Imagem: reprodução da
página. Fotos: Rolando Roebbelen
17 - Administração pública
17.1 COMPOSIÇÃO E EVOLUÇÃO DA RECEITA
A Constituição determina que 25% do Imposto sobre Circulação de
Mercadorias e Serviços (ICMS), imposto estadual, seja destinado aos seus municípios. A distribuição é feita por meio do Índice
de Retorno, no qual o valor adicionado no município tem peso de 76%; a população, 13%; a receita tributária própria, 5%; e
outros itens, 6%.
A composição da receita municipal de Cubatão demonstra absoluta
predominância dos recursos oriundos da aplicação do Índice de Retorno do ICMS, os quais representam 63% do total. Verifica-se,
assim, que a indústria local é a principal fonte de receita do município.
As receitas próprias, aquelas referentes ao Imposto Predial e
Territorial Urbano (IPTU) e ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), além de outros impostos e taxas de menor
expressão, representam apenas 12% da receita líquida do município.
Observa-se, desde 2000, um expressivo aumento da receita
líquida do município, causado pelo crescimento do valor adicionado gerado nas indústrias locais, maior do que nos outros
municípios do estado, aumentando o Índice de Retorno do ICMS de Cubatão.
Em 2005, a arrecadação municipal ficou estimada em R$ 420 milhões, a
maior entre todos os municípios da região metropolitana da Baixada Santista.
Entretanto, sabe-se que em 2006 haverá uma diminuição do Índice de Retorno, já que ele é calculado com
antecipação, a partir de dados dos dois anos anteriores.
Cubatão tem a terceira maior receita entre os municípios da Baixada
Santista e, comparada com a população, a maior receita per capita. O alto valor da arrecadação municipal,
entretanto, não coaduna com a situação dos próprios públicos e a qualidade dos serviços prestados.
Receita Total dos Municípios em 2003
|
Município |
Receita em 1000 reais
|
População estimada
|
Receita per capita
|
Cubatão |
274.938
|
117.120
|
2.347
|
Bertioga |
87.751
|
39.565
|
2.218
|
Santos |
570.737
|
418.255
|
1.365
|
Guarujá |
337.114
|
292.828
|
1.151
|
Mongaguá |
49.021
|
43.344
|
1.131
|
P. Grande |
231.510
|
229.542
|
1.009
|
Peruíbe |
61.538
|
61.034
|
1.008
|
Itanhaém |
78.651
|
85.294
|
922
|
S. Vicente |
212.165
|
321.474
|
660
|
Fonte: Ministério de Fazenda/Secretaria do Tesouro Nacional/FINBRA,
MuniNet - Rede Brasileira para o Desenvolvimento Municipal e
IBGE
|
Uma ameaça potencial à receita municipal em Cubatão é a Reforma
Tributária que, eventualmente, poderá reduzir a participação dos municípios produtores e portanto geradores do ICMS, em prol dos
municípios consumidores.
17.2 ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
A estrutura municipal é composta da administração direta, duas
autarquias: Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e Caixa de Previdência dos Servidores; e uma empresa de economia mista, que é
a Companhia Cubatense de Urbanização e Saneamento (Cursan).
Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), foi
alterado o procedimento das administrações municipais em relação a autarquias e empresas mistas, eliminando-se as vantagens que
outrora justificavam sua existência. Esse fato levou muitas delas à extinção na maioria dos municípios brasileiros.
Em decorrência da desatualização do sistema de controle financeiro da
prefeitura, não existem balancetes consolidados e informações detalhadas acerca da escrituração das receitas da CMT e Cursan.
No caso específico da Cursan, a administração municipal, na
impossibilidade legal de promover o repasse de recursos, mesmo a título de subsídio, aliada ao fato de a empresa não gerar
receitas, tem realizado permanentes aumentos de capital para cobrir gastos correntes, sendo que, em 2004, esse tipo de operação
envolveu R$ 4 milhões.
Também a CMT tem dificuldade de gerar recursos próprios, fato
explicado em parte porque a população da cidade busca licenciar seus veículos em outros municípios da região. Assim, os
sucessivos repasses da prefeitura são feitos sob a rubrica de ressarcimento aos serviços prestados pelo pessoal cedido à
municipalidade, sem correspondência com o contingente de servidores cedidos.
Apesar das transferências da prefeitura, o déficit destas empresas
cresce rapidamente. Obrigações trabalhistas - principalmente na Cursan - são relegadas a segundo plano, e a PMC vem assumindo a
responsabilidade pela quitação das dívidas acumuladas.
