Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1p061.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Professor Primo Ferreira

Coordenadas da via: Latitude: -23.967872 e Longitude: -46.321163      [GoogleMaps]

Começa em Rua Bento de Abreu, no bairro Boqueirão

CEP: 11045-150

Termina em Rua Dom Lara, no bairro Boqueirão

Nome antigo: Rua Aprovada 602

Logradouro criado em 1957

História: Rua Aprovada 602, recebeu denominação pela lei 2.030, de 23 de dezembro de 1957, sancionada pelo prefeito municipal, engenheiro Sílvio Fernandes Lopes, conforme projeto de lei 196, de 1957, do vereador dr. Geraldo Soares Novais, aprovado pela Câmara Municipal na sessão realizada a 12 de dezembro de 1957.

Antônio Primo Ferreira nasceu em Ilhabela a 9 de junho de 187. Depois de formado, lecionou em sua terra natal, onde também dirigiu o grupo escolar local. Em Santos, passou a maior parte de sua útil existência e foi diretor do Grupo Escolar Dr. Cesário Bastos, quando ainda na Rua Sete de Setembro, esquina da rua Braz Cubas, devendo-se-lhe a instalação dessa unidade escolar estadual no edifício atual, na Praça Narciso de Andrade.

Mais tarde, tornou-se inspetor regional do Ensino, em cujo posto revelou seu devotamento à causa da Instrução em todo o Litoral do Estado, criando, como criou, diversas escolas.

Organizador do Ensino Primário na Escola da Companhia Docas de Santos, foi ele o pioneiro da educação de adultos em Santos, ensinando à noite, com toda a dedicação, a operários dessa empresa portuária. Por sua iniciativa, o dr. José de Sousa Dantas, então prefeito municipal, instituiu nas escolas municipais o Dia da Criança.

Mesmo depois de aposentado, era solicitado por várias escolas particulares para orientar e presidir aos exames de fim de ano. Um dos pioneiros do Escotismo em Santos, o professor Antônio Primo Ferreira casou com Liliosa de Paula Morais Ferreira, falecida a 26 de outubro de 1967. Seu nome foi outorgado ao Ginásio Estadual do Marapé, por decreto do Governo do Estado. Esse cidadão, que nasceu professor, viveu professor e cerrou os olhos ainda professor, foi dos mais úteis e benquistos, dos mais bondosos, dedicados e probos que passaram pela vida santista. Faleceu a 24 de abril de 1957, deixando distinta descendência. Escreveu Ilhabela – História e Folclore.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 520

.