Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/bertioga/bnucleo26n02.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/09/12 19:04:16
Clique aqui para voltar à página inicial de Bertioga

BERTIOGA - BAIRROS - RIVIERA DE S. LOURENÇO <<-- escolha o retorno

Núcleo: Riviera de São Lourenço (02)

Leva para a página anterior

Anúncio publicado na edição de julho de 1988 do jornal tabloide santista Destaque, páginas 17 e 9 da edição especial dedicada a Bertioga, no acervo do jornalista santista Paulo Matos (falecido em julho de 2010) - ortografia atualizada nesta transcrição:

Anúncio publicado no jornal santista Destaque, edição especial Bertioga, de julho de 1988, pág. 17

 

Anarquia internacional. O mundo dividido em potências favorecidas, que podiam lançar mão dos benefícios de 7 km² de território. E potências desfavorecidas, estas possuindo 0,01 km² por cidadão. A necessidade de expansão gera o conflito. Colapso. Guerra Atômica. A agonia do velho e novo por nascer. 1945

Em meio a esse tempo cria-se a "Sociedade Territorial e Agrícola Praia de São Lourenço", mais tarde denominada Praias Paulistas S/A, objetivando a formação de uma cidade balneária moderna e consequente urbanização, realizando:

- organização de vias para transporte terrestre e marítimo

- construção de hotéis

- aproveitamento pecuário, industrial e agrícola das terras

- incentivo e organização de cooperativas agrícolas para abastecimento do futoro núcleo

- desenvolvimento do turismo

- colônias de férias

- sociedades esportivas

- play-grounds

Pretendeu-se a urbanização, preservando o meio ambiente, evitando a poluição. A unificação do todo, sob uma única orientação, planificadora e exclusiva.

Em 1979 efetiva-se o desenvolvimento desse projeto, inclusive a construção de uma marina. Há um reagrupamento, surgindo como empreendedoras, além da Praias Paulistas, a Cia. Fazenda Acaraú e como realizadora, a Sobloco Construtora S/A.

Resgatando o lema primeiro que orientou o espírito desbravador dos elementos, que à maneira dos adivinhos preconizaram, planejaram e continuam hoje investindo para que a Riviera de São Lourenço seja essa realidade:

"Per ardua ad astra"

Por caminhos árduos chegaremos aos astros.

Riviera de São Lourenço

Av. 9 de Julho, 4.428 - tel. 883-3611 - CEP 01406 - São Paulo

Fotos: detalhes do anúncio no jornal santista Destaque, de julho de 1988, página 17

Anúncio publicado no jornal santista Destaque, edição especial Bertioga, de julho de 1988, pág. 9

Na Riviera de São Lourenço...

Conjuntos residenciais com todos os ambientes de frente para o mar e "pés na areia"

Confirmam a qualidade: Follow up Engenharia, Empresa & Mercado - NV Assessoria, Empreendimentos, Participações

Apartamentos com vista total da praia de São Lourenço, com áreas privativas, piscinas, jardins, churrasqueiras, coberturas

Edifício Delta de São Lourenço

 

Edifício On The Beach - apartamento térreo

 

Edifício Orla

 

Edifício Grão de Areia

Imagens: detalhes do anúncio no jornal santista Destaque, de julho de 1988, página 9

Enfim, a salvação de nossas praias

Um eficiente e moderno sistema de tratamento de esgotos está vindo a público, a custo baixíssimo e utilizando áreas extremamente compactas, permitindo-se obter um esgoto tratado capaz de ser lançado diretamente na sarjeta ou reutilizado para resfriamento industrial. Quem fala sobre ele é o engenheiro Waldemar Casadei, ex-superintendente do Departamento Estadual de Água e Energia Elétrica e ex-prefeito de Lins.

Trata-se do tratamento por eletrólise, que já vem sendo pesquisado por uma das universidades estaduais de São Paulo, a Unicamp. Sua eficiência é tal que acaba por eliminar o fósforo e os coliformes fecais presentes no esgoto e responsáveis pela poluição e contaminação de nossas praias, rios e represas.

"Os processos usados até agora - disse Casadei - eram inviáveis economicamente, devido à necessidade de construir interceptores, estações elevatórias, emissários, grandes lagoas de tratamento e outros equipamentos", argumentou o atual presidente do Ceagesp. Disse ainda que "este tratamento nunca chegava a eliminar totalmente os agentes da poluição e de contaminação".

O método eletrolítico dispensa a construção de todas estas obras extremamente onerosas, sobre o qual afirma o engenheiro Waldemar Casadei que "finalmente está viabilizado o tratamento de esgotos a baixo custo e tecnicamente perfeito, salvando a qualidade de nossas praias", completou. Quem vem liderando a aplicação do tratamento eletrolítico no país é a empresa "Sul Brasil Construções" e seu telefone é 299-0658 (011).

Qualquer loteamento do litoral pode dispor desse tipo de tratamento. Um projeto adequado pode prever a construção de várias pequenas estações de tratamento racionalmente localizadas, de tal forma que o líquido tratado possa ser lançado no canal de drenagem mais próximo, sem qualquer odor na operação e de manutenção simples e barata.

Dentro do atual quadro de áreas não servidas por redes de esgoto, este processo vem surgir como a grande solução desses problemas.

Leva para a página seguinte da série