Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1p037.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Governador Pedro de Toledo

Coordenadas da via: Latitude: -23.970433 e Longitude: -46.324651      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Conselheiro Nébias/Avenida Doutor Epitácio Pessoa, no bairro Boqueirão

CEP: 11045-551 - lado ímpar

11045-550 - lado par

Termina em Avenida Washington Luís/Rua Minas Gerais/Rua Galeão Carvalhal, no bairro Boqueirão

Nome antigo: Rua 190

Logradouro criado em 1935

História: Decreto 145, de 16 de setembro de 1935, baixado pelo prefeito municipal interino, dr. Antonio Gomide Ribeiro dos Santos, deu à Rua 190, como se configurava na Planta, a denominação de Embaixador Pedro de Toledo, 'por considerar-se a necessidade de ser homenageada a memória do dr. Pedro de Toledo, varão nobilíssimo e eminente vulto da História de São Paulo'.

Durante a administração do interventor federal, general Clóvis Bandeira Brasil, a denominação foi alterada para Governador Pedro de Toledo, nos termos da lei 3.642, de 13 de maio de 1969, cujo projeto de lei foi aprovado na sessão da Câmara Municipal de 7 de maio desse ano. Ato, aliás, exato, se se levar em conta que Pedro de Toledo mereceu a consagração do povo paulista como governador e não como embaixador, aclamado para dirigir os destinos do Estado de São Paulo em momentos incertos da vida cívica paulista.

Pela lei 2.851, de 24 de abril de 1964, do prefeito municipal José Gomes, foi autorizada a gravação da seguinte frase no Monumento ao Soldado Constitucionalista, na Praça José Bonifácio: 'Foi governador do Estado de São Paulo, proclamado pelo povo em praça pública, Pedro de Toledo, que encarnou as aspirações da gente paulista', determinando o diploma legal que a inauguração dessa placa ocorresse solenemente a 9 de julho de 1964.

De conformidade com o historiador Daniel Bicudo, que viu formar-se a Rua Governador Pedro de Toledo, ela era outrora uma vala - e vala particular -, por onde corria ou escorria um braço do histórico Dois Rios, que o dr. Saturnino de Brito viria mais tarde a canalizar. A rua que foi vala pode lembrar hoje o comediógrafo Artur Azevedo ao versejar numa revista carioca:

Na Rua da Vala
Número três
Tenho uma sala
Há mais de um mês…

Daniel Bicudo, residente na atual Governador Pedro de Toledo, recordou-se da vala divisória de fundos de quintais e chácaras da Praia. Era uma vala farta de sapos e peixinhos, cães e gatos mortos e encalhados no rebojo da corrente vagarosa que ia se juntar a outro braço do Dois Rios, que é agora o canal cimentado, de margens plantadas de grama decorativa, de passeios centrais e circundada de elegantes arranha-céus: a Avenida Washington Luís.

Pedro de Toledo, nascido em São Paulo a 20 de junho de 1862, formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo. Tenente-coronel honorário do Exército Nacional, embaixador, ministro da Agricultura e ministro interino da Viação, o eminente homem público também foi interventor federal no Estado de São Paulo e deputado à Câmara Federal. Ocupou ainda outros cargos nas esferas municipal, estadual e federal, como os de delegado de Polícia e chefe interino de Polícia. Foi governador do Estado de São Paulo durante a Revolução Constitucionalista de 1932, escolhido pelo povo reunido em praça pública. Faleceu em São Paulo.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 501/502

Veja mais em [Wikipédia: Pedro Manuel de Toledo]
.