Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1m064.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Marrey Júnior

Coordenadas da via: Latitude: -23.937164 e Longitude: -46.323872      [GoogleMaps]

Começa em Praça Patriarca José Bonifácio (entre Catedral e Fórum), no bairro Centro

CEP: 11013-180

Termina em Rua Doutor Ademar de Figueiredo Lyra/Praça Dom Idílio José Soares, no bairro Centro

Logradouro criado em 1970

História: Decreto-lei 96, de 17 de março de 1970, do interventor federal general Clóvis Bandeira Brasil, determinou no artigo terceiro: 'O artigo 1º da lei 3.255, de 23 de dezembro de 1965 passa a vigorar assim: Artigo 1º - Fica denominada Marrey Júnior a via pública entre o Fórum e a Catedral'.

José Adriano Marrey Júnior nasceu em Minas Gerais e se bacharelou pela Faculdade de Direito de S. Paulo por volta de 1900. Sua agitada e gloriosa atividade de advogado deu-lhe a auréola de um dos maiores criminalistas de nossa época, perfilhando ao lado de Antônio Corvelo e Cirilo Júnior, trindade que fez escola e fama em São Paulo, jamais superada ao longo dos nossos dias. Doublê de jornalista e advogado, fez noviciado de sua vocação política como juiz de paz do distrito de Santa Efigênia, em S. Paulo, elegendo-se, a seguir, deputado do Estado em sucessivas legislaturas. Fundador do Partido Democrático, elegeu-se por essa legenda à Câmara dos Deputados; por ocasião da interventoria de Fernando Costa ocupou a pasta da Justiça.

Segundo o dr. Antônio Feliciano, durante a sessão solene em homenagem a Marrey Júnior na Câmara dos Deputados, logo após seu falecimento, 'ele era mineiro de nascimento, mas paulista de devoção e intensamente brasileiro nos seus sonhos e nas suas esperanças. Era o pontífice do Tribunal do Juri. Argumentador inigualável, inscreveu em letras de ouro seu nome na história do Tribunal Popular de São Paulo. Sua passagem pela via pública marcou estes relevos: juiz de paz, vereador, presidente da Câmara Municipal de São Paulo, deputado estadual, deputado federal, membro do Conselho Administrativo do Estado de S. Paulo, secretário das Finanças de S. Paulo e secretário da Justiça do Estado de S. Paulo. Na sucessão de Lucas Nogueira Garces, seu nome foi lembrado e apontado para dirigir os destinos da terra paulista; infelizmente, a incompreensão de alguns políticos da época impediu que São Paulo tivesse a fortuna de consagrar o grande homem público'.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 426/427

Veja mais em [Portal da Memória - Vultos da Advocacia - José Adriano Marrey Jr.]
.