Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1t020.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Tomé de Sousa

Coordenadas da via: Latitude: -23.960896 e Longitude: -46.317951      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Affonso Penna, no bairro Boqueirão

CEP: 11025-080

Termina em Rua Nabuco de Araújo, no bairro Boqueirão

Nome antigo: Rua 230

Logradouro criado em 1926

História: Lei 769, de 6 de fevereiro de 1926, do prefeito municipal, Arnaldo Ferreira de Aguiar, deu o nome de Tomé de Sousa à Rua 230. Resultou do parecer 164, de 1925, que a Câmara Municipal aprovou naquela mesma data, sob a presidência do dr. J. Carvalhal Filho.

Tomé de Sousa, militar português, primo de Martim Afonso de Sousa, foi o primeiro governador geral do Brasil. Depois de participar de várias expedições militares na África, chegou à Baía de Todos os Santos, a 29 de março de 1549, dando início à edificação e fortificação da cidade de Salvador. Fez excelente administração, honrando a confiança que lhe depositara d. João III. Organizou a defesa das colônias, tornou obrigatório o serviço militar, deu toda proteção aos índios e, com o auxílio de Caramuru, lançou os fundamentos da cidade de Salvador.

Em companhia de Manoel da Nóbrega, visitou as capitanias do Sul e, em S. Vicente, aprovou a fundação da Vila de Santos, além de instalar as câmaras municipais em Conceição de Itanhaém e Santo André da Borda do Campo, outorgando a administração desta última a João Ramalho. Reforçou também a Fortaleza de Bertioga, construída em S. Vicente, e criou o primeiro bispado, com sede na Bahia. Foi substituído no Governo Geral do Brasil por Duarte da Costa.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 608

Veja mais em [Wikipédia: Tomé de Sousa]
.