Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1m050.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Maria Mercedes Fea

Coordenadas da via: Latitude: -23.934648 e Longitude: -46.352682      [GoogleMaps]

Começa em Rua Pio XII, no bairro Saboó

CEP: 11085-100

Termina em Rua Itanhaém/Rua Oswaldo Carvalho De Rosis/, no bairro Saboó

Nome antigo: Rua Aprovada 792

Logradouro criado em 1975

História: Decreto nº 4.593, de 9 de junho de 1975, do prefeito municipal, dr. Antônio Manoel de Carvalho, outorgou o nome de Maria Mercedes Fea à Rua Aprovada nº 792, no bairro do Saboó, com início na Rua Pio XII e término no sopé do Morro da Penha, final da Rua Francisco Pedro dos Reis.

Maria Mercedes Fea nasceu na cidade de Canelli, Itália, a 31 de outubro de 1906, filha de Paolo Fea e dona Vitoria Lazzarino. Casou com José Pistone em Buenos Aires a 29 de fevereiro de 1928.

Foi a desditosa vítima do famoso 'crime da mala', praticado por seu esposo em S. Paulo na noite de 4 de outubro de 1928 e descoberto em Santos, no instante em que a mala encerrando o corpo de Maria Fea, que tinha as pernas cortadas à altura das rótulas, deveria ser embarcada a bordo do navio Massilia. Não tardou a ser esclarecido o crime, sendo o corpo de Fea sepultado no Cemitério do Saboó.

Atribuindo-lhe dons miraculosos, a mulher-mártir passou a ser considerada pelo povo com veneração, tanto assim que a campa onde estão seus despojos é a mais visitada naquele campo santo, sobretudo no Dia de Finados, quando verdadeira avalancha humana se dirige à sepultura de Fea, rezando compungidamente e resgatando promessas com o acendimento de velas de todos os tamanhos que, pela quantidade, criam problemas para a administração do cemitério. Para muita gente, Maria Mercedes Fea é milagrosa. É santa. E santa santista.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 43/44 Supl.

Veja mais em [O famoso 'Crime da Mala']
.