Em relação às despesas da prefeitura, a maior delas refere-se ao pagamento de
pessoal. Em 2004, representou 50% da receita corrente líquida, muito próximo do limite prudencial de 51,3% estabelecido pela Lei
de Responsabilidade Fiscal. Os investimentos representaram 4,8% da receita, em torno de R$ 16 milhões.
Quanto à amortização das dívidas, representou 10,3% do orçamento, sendo que o
pagamento de precatórios foi de R$ 23 milhões, representando 6,9% do total, ou 66% das amortizações. Somando-se os juros, o
gasto total com a dívida alcança 13% da receita corrente líquida.
Quanto à Caixa de Previdência, verifica-se que a prefeitura é
devedora à Caixa por empréstimo de mais de 50 milhões de reais. Além disso, estudo atuarial recente, feito pelo Banco do Brasil,
indica déficit da mesma ordem no Fundo de Previdência, o que indica a necessidade de ações para garantir sua sustentabilidade.
Além disso, o modelo gerencial da Caixa é centralizado, sem a participação dos servidores.
Dados do balanço financeiro - 2004 - Prefeitura Municipal
de Cubatão
(em mil reais)
|
Itens |
R$
|
%
|
Receita Corrente Líquida |
333.379
|
100
|
Despesa corrente |
261.531
|
78,4
|
Das quais com pessoal |
166.530
|
50,0
|
Investimentos |
15.986
|
4,8
|
Amortização da dívida |
34.516
|
10,3
|
Juros da dívida |
8.737
|
2,6
|
Quadro de Servidores da Administração Municipal em Cubatão
|
Nível básico |
1.128
|
Nível médio |
1.122
|
Nível superior |
1.347
|
Total |
3.597
|
Fonte: Sec. de Administração
|
Despesas da Prefeitura Municipal de Cubatão - 2004
(em mil reais)
|
Discriminação
|
Realizado
|
Legislativo |
19.666
|
Judiciário |
42
|
Essencial à Justiça |
110
|
Administração |
114.553
|
Assistência social |
5.407
|
Assistência à criança e ao adolescente
|
2.569
|
|
Assistência comunitária
|
2.839
|
|
Previdência social |
84.701
|
Saúde |
74.077
|
Atenção básica
|
46.477
|
|
Assistência hospitalar e ambulatorial
|
25.394
|
|
Alimentação e nutrição
|
2.205
|
|
Trabalho |
2.088
|
Proteção e benef. ao trabalhador
|
541
|
|
Empregabilidade
|
1.547
|
|
Educação |
71.220
|
Ensino fundamental
|
45.801
|
|
Ensino médio
|
0
|
|
Ensino superior
|
580
|
|
Educação infantil
|
24.565
|
|
Educação especial
|
275
|
|
Cultura |
2.615
|
Urbanismo |
6.590
|
Infra-estrutura urbana
|
274
|
|
Serviços urbanos
|
6.316
|
|
Habitação |
374
|
Saneamento |
304
|
Gestão ambiental |
9.163
|
Preservação e conservação ambiental
|
9
|
|
Controle ambiental
|
9.154
|
|
Comércio e serviços |
497
|
Turismo
|
497
|
|
Desporto e lazer |
546
|
Encargos especiais |
46.886
|
Serviço da dívida interna
|
43.293
|
|
Outros encargos especiais
|
3.593
|
|
Total |
438.839
|
O quadro de servidores é composto de 3.597 servidores, dos quais
38% têm nível superior e 197 cargos comissionados. Acredita-se que nos serviços básicos exista um número de funcionários maior
do que o necessário.
Observa-se uma disparidade entre os níveis salariais do mercado e
os pagos na prefeitura: para o nível básico são elevados e para o nível técnico, baixos.
O grande número de servidores, situação salarial sem critério, e a
não obediência a um plano de carreiras definido, implica em um alto comprometimento da receita e problemas administrativos de
difícil solução.
A tendência mundial de terceirização de serviços básicos não vem sendo
implementada em Cubatão, o que promove o inchamento da prefeitura, gerando gastos elevados com pagamento de pessoal e
contenção em novos investimentos.
A administração municipal não se estruturou para acompanhar o
progresso e as novas tecnologias que se desenvolveram no serviço público. Não existe um sistema de planejamento estratégico, e
nem mesmo um plano de governo vem sendo adotado de forma efetiva. As decisões são tomadas em função das emergências e sem visão
integrada e de longo prazo.
Em muitos casos, falta à prefeitura estrutura e capacidade de
elaborar projetos para a captação de recursos de fontes disponíveis, sejam federais e estaduais, de bancos oficiais ou de outras
fontes.
