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BERTIOGA
Estatísticas (1) - Seade

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Nos primeiros anos do século XXI, começou a ser apurado pela Fundação Seade o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), complementado pelo Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), que esta entidade apresenta em suas páginas Web na Internet. O IPRS 2012, trabalhando com dados até 2010, apresenta nova metodologia, que altera os números referentes a 2008 e impede comparações retrospectivas:

Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)

Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS)

Bertioga - IPRS 2012 (dados de 2010)

(consulta site Seade em 20/9/2014 - cidade 3506359):


Síntese

 

Nas edições de 2008 e 2010 do IPRS, Bertioga classificou-se no Grupo 2, que agrega os municípios bem posicionados na dimensão riqueza, mas com deficiência em pelo menos um dos indicadores sociais.

No âmbito do IPRS, o município registrou avanços em todas as dimensões. Em termos de dimensões sociais, os níveis de longevidade e de escolaridade estão abaixo da média do Estado.

Riqueza
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2008-2010:

– o consumo anual de energia elétrica por ligação no comércio, na agricultura e nos serviços variou de 17,9 MWh para 15,5 MWh ;
– o consumo de energia elétrica por ligação residencial aumentou de 5,5 MWh para 6,1 MWh ;
– o rendimento médio do emprego formal variou de R$ 1.536 para R$ 1.533;
– o valor adicionado per capita aumentou de R$ 4.319 para R$ 5.675.
Bertioga somou pontos em seu escore de riqueza, está acima da média estadual e avançou nesse ranking.


Longevidade

Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2008-2010:

– a taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos) diminuiu de 17,8 para 10,8;
– a taxa de mortalidade perinatal (por mil nascidos) reduziu-se de 17,3 para 15,4;
– a taxa de mortalidade das pessoas de 15 a 39 anos (por mil habitantes) decresceu de 2,2 para 1,7;
– a taxa de mortalidade das pessoas de 60 a 69 anos (por mil habitantes) aumentou de 17,8 para 20,1.
Bertioga realizou avanços nesta dimensão, somando pontos no escore, mas situa-se abaixo da média estadual. Com esse desempenho, o município conquistou posições no ranking.


Escolaridade
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2008-2010:

– a taxa de atendimento escolar de crianças de 4 a 5 anos cresceu de 75,7% para 86,6%;
– a média da proporção de alunos da rede pública, que atingiram o nível adequado nas provas de português e matemática (5º ano do ensino fundamental) aumentou de 22,2% para 32,6%;
– a média da proporção de alunos da rede pública, que atingiram o nível adequado nas provas de português e matemática (9º ano do ensino fundamental) cresceu de 12,3% para 14,9%;
– o percentual de alunos com atraso escolar no ensino médio reduziu-se de 27,0% para 22,5%.
O município realizou avanços nesta dimensão, somando pontos nesse escore no período, e melhorando sua posição no ranking, embora seu índice seja inferior à média estadual.

 

Indicadores - 2010 (IPRS-2012)

População total 2010 [1] 47.462
Índice de envelhecimento [2] – 2010 (em %) 28,06
Taxa de fecundidade geral [3] – 2010 (por mil mulheres entre 15 e 49 anos) 70,03
Produto Interno Bruto [4] – 2009 (em milhões de reais) 665,98
Produto Interno Bruto per capita [5] – 2009 (em reais) 15.056

Características de política municipal de drenagem urbana

Existência de Plano Diretor de drenagem urbana/manejo de águas pluviais Sim, e o plano não está regulamentado
Existência de Plano Diretor com diretrizes relativas à drenagem urbana O Plano Diretor não possui diretrizes relativas à drenagem urbana
Existência de Plano Municipal de saneamento básico com ações relativas à drenagem urbana Não
Existência de órgão ou unidade da administração direta municipal responsável pela manutenção do sistema de drenagem urbana Sim
Existência de cadastro da rede de drenagem urbana Sim
Existência de mapeamento das áreas do município com risco de inundações ou deslizamentos Sim
Existência de plano de ação emergencial para os problemas causados por chuvas Sim
Utilização pela Prefeitura de informações pluviométricas ou meteorológicas para monitoramento de chuvas Não
Utilização pela Prefeitura de informações fluviométricas ou hidrológicas para monitoramento de cursos d´água Não

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; Fundação Seade.
1. População projetada pela Fundação Seade.

