Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1p051.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Pindorama

Coordenadas da via: Latitude: -23.968834 e Longitude: -46.327891      [GoogleMaps]

Começa em Rua Governador Pedro de Toledo, no bairro Boqueirão

CEP: 11045-530

Termina em Avenida Vicente de Carvalho/Avenida Washington Luiz, no bairro Boqueirão

Nomes antigos: Rua Projetada 455, Rua Canuto Waldemar Nogueira Ortiz

Logradouro criado em 1946

História: Por um curto período, na década de 1980, o nome foi mudado para Rua Canuto Waldemar Nogueira Ortiz, mas com a rejeição pelos moradores, voltou a ser Rua Pindorama.

Lei 2.933, de 14 de julho de 1964, promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, que era o dr. Júlio Moreno, em seu artigo 1º estatuiu: 'A Rua Projetada 455, situada entre a Avenida Vicente de Carvalho e Rua Embaixador Pedro de Toledo, que recebeu o nome de Pindorama pelo artigo 2º do decreto-lei 421, de 9 de maio de 1946, do prefeito municipal dr. Edgardo Boaventura, passou a denominar-se Canuto Waldemar Nogueira Ortiz, projeto de lei aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada a 19 de junho de 1964.

Na sessão da Câmara Municipal realizada a 16 de setembro de 1926, sob a presidência do dr. João Carvalhal Filho, foi aprovado o parecer 124 da Comissão de Obras e Viação, que opinava pelo atendimento do que requerera Canuto Waldemar Nogueira Ortiz sobre aprovação do plano de arruamento dos terrenos que possuía entre as avenidas Bartolomeu de Gusmão e Epitácio Pessoa.

Aprovando o parecer 76 da Comissão de Justiça e Poderes e Comissão de Obras e Viação, a Câmara Municipal, em sua reunião de 16 de julho de 1927, presidida pelo comendador João Manuel Alfaia Rodrigues Júnior, autorizou o prefeito municipal a dispensar o sr. Canuto Waldemar Nogueira Ortiz da contribuição fixada no parecer 104 e aceitar a doação de terreno e prédio que por ele será construído e destinado a um grupo escolar municipal.

Designava-se na Planta sob número 455, e o segundo ato legal decorreu do projeto de lei 339, de autoria do vereador Aristóteles Ferreira que, ao justificá-lo, assinalou: 'Amigos do saudoso Canuto Waldemar Nogueira Ortiz, recentemente falecido, solicitam-me apresente à deliberação de meus nobres pares este projeto de lei, alegando eles que essa via pública foi aberta por sua iniciativa, em terrenos que lhe pertenciam, ao lado do imponente prédio de apartamentos por ele construído, o Paulistânia, nome de um dos livros de Martins Fontes, em cujo saguão se ostentam versos do grande poeta santista'.

Segundo ainda o autor da proposição, Canuto Waldemar Noueira Ortiz prestou auxílio às entidades assistenciais e batalhou pelos esportes amadores, sendo um dos fundadores do Tênis Clube. Contribuiu para o enriquecimento da Cidade, pioneiro que foi da construção de edifícios de apartamentos de grande porte, como o Paulistânia e o Biarritz. Doou à Municipalidade terrenos da antiga Vila Nogueira Ortiz, entre os quais o espaço em que funciona o Grupo Escolar Dona Lurdes Ortiz, nome de sua esposa, por ele também construído e oferecido à Municipalidade. O Grupo Escolar Lurdes Ortiz, situado à Rua Ricardo Pinto nº 129, foi inaugurado a 11 de agosto de 1928, quando o presidente da Câmara Municipal, comendador João Manuel Alfaia Rodrigues Júnior, descerrou o retrato da dona Lurdes Ortiz, falando durante a cerimônia o dr. José de Sousa Dantas, que era prefeito municipal; senhorinha Irene Peixoto Guerra, professor Primo Ferreira e professor Delfino Stockler de Lima.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 147 a 149

.