A participação da população não tem sido efetiva, apesar da
existência oficial de 18 conselhos com os mais diversos objetivos. A participação nesses conselhos precisa ser incentivada por
meio da conscientização da população e melhoria dos procedimentos deliberativos.
Cristalizou-se ao longo dos anos a prática de uma política
paternalista/assistencialista que mantém feudos eleitorais. Por essa razão, talvez se explique a tolerância na contenção de
invasões.
Existe em Cubatão uma discussão a respeito do fato de que alguns
dirigentes públicos não residem no município Para alguns representa um ponto fraco, enquanto para outros o fundamental é que
sejam bons administradores e se dediquem à cidade.
PONTOS FORTES
Alta receita do município.
Previsão de crescimento de atividades industriais, gerando receita adicional para a prefeitura.
Existência de capacitação técnica no corpo de servidores da prefeitura.
Infra-estrutura
de serviços públicos na área urbanizada.
Caixa da Previdência estruturada.
PONTOS FRACOS
O alto valor das despesas com pagamento de precatórios.
Déficit atuarial no Fundo de Previdência e deficiências no modelo de gestão da Caixa de Previdência.
Inexistência de plano de carreira satisfatório em relação à distribuição de cargos e salários.
Más
condições de trabalho, lay-out deficiente e espaço inadequado nos órgãos públicos.
Desvio de função de servidores municipais.
Falta de participação da comunidade nos conselhos.
Inexistência de um sistema de planejamento estratégico na prefeitura.
Baixo nível de terceirização.
Economia do município centrada em única atividade.
Existência
de populismo/assistencialismo na política do município.
Subutilização dos equipamentos públicos.
Ingerência política e nepotismo na designação dos cargos e no funcionamento da administração.
Falta de credibilidade do serviço público.
Inoperância, por parte da prefeitura, na busca da participação solidária das indústrias.
Excessivo número de cargos comissionados.
Falta de informação e integração entre as secretarias e outros órgãos da administração.
Falta de estrutura da administração municipal para elaborar projetos para a captação de recursos de fontes
disponíveis, sejam federais, estaduais, de bancos oficiais ou de outras fontes.
Estrutura informal se sobrepondo à formal.
Falta de investimento na capacitação de funcionários públicos.
OPORTUNIDADE
Possibilidade
de Implantação do Projeto de Gestão Ambiental e Renovação Urbana de Cubatão, com apoio do Banco Mundial, para realocar e
urbanizar áreas de ocupação desordenada.
AMEAÇA
Possível reforma tributária reduzindo o repasse de ICMS aos municípios geradores.
Câmara Municipal de
Cubatão
Foto: Rolando Roebbelen,
publicada no livro Agenda 21 Cubatão 2020
Cenários, Estratégias e Meta
CENÁRIO INERCIAL
A receita do município estará reduzida, em razão do acentuado decréscimo do
índice de retorno do ICMS. A máquina administrativa estará inchada, as condições de trabalho precárias e os salários reduzidos.
A população não terá participação efetiva nas decisões sobre os destinos da cidade, a qual estará sendo administrada em função
das necessidades que se apresentam e sem um projeto de longo prazo. Os projetos e programas em parceria com organismos federais
ou internacionais não terão se realizado pelas dificuldades de a prefeitura obter certidões e oferecer garantias, devido a
repetidos déficits orçamentários e financeiros. O Fundo de Previdência estará deficitário, necessitando de aportes de recursos
da prefeitura para fazer frente ao pagamento dos inativos. A CMT e a Cursan estarão em dificuldades financeiras.
CENÁRIO DESEJÁVEL
A Prefeitura Municipal de Cubatão estará com suas finanças equilibradas, e
atuando de forma eficiente, com os servidores públicos motivados e atenciosos no atendimento aos munícipes. Os serviços estarão
informatizados, facilitando o atendimento ao cidadão. A terceirização de serviços básicos terá reduzido gastos e permitido a
especialização dos servidores. O Fundo de Previdência estará devidamente lastreado e superavitáiro.
ESTRATÉGIAS
Realizar
reforma administrativa.
Realizar
terceirização paulatina de alguns serviços básicos.
Melhorar
as condições de trabalho dos servidores e promover o seu permanente treinamento.
Implantar
um sistema informatizado global na prefeitura, para facilitar o atendimento à população.
Aumentar
a receita própria do município.
Promover
ações de indução ao desenvolvimento econômico, para aumentar a receita do município.