2. Número de pessoas de 65 anos ou mais para cada 100 pessoas menores de 15 anos de idade.

3. Número de nascidos vivos para cada 1.000 mulheres em idade fértil (15 a 49 anos).

4. O PIB do município é estimado somando os impostos ao VA total.

5. O PIB per capita foi calculado utilizando a população estimada pelo IBGE.
Nota: ND = não disponível.

 

Vulnerabilidade (IPVS)

Município de Bertioga

 

O Município de Bertioga, que integra a Região Metropolitana da Baixada Santista, possuía, em 2010, 46.051 habitantes. A análise das condições de vida de seus habitantes mostra que a renda domiciliar média era de R$ 1.962, sendo que em 19,4% dos domicílios não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Em relação aos indicadores demográficos, a idade média dos chefes de domicílios era de 43 anos e aqueles com menos de 30 anos representavam 19,4% do total. Dentre as mulheres responsáveis pelo domicílio 21,4% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 10,3% do total da população.

Os sete grupos do IPVS resumem as situações de maior ou menor vulnerabilidade às quais a população se encontra exposta, a partir de um gradiente das condições socioeconômicas e do perfil demográfico. As características desses grupos, no município de Bertioga, são apresentadas a seguir.

Os grupos de vulnerabilidade social

O
Grupo 1 (baixíssima vulnerabilidade): 137 pessoas (0,3% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o rendimento nominal médio dos domicílios era de R$ 5.593 e em 0,0% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 45 anos e aqueles com menos de 30 anos representavam 14,5%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 26,7% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 6,6% do total da população desse grupo.

O
Grupo 2 (vulnerabilidade muito baixa): 9.727 pessoas (21,1% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o rendimento nominal médio dos domicílios era de R$ 2.615 e em 10,0% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 48 anos e aqueles com menos de 30 anos representavam 10,2%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 8,8% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 7,5% do total da população desse grupo.

O
Grupo 3 (vulnerabilidade baixa): 15.370 pessoas (33,4% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o rendimento nominal médio dos domicílios era de R$2.047 e em 15,4% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 42 anos e aqueles com menos de 30 anos representavam 22,6%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 24,7% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 10,2% do total da população desse grupo.

O
Grupo 4 (vulnerabilidade média - setores urbanos): 2.027 pessoas (4,4% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o rendimento nominal médio dos domicílios era de R$ 1.926 e em 21,8% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 47 anos e aqueles com menos de 30 anos representavam 11,1%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 8,7% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 9,5% do total da população desse grupo.

O
Grupo 5 (vulnerabilidade alta - setores urbanos): 11.176 pessoas (24,3% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o rendimento nominal médio dos domicílios era de R$ 1.528 e em 28,0% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 40 anos e aqueles com menos de 30 anos representavam 22,8%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 26,0% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 12,0% do total da população desse grupo.

O
Grupo 6 (vulnerabilidade muito alta - aglomerados subnormais): 7.614 pessoas (16,5% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o rendimento nominal médio dos domicílios era de R$ 1.371 e em 29,4% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 40 anos e aqueles com menos de 30 anos representavam 22,8%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 26,0% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 12,1% do total da população desse grupo.

Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)

Bertioga - IPRS 2010 (dados de 2008)

(consulta site Seade em 4/6/2011):

Nas edições de 2006 e 2008 do IPRS, Bertioga classificou-se no Grupo 2, que agrega os municípios bem posicionados na dimensão riqueza, mas com deficiência em pelo menos um dos indicadores sociais.

Síntese

No âmbito do IPRS, o município registrou avanços nos indicadores de longevidade e escolaridade e manteve estável seu escore de riqueza. Em termos de dimensões sociais, os níveis de longevidade e de escolaridade ficaram abaixo da média do Estado.

Riqueza

Bertioga ocupou as seguintes posições no ranking de riqueza:

Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2006-2008:

• o consumo anual de energia elétrica por ligação no comércio, na agricultura e nos serviços variou de 16,9 MW para 17,9 MW;

• o consumo de energia elétrica por ligação residencial variou de 5,2 MW para 5,5 MW;

• o rendimento médio do emprego formal variou de R$ 1.415 para R$ 1.346;

• o valor adicionado per capita variou de R$ 4.221 para R$ 4.125.

Bertioga registrou estabilidade no indicador agregado de riqueza, mantendo-se acima da média estadual. Entretanto, perdeu uma posição relativa no conjunto dos municípios nesta dimensão.

Longevidade

Bertioga ocupou as seguintes posições no ranking de longevidade:

Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2006-2008:

• a taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos) diminuiu de 19,2 para 17,8;

• a taxa de mortalidade perinatal (por mil nascidos) reduziu-se de 20,9 para 17,3;

• a taxa de mortalidade das pessoas de 15 a 39 anos (por mil habitantes) elevou-se de 1,8 para 2,3;

• a taxa de mortalidade das pessoas com 60 anos e mais (por mil habitantes) variou de 37,2 para 35,8.

