Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1p054.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Professor Pirajá da Silva

Coordenadas da via: Latitude: -23.975173 e Longitude: -46.304825      [GoogleMaps]

Começa em Rua Bolívia, no bairro Aparecida

CEP: 11035-200

Termina em Avenida Doutor Epitácio Pessoa, no bairro Aparecida

Nome antigo: Rua Aprovada 668

Logradouro criado em 1962

História: Lei 2.519, de 14 de junho de 1962, do prefeito municipal José Gomes, deu o nome de Professor Pirajá da Silva à Rua Aprovada 668, de conformidade com o projeto de lei 263, aprovado pela Câmara Municipal de Santos na sessão realizada a 5 de junho de 1962 de autoria do vereador dr. Newton de Lima Azevedo.

O professor Manuel Augusto Pirajá da Silva, nascido em Camamu, Bahia, a 28 de janeiro de 1873, foi pesquisador seguro e criterioso, etnógrafo e historiador, além de vulto dos mais salientes do magistério médico do Brasil. Contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da pesquisa científica no País, notadamente no estudo da esquistossomose, apresentando trabalhos inúmeros durante sua longa vivência no campo científico e que vieram a enriquecer nosso patrimônio cultural. Viveu os últimos anos de sua existência no Estado de São Paulo, quando também muito se destacou como homem de talento.

O professor Pirajá da Silva foi exemplo de tenacidade, aptidão e robustez intelectual, 'cuja mortalidade é um argumento', como se expressou Pedro Calmon. Faleceu a 1º de março de 1961, em São Paulo. Em 1960, o historiador dr. Edgard de Cerqueira Falcão, discípulo dileto do professor Pirajá da Silva, publicou um livro sobre o renomeado mestre, que é trabalho de alto valor histórico e bibliográfico, como, aliás, todos os demais de autoria do consagrado médico e beletrista.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 518

Veja mais em [Wikipédia: Pirajá da Silva]
.