META
Implantar
um modelo de gestão para a qualidade e certificar os procedimentos de atendimento direto ao público da Prefeitura Municipal de
Cubatão pelas normas ISO 9000, ISO 14000, OHSAS 18000 e outras adequadas.
Acesso à Avenida
Joaquim Miguel Couto
Foto: Rolando Roebbelen,
publicada no livro Agenda 21 Cubatão 2020
Ações e Projetos
Ações e Projetos |
Responsáveis |
Parceiros |
Prazos |
1 - Adotar um Plano Estratégico da Prefeitura Municipal para nortear as
decisões e procedimentos da prefeitura, com base na Agenda 21 de Cubatão. |
Prefeito e Secretaria Municipal de Planejamento |
Assessoria de Projetos Especiais |
curto |
2 - Manter o Conselho Consultivo da Agenda 21, como uma instância opinativa,
com o objetivo de acompanhar e impulsionar a implementação da Agenda 21. |
Prefeitura Municipal de Cubatão |
Cide, Ciesp |
imediato |
3 - Elaborar um novo estudo atuarial procurando o equilíbrio financeiro do
Fundo de Previdência e negociar a efetivação do aporte de capital pela Prefeitura Municipal de Cubatão e o pagamento da
dívida da prefeitura contraída com a Caixa de Previdência, conforme obrigatório por lei. |
Secretaria Municipal de Planejamento |
Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos,
Caixa de Previdência |
curto |
4 - Reestruturar a Prefeitura Municipal de Cubatão e realizar a reforma
administrativa para reequilibrar o quadro de servidores, sanar questões relacionadas a desvios de função, corrigir
distorções e adequar os níveis salariais às responsabilidades assumidas e aos patamares legais e de mercado, proibir o
nepotismo e priorizar a paulatina terceirização de alguns serviços básicos. |
Secretaria Municipal de Administração |
|
curto e médio |
5 - Criar programas de treinamento e requalificação dos servidores. |
Prefeitura Municipal de Cubatão e Secretaria Municipal de Administração |
|
imediato e permanente |
6 - Reestruturar os ambientes a fim de melhorar as condições de trabalho,
inclusive com a renovação de mobiliário, equipamentos, iluminação, a fim de proporcionar conforto e segurança e adequação
dos ambientes às pessoas com deficiência. |
Prefeitura Municipal de Cubatão e Secretaria Municipal de Administração |
|
imediato e permanente |
7 - Implantar Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), do
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), envolvendo um novo sistema de informatização global, com a
disponibilização de terminais informatizados no município, oferecendo acesso a informações e serviços ao cidadão. |
Prefeitura Municipal de Cubatão e Secretaria Municipal de Administração |
|
médio |
8 - Realizar um programa de divulgação da melhoria ambiental de Cubatão em
âmbito nacional e internacional. |
Prefeitura Municipal de Cubatão e Ação Governamental |
Secretaria Municipal de Planejamento |
imediato e permanente |
9 - Promover ações de diversificação das atividades econômicas, conforme
abordado em outros temas, visando aumentar a arrecadação de impostos pelo município. |
Secretaria Municipal de Planejamento |
|
imediato e permanente |
10 - Criar incentivo e realizar fiscalização para que a população de Cubatão
passe a licenciar seus veículos no município, para aumentar a receita da municipalidade. |
CMT |
Polícia Civil, Polícia Militar |
curto |
11 - Realizar um programa de educação para o trânsito destinado à população de
Cubatão. |
CMT |
Polícia Civil, Polícia Militar |
curto |
12 - Contratar a Cursan para assumir os serviços de manutenção dos prédios
públicos do município e outros, garantindo receita permanente, e modificar a lei de forma a que ela possa prestar serviços a
terceiros e ampliar seu campo de atuação. |
Prefeitura Municipal de Cubatão |
|
imediato e permanente |
13 - Ampliar a participação da população no orçamento participativo, nos
conselhos municipais e outras instâncias da administração, com maior difusão e informação. |
Prefeitura Municipal de Cubatão |
|
imediato e permanente |
14 - Realizar consolidação das leis municipais, simplificando e aperfeiçoando
a legislação. |
Prefeitura Municipal de Cubatão |
|
médio |
15 - Promover ação política de defesa da manutenção da receita tributária de
Cubatão, como pólo de indústrias de base, no projeto de reforma tributária nacional. |
Prefeitura Municipal de Cubatão |
entidades da sociedade civil, empresas |
imediato e permanente |
16 - Publicar anualmente o Boletim Informativo da Prefeitura, com todos os
dados do município. |
Prefeitura Municipal de Cubatão |
|
imediato e permanente |
|