Bertioga realizou avanços nesta dimensão, somando um ponto ao escore no período, embora permaneça em patamar inferior à média estadual. Com esse desempenho, o município conquistou duas posições no ranking.

Escolaridade

Bertioga ocupou as seguintes posições no ranking de escolaridade:

Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2006-2008:

• a proporção de pessoas de 15 a 17 anos que concluíram o ensino fundamental variou de 64,9% para 69,5%;

• o porcentual de pessoas de 15 a 17 anos com pelo menos quatro anos de estudo variou de 99,9% para 99,6%;

• a proporção de pessoas de 18 a 19 anos com ensino médio completo cresceu de 40,5% para 43,1%;

• a taxa de atendimento à pré-escola entre as crianças de 5 a 6 anos variou de 98,0% para 98,6%.

O município realizou avanços nesta dimensão, somando quatro pontos ao escore no período, embora tenha mantido seu índice inferior à média estadual.

Informações Referentes ao Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS)

2010

População total em 2008 (habitantes) [1] 42.724
População total em 2020 (habitantes) [1] 60.412
Índice de envelhecimento – 2008 (número de pessoas de 0 a 14 anos para cada 100 pessoas com 60 anos e mais) 447,8
Índice de envelhecimento – 2020 (número de pessoas de 0 a 14 anos para cada 100 pessoas com 60 anos e mais) 258,9
Produto Interno Bruto [2] - 2007 (em milhões de reais) 476,59
Produto Interno Bruto per capita [3] - 2007 (em reais) 12,192
Gestão municipal da atenção às pessoas com deficiência  

Existência de órgão gestor das ações voltadas para a pessoa com deficiência

Órgão responsável por outra área

Existência de cadastro  de pessoas com deficiência

Sim

Existência de cadastro de entidades voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência

Sim
Participação da sociedade na gestão municipal da atenção às pessoas com deficiência  

Existência de conselho municipal da pessoa com  deficiência [4]

Conselho Consultivo
Política e ações municipais de acessibilidade às pessoas com deficiência  

Existência de comissão permanente de acessibilidade

Não

Existência de plano municipal de acessibilidade da pessoa com deficiência

Não possui

Existência de ações municipais para tornar edifícios municipais acessíveis a pessoas com deficiência

Não, mas está em planejamento

Existência de transporte público municipal [5] para alunos da rede municipal com deficiência

Não

Existência de transporte público municipal [6]

Sim

Existência de transporte público municipal com veículos acessíveis [7] às pessoas com deficiência

Sim

Fonte: IBGE. Fundação Seade.

1. População projetada pela Fundação Seade.

2. É estimado com o valor adicionado, total, menos o dummy financeiro, mais os impostos.

3. População total disponibilizada pelo IBGE, para possibilitar a comparação entre os municípios brasileiros.

4. Conselho Consultivo: seus integrantes apenas emitem pareceres, indicam ações ou políticas. Conselho Deliberativo: tem o poder efetivo de decidir ou resolver sobre a implantação e administração de recursos. Conselho Fiscalizador: detém o poder de fiscalizar a implementação e o funcionamento de políticas e/ou a administração de recursos. Conselho Normativo: pode estabelecer normas e diretrizes para as políticas ou administração de recursos.

5. Conveniado ou não, com exclusividade ou não para pessoas com deficiência e na área urbana ou rural.

6. Empresas de ônibus em operação ou linhas urbanas ou rurais exploradas pelas prefeituras.

7. Com equipamento como escada escamoteável ou plataforma.

Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)

Bertioga - dados de 2002

(consulta site Seade em 28/1/2011):


Em 2002, como em 2000, Bertioga fez parte do Grupo 2 do IPRS, caracterizado por bons indicadores na dimensão riqueza, porém com resultados insatisfatórios em pelo menos uma das outras duas dimensões do índice, a longevidade e a escolaridade. Bertioga apresentou um dos níveis de riqueza mais elevados do Estado, mas tanto o indicador de longevidade quanto o de escolaridade foram bastante inferiores às médias estaduais.

