Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1n009.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Nelson Guimarães Toledo

Coordenadas da via: Latitude: -23.984306 e Longitude: -46.296508      [GoogleMaps]

Começa em Rua Vereador Henrique Soler, no bairro Ponta da Praia

CEP: 11030-140

Termina em Avenida Governador Fernando Costa, no bairro Ponta da Praia

Nome antigo: Rua Aprovada 738

Logradouro criado em 1969

História: Em atenção ao ato da Câmara Municipal que, na sessão realizada a 21 de novembro de 1968, aprovou requerimento de autoria do vereador Abelardo de Morais, de número 1.453, sugerindo a conveniência de ser dado o nome de Nélson Guimarães Toledo a uma das ruas do município, o prefeito municipal, engenheiro Sílvio Fernandes Lopes, a 9 de abril de 1969, baixou o decreto 3.660, outorgando aquela denominação à Rua Aprovada 738, entre a Rua Vereador Henrique Soler e a Avenida Governador Fernando Costa.

Nelson Guimarães Toledo, líder da classe dos bancários, foi pioneiro da assistência escolar em Santos, quando ocupou o cargo de presidente da Assistência Dentária Galeão Carvalhal. Nasceu em Avaré, neste Estado, a 15 de agosto de 1907, filho do dr. Mário Leandro Toledo e de Alcide Guimarães Toledo, descendendo pelo lado paterno do general José Arouche de Toledo Rendón, primeiro diretor da Faculdade de Direito de S. Paulo; pela linha materna, herdou a tradição do barão de Vassouras. Não obstante tão nobre ascendência, Nelson Guimarães Toledo era cidadão simples e modesto.

Diplomado em Contabilidade, profundo conhecedor dos assuntos econômicos e financeiros, dedicou 42 anos de sua vida ao Banco do Comércio e Indústria de São Paulo, de cuja agência em Santos se tornou gerente adjunto. Foi dirigente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, consagrou excelentes serviços à classe e participou da Revolução Constitucionalista de São Paulo. Possuía pendores literários e escreveu poesias publicadas em diferentes órgãos da Imprensa.

Residia em Santos desde 1933, aqui casando com a professora Nair Passos Ferreira de Toledo, filha do saudoso professor Antônio Primo Ferreira e de Liliosa De Paula Morais Ferreira. Faleceu a 23 de abril de 1966.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 458/459

.