Programa Lixo que vira Luxo (1)
Este é o programa de reciclagem de garrafas PET e outros materiais Lixo que vira Luxo, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic), com apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão e outras entidades de Cubatão, e que tem como ação inicial promover a decoração natalina de 2009 em Cubatão usando garrafas PET e outros materiais reciclados, em peças decorativas realizadas por artesãos locais. Consciente da importância desse projeto, Novo Milênio abre este espaço permanente de divulgação e interação entre os participantes.
A reunião de apresentação inicial do projeto, em 19 de março de 2009, foi assim divulgada pelo Departamento de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cubatão:
Foto: Dilson Silva Mato Grosso/Depto. de Imprensa/PMC
Decoração natalina de Cubatão será em PET
Proposta começou a ser formatada em reunião na ACIC
Será na próxima terça-feira (24/3), às 16 horas, a primeira reunião do grupo de trabalho formado para preparar a promoção "Lixo que vira luxo", que tem como primeira meta garantir a decoração natalina deste ano nas principais vias públicas de Cubatão. O encontro será na sede da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic), onde nesta quinta-feira (19/3) representantes dessa entidade apresentaram o pré-projeto à comunidade e aos representantes da Comissão Municipal de Emprego.
Com o lema "O Natal de Cubatão vai ser feito também por você", o objetivo é usar grande número de garrafas PET de refrigerante - que normalmente iriam para o depósito de lixo ou seriam jogadas, poluindo a Natureza – na ornamentação natalina de Cubatão. Além do viés ecológico, a promoção é também de conscientização e transformação social, buscando elevar a auto-estima da população, como explicaram os autores e apresentadores da idéia, a diretora da Acic, Gilda França, e Aguinaldo F. de Aguiar.
Representando o governo municipal, o vice-prefeito, Arlindo Fagundes Filho, deu o seu apoio à idéia, prontificando-se a auxiliar na realização do projeto através dos diversos setores da Prefeitura. Aliás, participaram do encontro funcionários de diversas áreas (Indústria e Comércio, Cultura e Turismo, Esportes e Lazer, Finanças, Meio-Ambiente, Comunicação Social, Fábrica da Comunidade), além de representantes do Instituto Federal (ex-Etec), da Cooperativa Mãos-de-Fibra, Rotary Club e outras entidades.
Gilda lembrou que projetos desse tipo têm sido desenvolvidos com sucesso no Rio Grande do Sul, no interior de São Paulo e do Rio de Janeiro, e em Cubatão o plano é iniciar com a decoração natalina, mas desenvolver também outras atividades semelhantes. O grupo espera contar com o apoio de comerciantes e indústrias, de todas as escolas cubatenses, empresas e sindicatos, envolvendo assim a maior parcela possível da população.
Foto: Dilson Silva Mato Grosso/Depto. de Imprensa/PMC
Ações - Inicialmente, serão feitos mutirões para coleta de garrafas PET e caixinhas de leite, principalmente junto a bares, restaurantes e indústrias (as que já foram jogadas nos mangues não servem), evitando que sejam despejadas em lixões e cursos d'água, estudando-se a possibilidade de realizar gincanas escolares para estimular esse recolhimento. Serão definidos locais para recolhimento e armazenagem do material, e montadas equipes para a higienização e separação do material.
Ao mesmo tempo, serão buscados apoios financeiros para os materiais complementares (cola e arame, por exemplo) e para formar uma ajuda de custo para os artesãos que confeccionarão as peças decorativas. Sacos de lixo e veículos para o transporte do material também serão necessários, como prevêem os idealizadores do projeto.
Será proposto que o concurso municipal de decoração natalina contenha, na próxima edição, a cláusula de exclusividade para concorrentes que usem materiais recicláveis. Aliás, foi lembrado que um prédio na Rua Santos já utiliza materiais na sua decoração natalina há vários anos.
Além de recicladores e artesãos, devem ser convidados a integrar o projeto os professores de educação artística das escolas. A Fábrica da Comunidade, que tem experiência em artesanato com esses materiais, ajudará na orientação aos artesãos.
A idéia é decorar os principais vias onde se concentra o comércio cubatense, como a Avenida Nove de Abril, a Avenida Brasil, além das praças e entradas de bairros, e ainda formar um "jardim natalino", com uma grande árvore natalina, na Praça dos Emancipadores, onde se situam Prefeitura e Câmara.
Após o Natal, o material decorativo será doado à cooperativa de reciclagem, bem como as sobras de material que não puderem ser aproveitadas no projeto.
As diversas etapas do projeto poderão ser acompanhadas via Internet pelo endereço http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/lixoluxo.htm
19 de março de 2009 – CPM
Foto: Dilson Silva Mato Grosso/Depto. de Imprensa/PMC |
O assunto foi destacado pelo jornal cubatense Acontece, na edição de 6 de maio de 2009 (página 5):
Imagem: reprodução parcial da matéria original
LIXO PODE VIRAR LUXO
Projeto ganha 13 mil garrafas pets
O projeto "O Lixo pode virar Luxo" recebeu a sua primeira doação na última semana: 13 mil garrafas pets doadas pela Sociedade São Vicente de Paulo de Cubatão. Conforme já publicado pelo Jornal Acontece, a iniciativa tem o objetivo não só de preservar o meio-ambiente através da reciclagem, como também a geração de emprego e renda.
