Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1m099.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Mont'Alverne

Coordenadas da via: Latitude: -23.973607 e Longitude: -46.3030      [GoogleMaps]

Começa em Praça Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida

CEP: 11025-220

Termina em Avenida Doutor Pedro Lessa, no bairro Aparecida

Nome antigo: Rua 267

Logradouro criado em 1927

História: Uma das vias públicas abertas pela San Paulo Land Co. Ltda., oficializada pela Câmara Municipal na sessão havida a 6 de fevereiro de 1926, presidida pelo dr. J. Carvalhal Filho, ao acolher o parecer 164, do ano anterior, da Comissão de Justiça e Poderes. O ato do Legislativo foi legalizado pela lei 769, de 6 de fevereiro de 1927, do prefeito municipal Arnaldo Ferreira de Aguiar. Figurava na Planta sob número 267.

Frei Francisco de Monte Alverne, no século Francisco de Carvalho, nasceu no Rio de Janeiro a 9 de agosto de 1784 e faleceu em Niterói a 2 de dezembro de 1858. Ingressou na Ordem Franciscana aos 16 anos de idade e estudou no Convento de Santo Antônio, no Rio de Janeiro. Nomeado pregador da Capela Real, exerceu ainda outros cargos de relevo em sua Ordem, além de lecionar Filosofia e Retórica no Seminário São José.

Orador prodigioso, 'era o mais alto exemplo de talento aplicado no engrandecimento intelectual da Nação', segundo Carolina Ribeiro de Oliveira em Biografia de Personalidades Célebres. Em 1836, quando ficou cego, amargurado, recolheu-se ao Convento, onde permaneceu à margem. Publicou Obras Oratórias em 4 volumes; em 1854, a instâncias de d. Pedro II, pronunciou o célebre Sermão de São Pedro de Alcântara. Seus contemporâneos o tiveram na conta de gigante da oratória e o aclamaram principal representante da Filosofia no Brasil. Voltou a pregar na Capela Imperial, num retorno espetacular, sem dúvida um dos maiores acontecimentos da vida cultural da época. Fez alguns discursos e um sermão, essa grande figura da intelectualidade brasileira do Brasil Império.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 446/447

Veja mais em [Wikipédia: Francisco do Monte Alverne]
.