Foto: Dilson Silva Mato Grosso/Depto. de Imprensa/PMC
Famílias garantem renda extra com decoração de Natal
Material reciclável dá forma a árvores e papais-noéis, e instalação começa no dia 18
Bonecos de neve, árvores de Natal e papais-noéis estilizados ganharão as ruas e praças de Cubatão a partir do dia 18. A decoração de final de ano, confeccionada com material reciclável, além de ter um custo menor para o município e ser ecologicamente correta, também vai garantir um Natal mais feliz para 16 mães que são chefes de família. Elas foram contratadas pela Prefeitura para trabalhar na elaboração de 13 peças com até sete metros de altura, além de cerca de outros 300 enfeites natalinos. Cada uma das artesãs (todas ex-alunas da Fábrica da Comunidade) receberá R$ 1.200,00 por dois meses de atividade.
Foto: Dilson Silva Mato Grosso/Depto. de Imprensa/PMC
A técnica artística Polyana Cardim Kleis, uma das coordenadoras do trabalho, disse que as peças devem ser instaladas na Praça dos Emancipadores, em frente à Prefeitura; na Praça Rotary, no Jardim Casqueiro; e ao longo da Avenida Nove de Abril, no Centro.
Foto: Dilson Silva Mato Grosso/Depto. de Imprensa/PMC
“Estamos utilizando apenas material reciclável”, frisou Polyana. Garrafas pet de refrigerantes dão forma a galhos e folhas das árvores de Natal. Também são empregadas na confecção dos gordos bonecos de neve, alguns com até quatro metros de altura. “As pessoas vão se surpreender com o belo efeito”, promete Polyana. Também estão previstas velas gigantes e guirlandas, devendo todas as peças estar expostas para conhecimento público até o dia 28 de novembro.
Foto: Dilson Silva Mato Grosso/Depto. de Imprensa/PMC
Parceiros - O trabalho é uma parceria das Secretarias de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento (Semic) e Assistência Social (Semas). Coube à Semic a mediação com empresas da cidade, no sentido de conseguir doações de ferragens para montagem das peças. Já a Semas entrou com o grupo de trabalho, que envolve 16 mulheres de diversos núcleos habitacionais da cidade e dois coordenadores artísticos. O grupo é formado por mulheres donas de casa que passaram por cursos de artesanato da Fábrica da Comunidade
Foto: Dilson Silva Mato Grosso/Depto. de Imprensa/PMC
Qualidade de vida - Segundo a secretária de Assistência Social, Erenita Maria Barbosa trata-se de um trabalho socioambiental muito importante para Cubatão. “Além de estarmos contribuindo para a melhoria do meio ambiente, estamos promovendo qualidade de vida para as pessoas envolvidas no projeto. Para o próximo ano, a ideia é iniciar o projeto mais cedo e envolver muito mais pessoas da comunidade”, ressaltou.
Erenita falou ainda da importância da integração entre as secretarias municipais, no sentido de buscar mecanismos práticos para melhorar a imagem da cidade, bem como do comércio local. “No período de festas, toda a comunidade espera que o comércio esteja preparado, organizado, com lindas vitrines, e que as ruas tenham uma aparência festiva, com imagens agradáveis e alusivas ao Natal. É com este espírito de desenvolvimento que a Administração Municipal vem realizando suas ações”, encerrou.
Foto: Dilson Silva Mato Grosso/Depto. de Imprensa/PMC
Processo - Coordenador artístico do grupo, Gerson Mendes informou que a coleta das 20 mil das garrafas pet foi feita pelos alunos da rede municipal de ensino. O restante está sendo feito pela própria comunidade, que conhece o projeto e faz as doações. Gerson espera que - até o final dos trabalhos - cerca de 40 mil garrafas tenham sido utilizadas na confecção.
Foto: Dilson Silva Mato Grosso/Depto. de Imprensa/PMC
Assim que as garrafas chegam, são selecionadas; tiram-se os rótulos e tampas. Em seguida passam pelo processo de lavagem. São separadas por cores e cortadas. Daí começa a produção da peça escolhida. Depois de prontas, algumas são pintadas e outras recebem o acabamento com lâmpadas pisca-pisca.
Texto: Melchior de Castro Junior e Francisco Carlos dos Santos-MTb 20.900 Fotos: Dilson Mato Grosso
Link para fotos
Foto: Dilson Silva Mato Grosso/Depto. de Imprensa/PMC |