Segundo o presidente da Comissão Municipal de Emprego (Co-Emprego), Vagner Ferreira de Freitas, o projeto está em fase final de formatação. "Nós dividimos tarefas. Cada colaborador ficou com uma parte. A Seduc e a Secult ficam responsáveis pelas gincanas escolares, a Secretaria de Indústrias, a Cefet e a Etec ficam responsáveis pelo cadastro de catadores e a Fábrica da Comunidade pelos artesãos", explica. O presidente prevê que o projeto esteja formatado por volta do dia 20, quarta-feira. Com essa fase encerrada, os próximos passos são a apresentação para a prefeita Marcia Rosa e a captação de recursos. "Ela está acompanhando o projeto desde o início", comenta Vagner.
A doação da Sociedade Vicente de Paulo ficará armazenada no galpão do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). "Todo esse material já garantiu o início do projeto, nós nem esperávamos essa contribuição", conta o presidente. Ele acrescenta ainda que, além de ajudar o meio-ambiente a gerar empregos, o projeto visa aumentar a auto-estima da Cidade e mobilizar a população.
As 13 mil pets foram arrecadadas no II Baile da Reciclagem, realizado pela sociedade, onde cada convite custava 200 garrafas de plástico. "Sempre realizamos a festa,a primeira do ano arrecadou 15 mil garrafas. Já estamos pensando na próxima, mas para arrecadar caixas de leite", contou a coordenadora da Sociedade Vicente de Paulo, Maria Aparecida Costa. Segundo ela, a idéia da doação para projeto surgiu do diretor artístico da Afrobanda, Milton Custódio. "Como precisamos de espaço para a próxima festa e as pets precisavam ser destinadas a algum fim, resolvemos ajudar o projeto", comenta.
O Projeto - O Lixo Pode Virar Luxo é uma iniciativa da Acic com a Co-Emprego, em parceria com a Prefeitura Municipal, Ciesp, CUT, Força Sindical, a Escola Técnica Federal (Cefet), a Fábrica da Comunidade, Rotary de Cubatão e a ONG Mãos de Fibra. A idéia é transformar todo o material reciclável jogado no lixo, principalmente garrafas pets, em matéria-prima para ornamentar as ruas e praças da Cidade durante as festas de final de ano e aumentar a conscientização ecológica dos moradores de Cubatão. |
Em 19 de agosto de 2009, foi divulgado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cubatão:
15 mil garrafas de plástico na decoração de Natal em Cubatão
Material começará a ser coletado na próxima semana
Enfeites em forma de árvores, estrelas, animais, bonecos, anjos; iluminados e coloridos, com alturas variando entre 3 e 5 metros e todos feitos com garrafas de plástico (pets). Essa será a base da decoração de Natal em Cubatão, este ano, dentro de um projeto especial, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic) e diversos outros segmentos da comunidade, como as agremiações carnavalescas. Pela administração municipal, estão envolvidas diretamente as secretarias de Indústria, Comércio Porto e Desenvolvimento (Semic); da Educação (Seduc); Meio Ambiente (Semam), Assistência Social (Semas) e Cultura (Secult), além da Empresa Cubatense de Urbanização e Saneamento
(Cursan).
O projeto, cujo nome será escolhido nos próximos dias, após consulta aos estudantes da rede municipal de Ensino, começou a ser debatido no primeiro semestre e, no próximo dia 26, quarta-feira, começa a coleta de garrafas nas escolas e estabelecimentos comerciais. Um caminhão da Secretaria da Educação será mobilizado para este trabalho, que se repetirá todas as quartas-feiras.
A meta, segundo Ricardo Cretella e Gilmar Balbino dos Santos, da Semic, coordenadores do projeto, é coletar 15 mil garrafas, suficientes para fazer os enfeites que ficarão nos seguintes pontos estratégicos: viaduto 31 de Março, no Jardim Casqueiro; Estação das Artes, na Vila Nova; Paço Municipal, no centro, e na rotatória da Avenida Plínio de Queiroz, área industrial. São locais de grande visibilidade e movimento de pessoas e veículos, e propícios para abrigar os enfeites, que serão de grandes dimensões, explicaram Ricardo e Gilmar.
Santa Fé - O projeto é inspirado em uma experiência que deu certo no município paulista de Santa Fé do Sul, situado quase na divisa com o estado de Mato Grosso. Ali, desde 2006, os enfeites natalinos públicos têm como matéria prima as garrafas de plástico vazias e acabaram tornando-se uma atração turística da cidade. "Visitamos Santa Fé para termos idéia da técnica utilizada e que, temos certeza, será enriquecida com a criatividade dos artistas cubatenses", disse Ricardo Cretella, diretor de Indústria e Comércio da Semic. Para isso, haverá a participação do corpo artístico da Estação das Artes e de artesãos das escolas de samba locais.
Os 21 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino já vêm sendo mobilizados para atuarem na coleta de material. Começaram a receber instruções sobre como devem proceder. Eles deverão levar para a escola, de casa, os recipientes limpos e sem amassaduras ou cortes.
Educação - Além de incentivar o espírito natalino e embelezar a Cidade nas festas de fim de ano, o projeto tem, também, como objetivo, a educação ambiental. "Todos sabemos os danos que o material plástico causa ao ambiente. Diariamente, milhares de garrafas vazias são jogadas em matas e mananciais. Ora, para cada garrafa que destinarmos ao nosso projeto de decoração natalina, haverá uma garrafa a menos em nossos rios e mangues", afirmou Gilmar Balbino, chefe de divisão da Semic.
Quem estiver interessado em participar ou conhecer o projeto pode obter mais informações pelo telefone (13) 3361-2180. Na Internet, as informações estão em http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/lixoluxo.htm
Texto: Paulo Mota
20090819-Semic-garrafasnatalinas-PM.doc |
Carlos Pimentel Mendes - jornalista |