Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch114c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/22/09 19:51:43
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO - ESPORTE
Esporte cubatense: futebol e muito mais (2)

Leva para a página anterior

Embora ainda não tenha permitido a formação de grandes clubes, o esporte em Cubatão tem revelado muitos talentos individuais e diversas equipes, com atuações marcantes inclusive no exterior, registrando ainda diversos episódios curiosos. Como no caso deste texto publicado no jornal A Tribuna em 14 de fevereiro de 2005, que anunciava o início das atividades do Esporte Clube Cubatense, um clube formado e apoiado pela Municipalidade - mas que não foi avante, pois os organizadores levariam essa estrutura para outra cidade, deixando os cubatenses a ver navios...:

Fundação da Associação Atlética uniu os dois vereadores e empresários do Interior e do ABC
Foto: divulgação, publicada com a matéria

CONQUISTA
Cubatense deve estrear no dia 9 de abril

Clube tem brasão da Cidade como escudo e guará vermelho como mascote

Da Sucursal

Com menos de um mês no cargo, o novo secretário de Esportes e Lazer de Cubatão, José Rubens Marino, começa a revolucionar um setor que esteve parado nos últimos dez anos. Nesse período, programou a reforma de todos os centros esportivos para este ano e anunciou que pretende abrir ginásios de escolas e áreas de lazer aos domingos para a prática do esporte.

Marino também lançou as bases de um empreendimento destinado a realizar um sonho dos esportistas locais: marcou como meta, para 9 de abril, promover no dia do aniversário da Cidade a estréia oficial da Associação Atlética Cubatense, na série B do futebol paulista.

Dirigente esportivo com carreira ligada ao Santos Futebol Clube, esse ex-vereador de Cubatão aproveitou o conhecimento na área para buscar o apoio de empreendedores de fora da Cidade e aliou-se aos esportistas locais, num empreendimento que vinha sendo alimentado desde o ano passado pelo vereador Luiz Carlos Costa.

O clube foi criado na semana passada e inscrito na Federação Paulista de Futebol, sendo presidido pelo empresário João Luís Araújo Neto, de Barueri, interessado em investir na criação do time profissional. A diretoria foi mesclada com dirigentes e políticos locais.

Mascote - "Estamos estudando a possibilidade da estréia do time ser antecipada do dia 10, previsto inicialmente, para 9 de abril, junto com o aniversário de Cubatão. Vamos solicitar a alteração da data diretamente ao presidente (da Federação Paulista de Futebol) Marco Polo Del Nero", explica Marino.

No último sábado, foi realizada a primeira peneira entre os jogadores locais, no campo do Centro Social Urbano, em busca de revelações para integrar o time. O Cubatense irá estrear na série B do Campeonato Paulista e entre os 40 times que enfrentará está a Associação Desportiva Guarujá, Jabaquara e o Barcelona Capela, de Santo Amaro.

As cores do time serão verde e branca, tendo como símbolos o brasão da Cidade e o guará vermelho como mascote da equipe. Para o empresário João Luís, a estrutura não será montada apenas para a série B do Campeonato Paulista. "Nossa idéia é participar da série C, em 2006. E, quem sabe, enfrentar o próprio Santos Futebol Clube aqui em Cubatão, pela série A, num futuro próximo", sonha o empresário.

Em 2004, quando presidia a Câmara, o vereador Luiz Carlos Costa manteve contato inicial com o presidente da FPF, conseguindo apoio para montar o time.

"A criação do Cubatense elevará o nome da cidade. As empresas vão saber que investindo nesse time também ganharão com isso. Este meu sonho, de um dia ver Cubatão participando dos principais campeonatos, agora irá se tornar realidade e graças ao conhecimento do secretário de Esportes, Rubens Marino", diz Costa.

Retorno - O novo presidente da Câmara, Geraldo Guedes, ressalta o lado positivo para o desenvolvimento do esporte numa Cidade muito carente desse tipo de atividade. "Eu e o Luizinho auxiliamos escolinhas de futebol. Colocamos muitos jovens para treinar nos clubes amadores. Agora poderemos fazer esse trabalho em conjunto e diretamente com um time de futebol profissional".

A perspectiva de apoio empresarial parece promissora, inicialmente com empresas de fora da região interessadas em investir na formação de futuras revelações nesse esporte, onde o retorno financeiro é atraente.

João Luís já firmou parceria com a empresa Eco Sport para a contratação de jogadores e com o empresário Fábio Cassetari, de São Bernardo do Campo, que firmará acordo nos próximos dias para trabalhar com jovens das categorias infantil, juvenil e juniores.

Instalações esportivas de Cubatão estão em más condições. Prefeitura espera ajuda do Estado
Foto: Raimundo Rosa, publicada com a matéria

Venda de jogadores pode financiar outras modalidades

Com a formação da Associação Atlética Cubatense, o secretário municipal de Esportes, José Rubens Marino, pretende levantar recursos financeiros para desenvolver outras atividades esportivas na Cidade. O empresário João Luís já dispõe dos 17 jogadores necessários para formar a equipe.

Mas, os novos profissionais que integrarem o elenco terão 30% do valor do seu contrato repassado à Fundação Pró-Esporte que será criada em Cubatão (em projeto que está sendo encaminhado à Câmara Municipal) para gerenciar recursos obtidos dessa forma, em publicidade e por verbas dedutíveis do Imposto de Renda da Lei Piva.

O restante (70% do contrato) pertencerá aos investidores. "O clube realmente surgiu das amizades que formei enquanto estive na diretoria do Santos Futebol Clube", revela Marino.

"Nossa necessidade, a partir de agora, é conseguir apoio dos empresários para fazermos a obra no campo de futebol do Centro Poliesportivo Roberto Dick, que consiste, principalmente, na construção da arquibancada para 5 mil pessoas", completa Marino.

A previsão do secretário é que a Federação Paulista de Futebol faça a vistoria no campo no início de março. Será de responsabilidade da Prefeitura a preparação do estádio, alojamento e transporte dos jogadores. A parte financeira ficará a cargo dos empresários.

O secretário está na expectativa de que consiga também apoio do Governo Estadual para reformar todos os centros de atividades esportivas no Município, que tem muito potencial no futebol de salão, voleibol e na raia olímpica do Jardim Casqueiro.

 

30% do valor do negócio ficam na Cidade

 

Com instalações desgastadas, sem conservação ao longo do tempo, o Centro Esportivo Armando Cunha e a raia olímpica onde funcionava a escolinha de caiaques estão sem condições de uso há um ano.

O Centro Esportivo foi interditado por Marino e só reabrirá quando a Secretaria Municipal de Obras realizar os serviços de reforma, conservação e segurança. Com muros baixos e sem proteção, o prédio vinha sendo invadido por vândalos, que destruíram as instalações, a despeito da vigilância exercida por guardas contratados junto a empresas particulares.

No momento, Marino trabalha com a possibilidade da equipe de atletismo de Praia Grande utilizar a pista do Centro Poliesportivo Roberto Dick durante os Jogos Regionais deste ano. E pretende, em troca, obter verbas do Estado para reformar o local.

O secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, também prometeu liberar verba estadual para Cubatão aplicar na reforma do píer de atracação da escolinha de remo no Casqueiro.

Leva para a página seguinte da série