertioga |
Linhas
de ônibus: I – Intermunicipal M – Municipal A – Alternativo
Linhas de ônibus: I – Intermunicipal M – Municipal A – Alternativo
Conflitos e problemas existentes:
Transporte Coletivo
Baixa
qualidade dos veículos;
Falta
de abrigo para os pontos de parada;
Linhas com quantidade de veículos insuficientes nos horários de pico;
Desestruturação do sistema viário sem a integração das linhas;
Apenas um veículo adaptado aos portadores de necessidades especiais.
Acessibilidade
Implantação inicial das adaptações no sistema viário para facilitar a locomoção dos portadores de necessidades especiais. (calçadas e sinalização)
Ciclovias
Ciclovias segmentadas, sem interligação.
Programas educacionais
Projeto Conhecer – atende mais de 7 mil jovens por ano;
Agente Amigo da Escola – acompanha os alunos nos horários de entrada e saída;
Campanhas Educativas Periódicas - voltadas a motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas;
Promoção de concursos, passeios e outras atividades.
Operacional
Linha
0800.77.11.194 com atendimento 24 horas;
Investimento em equipamentos e ampliação do quadro de pessoal, além de constantes cursos de aperfeiçoamento.
CONCLUSÃO:
Necessidade de política do transporte urbano adequada à realidade em atender o usuário do transporte público com qualidade total, tornando assim Cubatão uma cidade mais humana.
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