Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1s056.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Sizino Patusca

Coordenadas da via: Latitude: -23.94188 e Longitude: -46.3682      [GoogleMaps]

Começa em Rua Doutor Pedro Paulo de Giovanni/Margem do Rio São Jorge, no bairro Santa Maria

CEP: 11089-120

Termina em Rua Professor Francisco de Domênico/Rua Sargento Alcides Perazolla, no bairro Santa Maria

Nome antigo: Rua 523

Logradouro criado em 1953

História: Lei 1.535, de 23 de setembro de 1953, sancionada pelo prefeito municipal dr. Antônio Feliciano, deu o nome de Sizino Patusca a uma das ruas da Cidade. Atendeu-a o decreto 1.072. de 26 de março de 1957, do mesmo chefe do Executivo, que outorgou denominação à Rua 523. Adveio do projeto de lei 48, de 1953, de autoria do vereador Amorim Filho, aprovado em sessão extraordinária da Câmara Municipal realizada a 15 de setembro de 1953.

Sizino Colatino Martins Patusca nasceu em Santos a 4 de julho de 1874, na Rua Visconde de Embaré, 4, e faleceu em 1938. Foi casado com Sebastiana de Jesus Patusca, de cuja união o casal teve os seguintes filhos: Ari, Aníbal, Sizino, Araken, Araci e Araré.

Irmão Benemérito da Santa Casa da Misericórdia, organizou a campanha para o levantamento da Catedral e liderou o movimento que reconstruiu a Igreja de Nossa Senhora do Valongo. Quando da inauguração do monumento a Braz Cubas, a 26 de janeiro de 1908, usaram da palavra oradores que não eram santistas. No meio da multidão, como simples assistente, Sizino Patusca pediu a palavra como santista e discursou em nome de seus conterrâneos, sendo muito aplaudido pelo discurso improvisado, aliás, como lhe era habitual.

Em companhia de seus sobrinhos Américo Martins Júnior e José Caetano Munhoz, além de outros esportistas, fundou o Esporte Clube Americano, do qual foi presidente durante gestões seguidas. Foi igualmente um dos primeiros presidentes do Santos F. Clube e do Clube Eden Santista, bem assim diretor de várias outras associações esportivas, culturais e religiosas.

Sizino Patusca foi sócio da firma Patusca & Filho, que explorava o ramo de sal e de comissões, estabelecida na Praça dos Andradas, 10 e 14. O outro sócio era seu genitor Manoel José Martins Patusca, um dos fundadores da Associação Comercial de Santos. Em companhia de Alfredo Pinto e Benedito Guimarães, ele editou, em 1890, o Almanaque Santista. Faleceu em 1938, com a idade de 64 anos.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 590/591

Veja mais em [Museu Virtual do Futebol - Santos F.C.]
.