Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1m051.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Professora Maria Neusa Cunha

Coordenadas da via: Latitude: -23.929681 e Longitude: -46.341546      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Martins Fontes, no bairro Saboó

CEP: 11085-010

Termina em Rua H/Antigo balão de retorno da Rua Brigadeiro Newton Braga, no bairro Saboó

Nome antigo: Rua Aprovada 885

Logradouro criado em 1975

História: Pelo decreto nº 4.613, de 3 de julho de 1975, o prefeito municipal, dr. Antônio Manoel de Carvalho, deu o nome de Maria Neusa Cunha à Rua Aprovada nº 885, junto ao Parque Infantil Maria Patrícia.

Maria Neusa Cunha nasceu em Santoa a 19 de outubro de 1920, filha de Alcides Cunha e dona Maria Salomé Cunha. Estudou no Colégio São José, formando-se professora em 1941. Depois de lecionar no Grupo Escolar Barnabé e na Casa Pia, ingressou no quadro de professoras eventuais da Prefeitura Municipal em 1958, sendo nomeada diretora e passando a exercer o cargo na Pré-Escola Municipal Maria Patrícia.

Sua vida profissional foi das mais brilhantes, admirada pelos predicados de caráter e coração. Na jornada incansável a que se propôs, procurou imitar os exemplos de magnanimidade, civismo e amor às crianças da patrona do estabelecimento escolar de que era diretora - Maria Patrícia.

Faleceu em S. Paulo a 27 de maio de 1975. No dia 2 de outubro de 1975, foi inaugurada a primeira placa denominativa da Rua Maria Neusa Cunha, em ato a que compareceram, entre outras pessoas, o professor Edésio del Santoro, secretário municipal de Educação; vereador Fernando Oliva; professora Vilna Corrêa Guerato, diretora do Parque Infantil Maria Patrícia; dona Rosa Maria Pinheiro Lopes, sobrinha da patrona da via pública, e outras pessoas de sua família.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 44/45 Supl.

.