 

Riqueza: estabilidade do indicador sintético

 

Bertioga ocupou as seguintes posições no ranking de riqueza:
2000 – 7ª
2002 – 2ª

 

 

Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2000-2002:

• o consumo anual de energia elétrica por ligação no comércio, na agricultura e nos serviços variou de 15,4 MW para 14,8 MW;

• em 2002, o consumo de energia elétrica por ligação residencial manteve-se ainda abaixo da meta de racionamento estabelecida para 2001, ou seja, a redução do consumo foi superior a 20%, variando de 5,8 MW para 4,2 MW;

• o rendimento médio do emprego formal reduziu-se de R$ 992 para R$ 891;

• o valor adicionado per capita variou de R$ 2.150 para R$ 2.180.

Apesar do decréscimo observado no rendimento do trabalho formal e da manutenção do consumo anual de energia elétrica residencial abaixo dos patamares de 2000, possivelmente como efeito do racionamento de 2001, o indicador sintético permaneceu relativamente estável e, com isso, o município passou a ser o segundo mais rico do Estado.

Longevidade: redução da mortalidade de adultos e de idosos

Bertioga ocupou as seguintes posições no ranking de longevidade:
2000 – 489ª
2002 – 537ª

 


Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2000-2002:

• a taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos) elevou-se de 14,9 para 21,8;

• a taxa de mortalidade perinatal (por mil nascidos) variou de 24,3 para 23,3;

• a taxa de mortalidade das pessoas de 15 a 39 anos (por mil habitantes) reduziu-se de 2,8 para 2,4;

• a taxa de mortalidade das pessoas com 60 anos e mais (por mil habitantes) decresceu de 38,4 para 35,1.

O aumento da mortalidade infantil foi contrabalançado pelos decréscimos observados nas demais taxas de mortalidade, mantendo-se estável o indicador sintético da dimensão longevidade, mas ainda abaixo da média estadual.

 

Escolaridade: aumento na taxa de conclusão do ensino fundamental

Bertioga ocupou as seguintes posições no ranking de escolaridade:
2000 – 617ª
2002 – 616ª

 



Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2000-2002:

• a proporção de pessoas de 15 a 17 anos que concluíram o ensino fundamental aumentou de 37,6% para 45,7%;

• o percentual de pessoas de 15 a 17 anos com pelo menos 4 anos de estudo variou de 93,4% para 93,9%;

• a proporção de pessoas de 18 a 19 anos com ensino médio completo variou de 18,6% para 18,9%;

• a taxa de atendimento à pré-escola entre as crianças de 5 a 6 anos aumentou de 58,3% para 86,2%.

A melhora observada para a dimensão escolaridade deveu-se principalmente ao maior número de pessoas que concluíram o ensino fundamental e ao maior atendimento pela pré-escola. Entretanto, o indicador sintético continuou inferior à média estadual.

 

Informações Referentes ao Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS)
População total em 2002 (habitantes) 34.969
População residente nos grupos de vulnerabilidade média, alta e muito alta [1] 69,8%
Responsáveis pelo domicílio alfabetizados 90,4%
Responsáveis pelo domicílio com ensino fundamental completo 32,1%
Anos médios de estudo do responsável pelo domicílio (em anos) 5,8
Rendimento nominal médio do responsável pelo domicílio [2] (em R$) 724
Idade média do responsável pelo domicílio (em anos) 41
Mulheres responsáveis pelo domicílio 15,0%
Crianças de 0 a 4 anos no total de residentes 11,2%
Tamanho médio do domicílio (em número de pessoas) 3,5

Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2000; Fundação Seade.

[1] Para mais informações, ver relatório metodológico (FUNDAÇÃO SEADE. Índice Paulista de Vulnerabilidade Social: espaços e dimensões da pobreza nos municípios do Estado de São Paulo – Metodologia. São Paulo, 2004).
[2] Em valores de julho de 2000.

 

 

Síntese

Bertioga manteve-se estável em termos de riqueza, o que, diante da queda observada para o total do Estado, fez com que o município subisse no ranking dessa dimensão. O indicador de longevidade também ficou estável, ao passo que o de escolaridade apresentou melhora. Ambos continuaram inferiores às médias estaduais.

Veja também:

Estado de SP/IPVS: análise de 2010 - arquivo PDF original

Estado de SP/IPRS-2012: análise de 2010 - arquivo PDF original

Indicadores IPRS para a Baixada Santista

Bertioga/IPRS-dados de 2002 - arquivo PDF original

Bertioga/IPRS-dados de 2006 - arquivo PDF original

Bertioga/IPRS-dados de 2008 - arquivo PDF original

Bertioga/IPRS-dados de 2010 - arquivo PDF original

Bertioga/IPVS-dados de 2010 - arquivo PDF original

Bertioga - estatísticas [FIRJAN/IFDM] [IBGE] [IDHM/PNUD]

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